Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Desfragmentadores para computadores com Windons

Produto desenvolvido pela Piriform.
Quanto mais tempo de uso tiver um sistema operacional, maior a necessidade de efetuar desfragmentação do HD (disco rígido).

Explicando por analogia: pense no disco do computador como uma prateleira de escritório desorganizada, repleta de pastas com documentos espalhados. O trabalhador demanda mais tempo para encontrar o que precisa. Desfragmentar é colocar a documentação em ordem, para que haja acesso sem procura.

O disco rígido do computador armazena arquivos em blocos lado a lado. Quando gravamos ou editamos arquivos espalhamos partes de blocos na "prateleira"; ao navegar pela internet produzimos mais arquivos;  quando deletamos um arquivo nem sempre tudo é apagado. Então, a sequência de blocos fica desorganizada, arquivos espalhados de modo incompleto, intercalados com espaços livres. Se o número de fragmentos for grande e existirem muitos espaços livres entre um e outro bloco, o uso da máquina terá processamento de resposta aos comando de maneira lenta, com os indesejáveis travamentos. O que o desfragmentador faz? Reúne todos os fragmentos de arquivos e programas um ao lado do outro, e assim a leitura do seu sistema operacional torna-se mais ágil.

Desenvolvido pela IObit.
Mas, antes de desfragmentar, encontre possíveis erros lógicos que possa haver no seu disco rígido, os erros são gerados por arquivos corrompidos - arquivos incompletos ao deletar algo ou por ação de vírus. O Windons oferece aos seus usuários um serviço de limpeza por meio do utilitário CHKDSK (é o antigo Scandisk em versão atualizada, oferecido no sistema operacional XP e programas anteriores). Essa ação identifica e corrige defeitos. A limpeza, identificação e correção antes da desfragmentação são necessárias, pois evita problemas futuros, agiliza e potencializa muito o processo de desfragmentação.

Deixo aqui duas dicas aos leitores fixos e eventuais do Belverede. São aplicativos gratuitos, disponíveis em português, indicados por técnicos de informática. Estão instalados num Windons 7 e num Windons 8.1. Estou satisfeito com esses desfragmentadores.

São: Defraggler (versão 2.16.909) e IObit Smart Defrag (versão 2.9). Neste momento que escrevo apresento as versão atualizadas, mas convém pesquisar no momento em que lê se a data de sua leitura for distante da desta postagem, pois provavelmente haverão atualizações importantes nestes dois programas.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.