Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 30 de novembro de 2014

O que é aproveitar a vida?


Por Eliseu Antonio Gomes

O que é "aproveitar a vida"? Embriagar-se? Fumar? Drogar-se? Ir às "noitadas" e praticar sexo irresponsavelmente? Buscar o conhecimento ateísta em um curso de faculdade? Casar-se, viver ao lado de um amor, constituir uma família, curtir a alegria de ter um filho nos braços e vê-lo crescer? Observar os pássaros? Envelhecer acompanhando o movimento de carros pela janela de casa? Experimentar o privilégio de uma velhice tranquila conhecendo o mundo em viagens em alto-mar?

Equivoca-se quem acredita que aproveitar a vida é apenas satisfazer os desejos relativos às coisas terrenas. É um erro acreditar que ao viver a vida indo às festas, levar a vida na ''zoera'', é o caminho para encontrar a felicidade. É um engano acreditar que só é possível aproveitar a vida quando ignoramos a vontade de Deus.

Engana-se quem acredite que o estudo é desnecessário e afirme que para ser feliz só é preciso ser um assíduo frequentador de templos e praticante de normas religiosas rígidas. Fanáticos religiosos não percebem que Deus quer nossa felicidade plena, quer que sejamos felizes no plano físico e desfrutemos da felicidade na esfera espiritual.

Tanto a filosofia ateísta quanto a prática de fanatismo religioso separam o espírito humano do Espírito Santo, tornando a alma das pessoas insatisfeitas, mesmo quando o ser humano experimenta tudo que o mundo físico oferece. A desorganização de espaço de tempo entre relações supérfluas e a relação básica no campo da religiosidade produz angústia no coração do homem. O uso de drogas tem preço caríssimo, pois proporcionam prazer pelo entorpecimento da mente e levam embora a saúde e em determinado espaço de tempo leva embora a tranquilidade dos usuários. Dogmas e liturgias de culto não são suficientes para nos fazer melhores. O sexo sem compromisso violenta a alma, porque a relação sem amor, mesmo que consensual, fere o coração dos praticantes por não ser capaz de satisfazer o espírito humano.

Muitas pessoas têm entendimento delimitado sobre o assunto. Por ignorância, alguns acreditam que aproveitar a vida é apenas fazer aquilo que elas fazem e se sentem bem fazendo. Exemplos:  uns gostam de rotina e outros de novidades; algumas mulheres se consideram felizes trabalhando fora de casa e pensam que as mulheres caseiras são tristes porque cuidam dos afazeres domésticos e da família; há quem goste muito de viajar e acreditam que quem aprecie apenas o ambiente do lar e a leitura na cabeceira de sua cama em seu quarto é uma pessoa frustrada.

Devemos buscar a Deus enquanto se pode achá-lo, como diz em Mateus 16.26 "Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?". O texto bíblico faz um alerta importante. Há pessoas que passam a vida inteira deixando Deus completamente de lado baseados na desculpa de que não possuem tempo, de que estão ocupados com atividades inadiáveis  que não poderão deixar para depois., que precisam resolver isso, aquilo e aquilo-outro.

Em Mateus 22.37-39 está escrito: "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo."

Para aproveitar bem a vida é fundamental ter harmonia com Deus, consigo mesmo, com o próximo e com o meio-ambiente. Seguir as orientações de Cristo. A fórmula perfeita para fazer isso é ter foco, entender e estar de bem com Deus, pois manter o relacionamento espiritual com o nosso Criador nos torna revigorados e capacitados a desenvolver relações proativas.

Fiz uma pesquisa no Google na página de imagens. Usei mais de um idioma, digitei a frase "aproveitar a vida" e a maioria das fotos apresentadas foram de momentos de lazer. Divertir-se é aproveitar a vida mas equilíbrio é tudo. A verdadeira religião não é promotora de ociosidade. Ser uma pessoa espiritual não significa que tenha que deixar as coisas importantes dessa vida de lado, mas sim saber discernir entre o banal e o necessário, aplicar a proporcionalidade de atenção na medida correta! Existem momentos certos para descansar, divertir-se com amigos, estudar, namorar, trabalhar e cultuar ao Senhor.

Para aproveitar a vida de verdade, é necessário ter o precioso objetivo de envolver-se em todas as situações com a postura de não atrapalhar a relação de paz com Deus e a paz com os nossos semelhantes. Quando essa conscientização torna-se uma prática diária, é possível viver a vida inteira feliz, formar-se no curso superior satisfatoriamente, realizar-se ao lado da pessoa amada e com ela criar filho ou filhos, apreciar o que há de bom na fauna e na flora, etc.

A religiosidade voltada ao Deus verdadeiro não nos impede de fazer uma faculdade, um curso de especialização profissional, trabalhar, cultivar relações sociais saudáveis, estar com a família e com ela experimentar momentos gratificantes. Por outro lado, estar envolvido com as coisas dessa vida terrena não impede de prestar reverência ao Senhor, ao contrário, a nossa obediência nos garante fazer todas as coisas com melhor eficácia porque ter paz com Deus produz satisfação plena em todas as áreas da nossa existência.

E.A.G.

3 comentários:

Mateus Emilio Mazzochi disse...

Paz do Senhor irmão Eliseu passei um ótimo momento lendo este seu texto maravilhoso. Realmente este questionamento sobre o que é realmente aproveitar a vida é constante em nossas vidas, afinal o ser humano parece estar sempre descontente: se trabalha precisa mais tempo livre, se tem muito dinheiro se incomoda com o medo, e coisas do tipo. Sempre buscamos satisfazer vazios existenciais e nem sempre acertamos na medida. Muito obrigado e Deus abençoe.


TIA DÊ disse...

Graça e paz irmão sabe a cada dia que vivo aprendo que preciso aprender sempre foi de muito valor ler esse texto que publicou tenho pessoas ai meu redor que precisam aprender isso e eu sou a primeira obrigada Deus te abençoe grandemente a sua vida e ministério

Lairrana P. Teles Babo disse...

Abençoada e sabia Palavra irmão. A paz do Senhor. Quando puder peço que visite meu blog lairranasemelhantesacristo.blogspot.com ficarei muito grata irmão.