Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sábado, 10 de janeiro de 2015

Da zona de meretrício à genealogia de Jesus

"Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias" - Hebreus 11.31.

Raabe era uma prostituta na cidade de Jericó. Por isso, vivia às margens da sociedade, um local para rejeitados. Sua casa, construída em cima dos muros da cidade, provia tanto alojamento como favores para viajantes. Era um local propício para os israelitas espiões ficarem, pois seriam confundidos com os clientes da anfitriã; além disso, a casa daquela mulher possuía localização ideal para uma fuga rápida.

O futuro era sombrio para ela e para Jericó sua terra natal, quando Josué enviou seus guerreiros para espionar a Terra Prometida. O exército israelita planejava atravessar o rio Jordão e tomar posse de seu novo território, começando pela cidade idólatra de Jericó.

Os espiões estavam na casa de Raabe, quando o rei de Jericó enviou a ela um recado, ordenando que entregasse aqueles homens que supostamente estavam em sua casa. Raabe, porém, decidiu escondê-los, em vez de entregá-los ao rei de Jericó. Raabe escondeu-os, despistou os soldados do rei e ajudou-os a sair da cidade (Josué 2.1 a 21).

Ora, se eu fosse Deus, talvez não permitisse que nenhum de meus servos se aproximasse de uma mulher que sobrevive prostituindo-se, mas, enquanto observo apenas as circunstâncias de vida dela, o Senhor observou o coração dessa mulher.

Alguns perguntam: Por que Raabe teve disposição de arriscar sua vida para esconder os espiões? Ela mal conhecia os israelitas e os homens israelitas não a conheciam, mas mesmo assim ela quis evitar que eles fossem capturados. Raabe já tinha ouvido falar sobre o Deus dos israelitas, sabia das obras que o Todo-Poderoso havia feito. A resposta está nas palavras dela em Josué 2.10-11: "Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra" - Josué 2.10-11.

Assim, quais são as qualificações exigidas por Deus para que sejamos usados por ele e tenhamos um relacionamento bem próximo a Ele? "O Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" -1 Samuel 16:7b.

Raabe escondeu os espiões em sua casa, e por causa disso, Deus protegeu sua família e permitiu-lhes viver com o povo israelita. Ela viveu em Israel pelo resto de seus dias, casou-se com Salmom (Mateus 1.5) e foi mãe de Boaz, que casou-se com Rute, que gerou Obede, que gerou Jessé, pai de Davi, de cuja descendência nasceu Jesus.

O fato de Raabe, a prostituta, estar incluída nos exemplos de fé do livro Hebreus, nos leva a concluir que houve mudança de conduta naa vida dela Antes, esta mulher não tinha educação, não tinha herança religiosa, não tinha pais piedosos, porém, ao encontrar-se com os soldados, suas escolhas claramentee a qualificaram para ser incluída na mesma categoria de Sara e Joquebede.

Embora não tivesse visto as ocorrências reais do poder de Deus abençoando os judeus, ela acreditou na veracidade dos depoimentos que chegou aos seus ouvidos. Crer era o suficiente para estar convencida que deveria ser hospitaleira e proteger os espiões. Assim, seu nome figura na Galeria da Fé, no capítulo onde do Livro de Hebreus.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.