Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 7 de março de 2014

O Urim e o Tumim

Por Eliseu Antonio Gomes


O que era?


Estudiosos afirmam que no idioma hebraico Urim e Tumim começa com a primeira letra do alfabeto hebraico (Aleph) e termina com a letra final (Tav). Em algumas traduções bíblicas os dois termos são traduzidos como "luzes" e "perfeições", ou, "revelação" e 'verdade".

É um equívoco se pensar que o Urim e Tumim foi apresentado por Deus para servir como objeto de adivinhação aos judeus, o correto é descrevê-lo como instrumento de revelação divina.

Como era e quem usava


O Urim e Tumim era manuseado exclusivamente pela classe sacerdotal, conservado no peitoral do sumo sacerdote, dentro de uma bolsa formada numa dobra de estola da veste cerimonial e algumas vezes era designado apenas como estola (Êxodo 28.30). 

Não há descrição bíblica da forma do Urim e Tumim na passagem que descreve as vestes do sumo sacerdote (Êxodo 28). Não há certeza se eram dois ou apenas um objeto. Presume-se que era pequeno, em formato chato. Não se sabe se consistiam de pedras, cogita-se que pode ter sido feito de madeira ou osso.

Mediante estes objetos o sumo sacerdote podia declarar a vontade de Deus tanto acerca dos líderes, lançando sortes em oração (Números 27.21), como acerca do povo (Deuteronômio 38.8-10). 

Cogita-se que era um meio usado para estabelecer se uma pessoa era inocente ou culpada, devido à ilustração na LXX de 1 Samuel 14.41, quando Saul roga a Deus que se a iniquidade se encontrasse nele ou em Jônatas desse Urim; se em Israel, desse Tumim.

Também tem sido plausivelmente sugerido que o Urim e o Tumim eram dois objetos. Um lado de cada um desses objetos tinha por escrita a palavra Urim, derivada de ‘ârar (amaldiçoar). Na ocasião de se lançar a sorte, eles eram atirados e se ambos esses lados ficavam para cima, a resposta era considera negativa; se apenas uma das peças ficava com a palavra para cima, não havia resposta; e se os dois lados ficavam com a palavra para baixo, a resposta era favorável. 

Vemos em várias passagens bíblicas o uso de processo de eliminação para obter respostas sim ou não, determinando um ponto de vista a seguir em um problema contestado (1 Samuel 14.10-45; 23.9-14; 30.7-8). De 1 Samuel 28.6, entende-se que nas épocas primordiais a revelação divina, quanto à inocência ou culpa, se fez sentir por Urim e Tumim, sonhos e por profetas.

Passagens bíblicas e tradições


As citações mais antigas ao Urim e Tumim estão em Êxodo 20.30 e Levítico 8, que referem-se à ordenação de Araão e seus filhos ao sacerdócio à porta da tenda da congregação. 

Em Números 27.15-23 encontramos o registro da nomeação de Josué como sucessor de Moisés. E, diferente de Moisés que dialogava diretamente com o Senhor, a instrução que Josué recebe é para buscar contato divino através de revelações em consultas ao Urim e Tumim. 

Estudiosos da Bíblia interpretam 2 Samuel 5.23 fazendo alusão ao Urim e Tumim, que não está citado no texto. Davi estaria em contato com o sacerdote Abiatar (1 Samuel 22.18-23) e através de sequências de perguntas objetivas, cujas respostas eram sim ou não, obtinha sequências de respostas complexas. 

As últimas referências ao Urim e Tumim no Antigo Testamento encontram-se nas passagens de Esdras 2.62-63 e Neemias 7.63-65, sobre o episódio da restauração do Templo, quando as práticas de culto seriam retomadas e era preciso identificar os hebreus que pertenciam à linhagem sacerdotal. 

Embora o texto de Atos 1.21-26 não mencione, e o contexto histórico mostre ser improvável, porque os líderes do judaísmo perseguiam os discípulos, existe uma tradição que afirma que a escolha de Matias para substituir Judas Iscariotes tenha ocorrido usando como recurso de escolha a consulta ao Urim e Tumim.

”A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação” – Provérbios 16.33.

E.A.G.

Consultas:
Bíblia Sagrada com Dicionário e Concordância Gigante, edição 2013 - Conciso Dicionário Bíblico, D. Ana e D.L. Watson; página 341, Santo André - SP, (Imprensa Bíblica Brasileira //Geográfica Editora / Juerp).
Mysteries of the Third Temple Diagram - http://dc313.4shared.com/doc/wQ8HQQwK/preview.html
Hageula - http://www.hageula.com/family/stage/5923.html
Wikipedia/inglês - http://en.wikipedia.org/wiki/Urim_and_Thummim

6 comentários:

vivabonsmomentos disse...

Muito esclarecedora essa postagem, Eliseu! Parabéns!
Carla Ribas

Evang. Mamuel disse...

parabéns, muito bem esclarecido isso é realmente um estudo sobre URIM E TUMIM

Gera disse...

Ja posso jogar na loteria ou ter telesena?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Geraldo, não vejo relação entre um instrumento usado por um sacerdote com os jogos de azar, envolvendo dinheiro. São situações distintas, não há nenhuma espécie de relação entre elas.

Sonia Fernandes disse...

Muito esclarecer o texto!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Sonia.

Obrigado por opinar sobre este artigo. É de grande importância para mim saber o que os internautas pensam a respeito do que leem, aqui no blog Belverede.

Deus continue a abençoar sua vida.