Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Crentes em Cristo e casados



Efésios 5.25-31: "Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo. 'Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne' ".

A frase "uma só carne" é uma referência de Gênesis 2.24, encontrada na narrativa que mostra quando Deus fez Eva e a colocou em companhia de Adão. Significa "ajuntado de maneira completamente inseparável".


Efésios 5.22-24: "Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos".


Se o marido ama sua esposa
, cumpre o dever de imitar a Cristo em seu matrimônio, ele faz o bem para ela como Cristo fez e faz o bem para a Igreja. Como cabeça da mulher, o homem casado precisa estar consciente que nenhuma intenção, projeto, objetivo, se materializará, com as bênçãos do Criador, se não reconhecer que está ligado ao corpo em total dependência - a cabeça separada do tronco, dos braços, pernas e órgãos internos é absolutamente inútil, é incapaz de viver até em estado vegetativo. Portanto, evita as ações sem consenso com a companheira.

Se a esposa ama seu esposo, reconhece-o como a pessoa que Deus permitiu que viesse a ser o seu companheiro para toda a sua vida. E sujeita-se a ele, como os membros de um corpo estão ligados e sujeitam-se ao cérebro. Isto é, a esposa não é alguém que simboliza um corpo humano deficiente, descoordenado, atrapalhado. Age tal qual os membros de um corpo saudável, sempre apresenta ótima coordenação motora; vive o seu casamento harmoniosamente, suas ações são sempre eficientes e sabe como tirar total proveito desta saúde. Sabe que ao agir sem acordo com o marido, segundo a ótica espiritual, se assemelha a um corpo decapitado.


Amar é o mesmo que se apaixonar pela mesma pessoa todos os dias? Poeticamente, sim. A poesia usa de recursos de linguagem cujas expressões podem ser exageradas, inclusive sem qualquer espécie de lógica. Lógica que tanto necessitamos.


Paixão é um sentimento raso, tem prazo de validade, expira no curto período de três anos e meio, aproximadamente. É bonito apenas nos versos de poesias; admirável em romances literários, roteiros de cinema e novelas. Mas, na realidade do dia após dia, muita vezes mostra-se feio, violento, um tropeço. Por quase sempre estar associado ao ciúme, costuma levar seu portador à loucura, ao sentimento de posse do outro, com a ideia errada de que controlar a outra pessoa é uma atitude natural e aceitável.

Apaixonar-se é gostar de alguém se baseando na aparência e modo de ser e viver dela, porém, com a visão míope, pois não enxerga os defeitos. 

Por outro lado, amar é a decisão estratégica adotada por gente inteligente, é, conscientemente, querer fazer o bem. Jesus Cristo manda que mantenhamos esta decisão, inclusive em favor daquelas pessoas que não desejam o nosso bem-estar.

Estar amando é viver o que há de melhor na vida, porque, em via de regra, quem planta o bem semeia o bem também.

Enfim, amar segundo a recomendação bíblica, é renovar todos os dias os votos de fazer o bem ao outro. Ler 1 Coríntios 13.

E.A.G.   

2 comentários:

Marli disse...

Deus abençoe este espaço e a postagem tão clara.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Marli, obrigado por visitar o blog e comentar neste post. Volte mais vezes. E que Deus continue abençoando você também.