Tema: Uma Jornada de Fé - A formação do povo de Israel e sua herança espiritual.
Comentarista: Pastor Antonio Gilberto
Lição 1 – O livro de Êxodo e o cativeiro de Israel no Egito;
Lição 2 – Um Libertador para Israel;
Lição 3 – As pragas divinas e as propostas ardilosas de Faraó;
Lição 4 – A celebração da primeira Páscoa;
Lição 5 – A travessia do Mar Vermelho;
Lição 6 – A peregrinação de Israel no deserto até o Sinai;
Lição 7 – Os Dez Mandamentos do SENHOR;
Lição 8 – Moisés - sua liderança e seus auxiliares;
Lição 9 – Um lugar de adoração a Deus no deserto;
Lição 10 – As leis civis entregues por Moisés aos israelitas;
Lição 11 – Deus escolheu Arão e seus filhos para o sacerdócio;
Lição 12 – A consagração dos sacerdotes;
Lição 13 – O legado de Moisés.
Fonte: Blog do Artur Ribeiro
6 comentários:
A paz, espero e acredito que o tema não se relacione com "conquistas", "vitórias" como resultados de nosso próprio deleite, pois os problemas em que biblicamente somos obrigados a passar são para aperfeiçoamento dos santos.
Fiquei triste pois esperava temas relacionados com a atualidade tais como ecumenismo, catolicismo, falsos ensinos nesses últimos dias, escatologia completa, enfim, temas que assolam nesses últimos dias e o encorajamento.
Mas tudo bem, espero que todos entendam do encerramento da lei mosaica e do discernimento da fé de hoje que segundo NT, é que a vontade soberana de Deus prevaleça e que carreguemos nossa cruz, e principalmente que nossa acreditamos pela graça que ao fim da jornada (lutas) alcançaremos a cidade celestial prometida, mesmo que com a nossa própria vida a percamos por amor a Cristo. 2 Tm 2.11
T. Mendes eis aí problema serio pelo qual a nossa mais que secular Escola bíblica Dominical passa: a ausência de critérios e de um currículo definido para as classes de jovens e adultos.
T Mendes.
Tenho certeza que não há necessidade desse temor, pois a doutrina da AD é contra a temática triunfalista (desprovida do contexto bíblico) e do edonismo.
Quanto aos temas que sugere, já vi alguns abordados nas revistas Lições Bíblicas para jovens e adultos. Creio que voltarão a ser usados mais vezes, afinal, nem todos os leitores de hoje tiveram acesso no passado.
Abraço.
Marcelo.
Todas as sugestões que o nosso irmão T Mendes sugere eu já vi abordagens no currículo de escola dominical, porém, nem todos dirigidos à faixa-etária para jovens e adultos.
Acompanho esses periódicos desde 1983.
Abraço.
Paz,
Bem, não desprezando ensinamentos do AT, a revista CPAD então poderia sequenciar temas da teologia sistemática (sem erudismos)Falando de pecado, salvação doutrina de Deus, etc.O que quis afirmar é que a CPAD tem que trabalhar com temas atuais e aplicativos em sua completa ação em nossas vidas. Falar em mar abrir caminhada no deserto já fazem parte dos cultos assembleianos, vitória de Davi contra golias, etc. A Betel por exemplo, lançou mão para próximo trimestre seitas e heresias. A Cpad lançou-a em 2006, quase oito anos atras.tipo do tema que só indo fazer faculdade que varão irá ver pois ninguém tá com dinheiro para pagar assim facilmente então, lançar temas hoje atuais em detrimento a temas heroicos do AT é válido. Gostaria que a CPAD lançasse treze lições sobre a doutrina , digo, o evangelho da prosperidade, catolicismo/sacramentos,ecumenismo, disse treze lições (uma revista), seitas orientais, hinduísmo disfarçado nos yoga etc.
periódico um tema do AT não há problema mas já é falado todo culto de domingo.
Tenho observado por estes anos que, as lições destas Revistas da EBD, publicadas pela CPAD, estão cada vez mais "SUAVES"
- Neste tempos finais onde o povo está precisando do verdadeiro Evangelho do Reino,
as denominações religiosas ("IGREJAS") já não falam mais das Boas Novas, do Pecado,
da Volta de Cristo, do Arrependimento, do Inferno, da Morte, da Apostasia, da Grande Tribulação,
do Amor, do Perdão...etc, e para piorar mais a situação, as lições são publicadas em
linguagem culta/teológica, prejudicando a leitura/entendimento daqueles que querem estudar
suas lições em casa, e por possuírem baixa escolaridade, principalmente as pessoas da 3ª idade
que ficam mergulhadas e "afogadas" no meio de tantos textos da gramática culta da língua portuguesa.
Postar um comentário