Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Como é o domicílio de quem é cristão sincero?


Casa feita de barro.
A Bíblia Sagrada não descreve a residência ideal do servo de Deus, não expõe pormenorizadamente características de pomposidade ou simplicidade arquitetônicas da moradia, apenas fala sobre a fé e descrença que os integrantes da família possui, expõe a descrição de comportamentos e emoções equilibradas, ou inconstantes, de moradores em lares cujos integrantes são crentes ou incrédulos.

"Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos. A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre" - Salmos 112.1-3.

"Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta" - Salmos 127.1-5.

"A maldição do SENHOR habita na casa do perverso, porém a morada dos justos ele abençoa" - Provérbios 3.33.

"Os perversos serão derribados e já não são, mas a casa dos justos permanecerá" - Provérbios 12.7.

"A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba" - Provérbios 14.1.

"A casa dos perversos será destruída, mas a tenda dos retos florescerá" - Provérbios 14.11.

"Na casa do justo há grande tesouro, mas na renda dos perversos há perturbação" - Provérbios 15.6.

"Melhor é um bocado seco e tranquilidade do que a casa farta de carnes e contendas" - Provérbios 17.1. 

"Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa" - Provérbios 21.9.

"Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis" - Provérbios 24.3-4. 

"Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa" - Provérbios 25.24.

"O gotejar contínuo em dia de grande chuva, e a mulher contenciosa, uma e outra são semelhantes" -  Provérbios 27.15.

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias' (...) 'Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas" - Provérbios 31.10, 26-29.

"Sei que nada há melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada; e também que é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho" - Eclesiastes 3.12-13.

"Eis o que eu vi: boa e bela coisa é comer e beber e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadigou debaixo do sol, durante os poucos dias da vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção. Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus" - Eclesiastes 5.18-19.

"Pela muita preguiça desaba o teto, e pela frouxidão das mãos goteja a casa" - Eclesiastes 10.18.

Seleções de trechos bíblicos extraídos da tradução Almeida Revista e Atualizada (ARA), da Sociedade Bíblica do Brasil.

Nenhum comentário: