Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Lança o teu pão sobre as águas

"Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás" - Eclesiastes 11.1.

Lançar o pão sobre as águas é viver com dinamismo, tomar atitudes certas e ter esperança e fé quanto ao futuro que desconhece. É um convite a escolher fazer o bem, ser uma pessoa bondosa, afastada do egoísmo, apesar da imprevisibilidade da vida, pois  quem apenas observa o vento e as nuvens jamais semeará (Eclesiastes 11.4).

O termo hebraico para "lançar" é "shalah": deixar ir, mandar embora, enviar. Muitos questionam o que quer dizer a metáfora sobre jogar o pão na água. Seria jogar a  comida fora? Desperdício? A figura de linguagem não é negativa é expressão extraída do comércio de cereais em uma cidade portuária ilustrando a perspectiva de sucesso em empreendimento comercial ousadamente diversificado.

Assistencialismo

Dizem que as maiores motivações da vida estão ligadas ao desejo de ganhar e medo de perder. A sociedade está marcada pelo interesse próprio, se recusa a dar espaço à generosidade. Quem vive afastado de Deus não tem o hábito de compartilhar o que tem com o próximo, ao fazer algum benefício tende a esperar que aquele que foi beneficiado pague em tempo oportuno. As Escrituras Sagradas  nos ensinam que ser uma pessoa egoísta torna a vida sem sentido, vazia.

Deus promete recompensar aqueles que são bondosos e abrem suas mãos aos que necessitam "Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido" - Provérbios 11.24-25.

No episódio da multiplicação de cinco pães e dois peixinhos, lanche de um menino, Jesus Cristo demonstrou sua compaixão pelas pessoas famintas. Todos os presentes na  multidão se alimentaram fartamente. Embora Deus tenha demonstrado seu poder e generosidade e tenha havido enorme sobra de comida, o alimento que sobrou não foi jogado fora mas recolhido em doze cestos cheios. Com certeza o recolhimento ocorreu para que outras pessoas que não estavam naquele lugar e momento do milagre espetacular também pudessem ser abençoadas (Mateus 14.20; Marcos 6.43; Lucas 9.17; João 6.13).

Como Igreja do Senhor jamais devemos nos esquecer dos necessitados, pois Jesus Cristo nunca de esqueceu deles (Mateus 25.36; Lucas 4.18, 19).  Ao fazer misericórdia o cristão jamais deve pensar em recuperar o seu "pão", como um rendimento da sua boa obra. Praticar o amor através da assistência social é uma obrigação cristã, a ação do benefício material ao próximo é uma forma de dedicar-se ao Senhor. Contribuir com liberalidade é um dom (Romanos 12. 6, 8).

2 Coríntios, capítulos 8 e 9, contém instruções sobre ofertas dirigidas aos crentes pobres de Jerusalém. Encontramos nestes dois capítulos o ensino mais completo do Novo Testamento sobre a contribuição financeira cristã para ajudar aos necessitados. Em 8.5, 15, 24 somos informados que ao realizar o socorro a quem precisa provamos nosso amor cristão, e um dia a situação pode inverter-se, quem tem abundância pode experimentar a escassez e precisar receber assistência. Em 9.12, 14, aprendemos que a generosidade é um sentimento que glorifica a Deus, ao praticá-la  motivamos que sejam realizadas ações de graças, aumenta a proximidade entre cristãos, deve ser o reflexo do nosso desejo interior de ajudar ao necessitado.

Vigilância na prosperidade financeira

O cristão deve servir ao Senhor com o seu dinheiro, precisa tomar cuidado para que o dinheiro não se transforme em seu deus, considerando-o mais importante do que o Criador e  seus semelhantes. Jesus Cristo ao falar sobre a condição de quem é verdadeiro servo de Deus, referiu-se a riqueza como se fosse uma pessoa, um ídolo pagão aos que amam o dinheiro (Mamom: a transliteração grega da palavra aramaica "riqueza", Mateus 6.24).

Missões

Lançar (hebraico: shallah = enviar) o pão sobre as águas também pode ser interpretado como fazer missões além-mar. Jesus Cristo é o Pão da Vida. É Deus quem envia os homens como seus embaixadores, representantes em missões oficiais (Isaías 6.8; Jeremias 1.7; Ezequiel 2.34). Moisés e Gideão foram representantes de Deus nas missões que lhes foram confiadas (Êxodo 4.28; Deuteronômio 34.15; Juízes 6.14). E na mais sublime de todas as missões o Messias foi enviado para salvar a humanidade (Isaías 61.1).

Conclusão

Aquele que dá uma parte do que tem para suprir a necessidade do outro sem esperar nada em troca será abençoado  (Deuteronômio 15.10-11).

Salomão revelou que o caminho para o sucesso é agir generosamente. A generosidade não deve se limitar à área material, seja generoso na esfera financeira e também na espiritual. O cristão deve ser generoso sempre, em todos os aspectos da vida.

E.A.G.

Outra reflexão sobre o mesmo tema: O que quer dizer lançar o pão sobre as águas?

2 comentários:

Anônimo disse...

Sob outra perspectiva, entendo a passagem de forma alegórica e, simplificando ao máximo, pão pode ser figura de Jesus (Jo 6:48) ou da Palavra de Deus (Ap 2:17), sendo Jesus a Palavra de Deus (Jo 17:17, Hb 4:12). Água, em alguns casos, é figura de pessoas (2 Sm 14:14, Ap 17:15), sendo assim, seria o mesmo que lançar o pão (arthós) o alimento a Palavra de Deus por meio da pregação do Evangelho sobre as águas, ou seja, sobre as pessoas, 'porque, depois de muitos dias o acharás'. Pregamos pela fé, porém, um é o que planta, outro o que rega e outro que colhe (I Co 3:6). Muitas vezes lançamos o pão (semente:palavra de Deus), porém, não achamos:colhemos todos (Jo 6:65), pois o inimigo muitas vezes trabalha por tirar o pão (palavra) que lançamos sobre as águas (pessoas). Deus abençoe!

Attn:

Ricardo Caetano Torres

Anônimo disse...

A Bíblia diz que melhor é dar do que receber.
Devemos sim lançar nosso pão sobre as águas, no ato de investimento no Reino de Deus, para abençoar a outros e suprir suas necessidades...