Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Neopentecostal vende lotes de terreno no céu?



Este artigo aborda uma postagem de vídeo cujo título é Mercenários e está postado na página oficial do Ministério Efraim Melo. [1] 

Para começar, quem é Efraim Melo? Ele tem um site [2] com a seguinte apresentação:

"Presbítero da Assembleia de Deus (ADEFS), Efraim Inácio Silva Mello, nasceu em Ipirá-BA, no dia 12 de dezembro de 1988, em lar cristão, mas rendeu-se a Cristo aos 19 anos, e foi quando o seu coração foi marcado pela plena convicção do seu chamado, para a área especifica que é apregoar o evangelho puro e genuíno. Cursando Bacharel em Teologia pelo Centro Educacional Teológico da Assembleia de Deus (CETAD). “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina”. (2 Timóteo 4:2.)"

Além da declaração acima, o nome Efraim Mello tem uma segunda, que colide com a primeira. Está em seu blog [3] em que se apresenta como membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

"Sou um Jovem Adventista, estudante do UNASP. Tenho como meta alcançar os objetivos que planejei para minha vida. Desejo ser Pastor atuante na àrea da música profissionalmente."

São duas pessoas, será um caso de homônimos? Pouco provável, mas a probabilidade existe.

Quero declarar que eu concordo com quem diga que a proposta de oferecer a tal escritura, citada no vídeo em questão, é algo repugnante que deve ser questionada veementemente, pois não é uma prática que podemos dizer ser genuinamente cristã.

Quero crer na idoneidade do Ministério Efraim Melo, que apresenta o vídeo na data de 1º de fevereiro de 2015. O post mais antigo deste vídeo que eu encontrei está no YouTube, canal de Luis Vergano [4], cujo upload tem data no dia anterior, 31 de janeiro de 2015, de onde provavelmente deve ter sido extraído pelo Ministério Efraim Melo. 

Neste vídeo, um jovem com entonação de voz muito parecida com a de Edir Macedo, oferece aos fiéis uma pseudo escritura, porém, não é possível saber do que realmente trata porque o conteúdo de sua fala não está completo. O vídeo faz parte de uma produção religiosa de linha neopentecostal. Para bem da verdade, é digno de nota esclarecer que os caracteres "Compre agora o seu terreno no céu!! Faça sua sociedade/contrato de compra com Deus, e receba agora sua escritura autenticada" não foram digitados pela produção do programa religioso. 

A frase sobreposta à imagem é de autoria de quem copiou o vídeo e o postou na Internet. Ela parece ser invenção de uma turminha que ridiculariza tanto os pentecostais quanto os neopentecostais. A turminha "aumenta" para dar um enfoque de polêmica. A confusão inventada é repassada por muitos crentes sérios e as "mentes criativas" se divertem muito com a onda que inventaram.

Enfatizo: não quero endossar a proposta que o rapaz apresenta neste vídeo. Por que emito esse alerta? Porque heresias devem ser combatidas, porém, apenas com o uso da verdade dos fatos. Como cristãos, jamais podemos nos esquecer a quem Jesus chamou de pai da mentira. O exagero da frase "venda de terreno no céu" induz pessoas à confusão, pode levar muitas pessoas a crerem que a oferta realmente é feita. Mas não é.

A legenda não corresponde ao conteúdo apresentado. Lembra o jornal sensacionalista Notícias Populares, que circulou em São Paulo entre as décadas de 1960 e 90, a manchete era enorme e quase sempre não estava coesa ao assunto da matéria. Após ler o jornal, quem o comprava se sentia lesado. Não é à toa que esse jornal parou de circular por falta de assinantes e compradores de banca. Perdeu o crédito. 

Certa vez, constatei o resultado desse tipo de "criatividade". Não posso generalizar, mas sou testemunha de uma ocorrência parecida com essa, a consequência não foi edificante para ninguém. Existem pessoas olhando o desvirtuamento da descrição do fato e consideram os neopentecostais como as vítimas, e quem divulga o "exagero do fato" como sendo os vilões.

Acredito que esse tipo de estreatégia de combate em favor do Evangelho genuíno rouba a credibilidade da apologia ensinada na Bíblia. Heresias devem ser combatidas sempre, entretanto, apenas usando o recurso da verdade dos fatos e a Palavra de Deus.

E.A.G.

1 - https://www.facebook.com/video.php?v=725904787530362&pnref=story
2 - http://www.efraimmelo.com/
3 - http://efraimmello.blogspot.com.br/
4 - https://www.youtube.com/watch?v=a554hIQShoY

Nenhum comentário: