Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

domingo, 3 de março de 2013

Entre o fast food e a Palavra de Deus

http://www.elca.org/What-We-Believe/The-Bible.aspx

Sendo religioso ou não, qualquer pessoa ao redor do planeta já ouviu falar ou leu parte ou toda a Bíblia Sagrada. Não há sombra de dúvida que é um dos livros, mais citado de todos os tempos.

A melhor definição para a Bíblia é que ela é uma coleção diversificada de escritos, dividido em duas partes:

• Antigo Testamento, que narra a história do relacionamento de Deus com e em favor do povo hebreu;

• Novo Testamento, que compartilha a história de Jesus, o Filho de Deus, relata seus ensinamentos, a vida, a morte e ressurreição, como também as experiências dos primeiros cristãos.

O significado da Bíblia Sagrada para a fé cristã é bastante profundo. O cristão se relaciona com a Bíblia considerando-a a Palavra de Deus em forma escrita. Nas páginas bíblicas, nutre e desenvolve a fé através da obra do Espírito Santo, que por meio da leitura aponta para Jesus Cristo. Ao ler, o cristão recebe novas percepções que o ajuda a crescer, se percebe desafiado a buscar um relacionamento com Deus mais profundamente.

O Pr. Geremias do Couto escreveu o seguinte sobre seu contato com os livros dos livros:

"Quanto mais leio a Palavra, mais sinto necessidade de lê-la. Aprendi que não posso viver sem ela. Por muito tempo, minha leitura priorizava encontrar bons temas para mensagens, estudos bíblicos e artigos para a publicação. Ficava atrás de bons esquemas para as minhas exposições bíblicas. Era uma espécie de "fast food". Pude perceber, com o passar dos anos, o quanto perdi. Não que as mensagens, os estudos bíblicos ou mesmo os artigos deixem de ter o seu lugar. Mas hoje tenho outra perspectiva.

Leio a Bíblia porque ela me é imprescindível. Busco encontrar nela o modo como Deus quer que eu viva. Tenho-na como o alimento que nutre a minha vida espiritual todos os dias, sem o qual jamais estaria fortalecido para os embates da vida. Leio-na com o propósito de deixar que ela induza em mim, como bem expressou Russel Shedd, bons hábitos para o meu dia a dia. Leio-na por necessidade, sem deixar de levar em conta o prazer que encontro em cada passo da minha leitura.

Tenho como prática ler em diferentes versões, inclusive aquelas cuja linguagem é mais acessível ao entendimento. Concentro-me em extrair o máximo de cada passagem, sem deixar sobras para trás, deixando que o Espírito Santo aplique cada período, cada frase, cada palavra ao meu coração. Oh, quanta riqueza! Aprendi que a partir dessa perspectiva, dessa mudança de foco, as demais coisas são consequência. As mensagens saltam aos olhos, os estudos, mediante boa exegese, brotam como grandes nascentes, e o pão que me é servido à mesa, posso compartilhá-lo com muito mais alegria."

E.A.G.
__________

Fontes:
Evangelical Lutheran Church in Amaerica
Entre o Fast Food e a Palavra, Geremias do Couto, perfil Facebook em 03/03/13

Um comentário:

Amanda Lemos disse...

Gostei muito do que vi !
Muito difícil encontrar espaços bacanas como este :_)

Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...

http://bolgdoano.blogspot.com.br/

Agradeço desde já !

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.