Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 4 de junho de 2013

A questão do foco no blog

Por Eliseu Antonio Gomes

Depois de escrever o artigo Cinco dicas para criar um blog referencial, uma pessoa amiga comentou sobre a necessidade do blogueiro seguir uma linha editorial específica. Abordo isso agora.

Ao criar e manter um blog, é necessário ter contato bastante claro com os internautas. A clareza estabelece vínculos sólidos. É importante escrever um texto de apresentação e através dele esclarecer o objetivo da página. Tal redação é um ponto positivo, não deve ser desprezado por nenhum blogueiro.

Ter um foco de blogagem é essencial, e anunciar qual é este foco, através de um texto de apresentação, igualmente é essencial. Uns apresentam como foco a Teologia, outros, criam perfil  à Evangelização, outros, Devocional. Como fazer conhecido o seu objetivo? O passo a passo é o seguinte: 1 - clique: layout; 2 - adicionar um gadget; 3 - texto; 4 - digite o texto e salve; 5 - confirme em “salvar organização”. A declaração é transformada em mural, e precisa permanecer em local de fácil visualização.

Box para digitar seu texto informando sobre você e qual seu propósito como blogueiro (a). Seja direto, escreva resumidamente.
Ouso dizer que considero a focalização superficial também uma espécie de foco muito interessante e digno de alta consideração. Esse ângulo é um tipo de produção que atinge quem navega na Internet sem pretensão séria; vai ao encontro de quem quer divertir-se, não quer aprofundamento em um determinado tema, a intenção dele é apenas relaxar os nervos, descansar a mente. O blogueiro cristão que atinge esse pessoal, com muita luz e sal de Cristo, está de parabéns! A atuação assim evita que almas se dirijam aos sites de devassidão moral e dá chance para que permaneçam sem se corromper.

Vejo ocorrer diversas modalidades de perspectiva da apresentação do Evangelho na Blogosfera Cristã. Fazem isso de maneira indireta, sem evidenciar com citações de referências bíblicas. Por exemplo, muitas senhoras mantêm blogs sobre culinária. Nestes espaços encontramos incríveis receitas de dar água na boca, e outras abordagens de interesse do universo feminino. Sendo blogueiras cristãs, aqui e ali oferecem mensagens superficiais com temas bíblicos e indicam outros blogs que fazem a abordagem direta.

Este comportamento é válido, pois essa gente fala e ensina o que sabem muito bem. Tal  comportamento é apropriado à vontade de Deus, lembra a costureira Dorcas, relato em Atos 9.36-43, mulher descrita apenas como uma discípula amorosa que servia aos irmãos e irmãs com serviço de costura. É claro que ela pregava, mas mais do que com as palavras fazia sua pregação com seu exemplo de retidão.

O foco principal na Blogosfera Cristã, direta ou indiretamente, precisa ser sempre a Palavra de Deus. Ou deveria ser para alguns, que nem sabemos que são cristãos evangélicos porque se dispersam demais em suas postagens, jamais  falam do plano da salvação, não citam o nome de Jesus e nunca mencionam a Bíblia Sagrada.

E.A.G.

4 comentários:

5n3v35 disse...

Estar focado é sem dúvida importante para não se perder da direção. Uma ação simples que se torna complicada na blogosfera quando falamos em manter um blog. Criar um é fácil, mas manter... Passar por duas bons e ruins nesta blogosfera não é pra qualquer um. E o cristão corre ser risco de se desviar da visão inicial na blogosfera. Time nós mexemos quando estamos perdendo, mas não mudamos de time. Eu optei por um blog de variedades e simples onde apresento a pessoas de fora a palavra e assuntos polêmicos referentes a Deus e sua vontade.

Ismael Brito disse...

Parabéns! Sempre com grandes "dicas" enriquecedoras. Sinto-me privilegiado em poder ler artigos no seu espaço.
Pastor Ismael - http://aquieuaprendi.blogspot.com

Fernando Maciel disse...

O foco na criação do blog, não só ajuda como incentiva os leitores, pois eles percebem que existe uma direção. Definir sobre o que você vai escrever irá mostrar também o tipo de público que se pretende atingir. No que diz respeito a compartilhar informações cristã, é muito importante que você saiba o motivo pelo qual você escreve. Aproveito e deixo a dica para você que busca crescer espiritualmente em sua vida cristã e deixo aqui o meu blog: http://experienciacomdeusgenesis171.blogspot.com.br/

Fabiano Cardoso disse...

Caro Eliseu eu mantenho um blog que começou a 4 anos, mas infelizmente não atualizava as informações e perdi esses preciosos anos...em meados de abril deste ano eu voltei a postar algumas coisas lá o que me rendeu 1000 visitas nestes últimos meses...mas meu foco ainda não foi definido claramente, pretendo ir postando algumas coisas de meu interesse como: teologia, informações seculares e de missões, literatura e música para depois de algum tempo focar naquilo que está chamando a atenção dos internautas...se você puder dá uma passadinha no blog e ver o que já postei seria muito útil, preciso de uma opinião inteligente de blogueiros mais experientes...obrigado, o blog é: www.ocristaocontemporaneo.blogspot.com.br, by Fabiano Cardoso

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.