Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Bem-aventurado aquele que presta reverência ao Senhor

"Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel" - Salmos 128.1-6.

Na perspectiva da retribuição temporal, própria do Antigo Testamento, o Salmo 128 apresenta a bênção por excelência. Contém a sabedoria divina e seus versículos têm o objetivo de nos ensinar.  O salmista ensina que a bem-aventurança é fruto de reverência e obediência a Deus, diz que é feliz a pessoa e a família que cumprem com dedicação o que é prescrito pelas Escrituras Sagradas. Nos faz saber algumas características essenciais ao homem bem-sucedido. Apresenta a condição para ser uma pessoa bem-aventurada.

Versículo 2: "Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem." A pessoa bem-sucedida e feliz conquista seu sustento de maneira honesta. Guardadas as raríssimas exceções, os que temerem ao Senhor e andarem em seus caminhos, trabalhando com esforço, desfrutarão do seu salário.

O salmista define as bênçãos de Deus em termos materiais. Deus deseja que gozemos do fruto do nosso trabalho como uma dádiva dEle. As promessas de bem-estar para os que trabalham com afinco depende da reverência e da obediência.  

Versículo 3: "A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa." O homem bem-aventurado tem uma família abençoada, sua esposa e seus filhos lhe dão alegria, e em sua casa há felicidade e prosperidade.

No contexto da tradição judaica, a videira sempre foi símbolo de fertilidade (Gênesis 49.22), encantos sexuais (Cantares de Salomão 7.8-12), festividade e alegria (Juízes 9.13). A oliveira é símbolo da longevidade e da vitalidade. Os frutos da videira e da oliveira sempre estiveram  à mesa das famílias judaicas. especialmente em tempo de liberdade e prosperidade nacional, representam a beleza de um lar aconchegante e feliz (Êxodo 23.11). É válido fazer a comparação entre este versículo com a mulher promíscua, descrita em Provérbios 7.11.

O salmista destaca verdades acerca da pessoa bem-sucedida e feliz. O Criador abençoa os justos dando-lhes um lar próspero e satisfatório.  Sempre haverá prosperidade para os que vivem uma vida consagrada ao Senhor, quer seja no lar, no trabalho, ou nos relacionamentos sociais (1 Timóteo 4.8).

Enfim, quem deseja ter o perfil de uma pessoa bem-aventurada precisa temer o Altíssimo e viver fielmente segundo o que Ele determina. É preciso ter a consciência esclarecida que não devemos deixar de realizar o trabalho que Deus espera que façamos, nem tentar fazer o que somente a Deus compete ser feito, como também não basta evitar fazer o que o Senhor proíbe, mas fazer tudo o que Ele manda.

E.A.G.

Nenhum comentário: