Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 15 de dezembro de 2013

Festival Promessas 2013

O que é o Festival Promessas?

Para os cantores, o evento é uma oportunidade de anunciar Jesus Cristo como Senhor e Salvador, fazer publicidade de suas carreiras. É isso que já tive a oportunidade de ler em algum lugar Aline Barros e Ana Paula Valadão afirmarem.

Para o conglomerado Globo, o Festival Promessas é um produto trabalhado para ser lucrativo. É a chance de aumentar o número de telespectadores da Rede Globo, e para a Som Livre a oportunidade de promover seu catálogo, impulsionar vendas de CDs e DVDs.

Os produtores do evento ainda não entenderam que o elo entre o artista religioso e seus admiradores não é igual ao elo que existe entre o artista secular e o público não religioso. No cenário gospel, não há incentivo à fanatização ao cantor, o público cristão é orientado a render louvor a Deus junto com o artista, aprende nas igrejas que sua adoração deve ser destinada só a Deus.

Para os cristãos em geral, o Festival Promessas ainda parece ser uma grande incógnita.

Bastidores do Troféu Promessas

Os artistas que se apresentam no Festival Promessas foram premiados com o Troféu Promessas, administrado pela Rede Globo.

Ainda falta credibilidade ao Troféu Promessas. É obscuro o critério da premiação. Apesar do incontestável talento de todos os premiados, aparentemente o prêmio serve como fórmula para aumentar as vendas de artistas da Som Livre. Uma pergunta pertinente: por que a Sony Music não tem nenhum representante este ano? Muitos respondem que é pelo fato de ser a maior concorrente da gravadora do conglomerado Globo.

2013

Neste domingo, 15 de dezembro, a Rede Globo deverá apresentar o Festival Promessas. O evento conta com seis atrações, sendo que a maior parte não possui vínculos de contrato com a gravadora Som Livre, o braço musical do conglomerado da família Marinho: Thalles Roberto é da Graça Music;  Aline Barros, Bruna Carla e Oficina G3 estão no selo da MK Music; apenas Jonas Vilar e o Diante do Trono são contratados da Som Livre. 

Provavelmente poderá haver sensível queda de audiência no programa deste ano, o público-alvo costuma estar em atividades nos respectivos templos que congregam no dia e horário marcados pela emissora para realizar a transmissão. Diante do dilema ficar em casa  no domingo assistindo o Festival Promessas ou ir à igreja, uma parcela enorme irá congregar.

Veja mais: Analisando Festival Promessas 2013

E.A.G.

Nenhum comentário: