Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Desfragmentadores para computadores com Windons

Produto desenvolvido pela Piriform.
Quanto mais tempo de uso tiver um sistema operacional, maior a necessidade de efetuar desfragmentação do HD (disco rígido).

Explicando por analogia: pense no disco do computador como uma prateleira de escritório desorganizada, repleta de pastas com documentos espalhados. O trabalhador demanda mais tempo para encontrar o que precisa. Desfragmentar é colocar a documentação em ordem, para que haja acesso sem procura.

O disco rígido do computador armazena arquivos em blocos lado a lado. Quando gravamos ou editamos arquivos espalhamos partes de blocos na "prateleira"; ao navegar pela internet produzimos mais arquivos;  quando deletamos um arquivo nem sempre tudo é apagado. Então, a sequência de blocos fica desorganizada, arquivos espalhados de modo incompleto, intercalados com espaços livres. Se o número de fragmentos for grande e existirem muitos espaços livres entre um e outro bloco, o uso da máquina terá processamento de resposta aos comando de maneira lenta, com os indesejáveis travamentos. O que o desfragmentador faz? Reúne todos os fragmentos de arquivos e programas um ao lado do outro, e assim a leitura do seu sistema operacional torna-se mais ágil.

Desenvolvido pela IObit.
Mas, antes de desfragmentar, encontre possíveis erros lógicos que possa haver no seu disco rígido, os erros são gerados por arquivos corrompidos - arquivos incompletos ao deletar algo ou por ação de vírus. O Windons oferece aos seus usuários um serviço de limpeza por meio do utilitário CHKDSK (é o antigo Scandisk em versão atualizada, oferecido no sistema operacional XP e programas anteriores). Essa ação identifica e corrige defeitos. A limpeza, identificação e correção antes da desfragmentação são necessárias, pois evita problemas futuros, agiliza e potencializa muito o processo de desfragmentação.

Deixo aqui duas dicas aos leitores fixos e eventuais do Belverede. São aplicativos gratuitos, disponíveis em português, indicados por técnicos de informática. Estão instalados num Windons 7 e num Windons 8.1. Estou satisfeito com esses desfragmentadores.

São: Defraggler (versão 2.16.909) e IObit Smart Defrag (versão 2.9). Neste momento que escrevo apresento as versão atualizadas, mas convém pesquisar no momento em que lê se a data de sua leitura for distante da desta postagem, pois provavelmente haverão atualizações importantes nestes dois programas.

E.A.G.

Nenhum comentário: