Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

TV Gazeta - Cátia Fonseca: programa Mulheres faz publicidade de novelas da Rede Globo


Assistia ontem o programa É 10, um talk show apresentado pelo jornalista Décio Piccinini (1), que vai ao ar às 22 horas das quintas-feiras e reprisado no mesmo horário aos domingos no canal Rede Brasil. Estavam lá os atores Alexandre Frota e Vagner Molina sendo entrevistados. E em determinado momento, o apresentador comentou sobre seu pensamento sobre a razão da Rede Globo estar em primeiro lugar em audiência nas transmissões de sinal aberto. Ele afirmou: "O abismo existente entre a Rede Globo e as outras emissoras acontece por causa da incompetência das outras (das concorrentes)".

A análise é muito lúcida. Tenho uma ilustração que serve de bom exemplo a esse comentário.

A TV Gazeta, emissora integrante do complexo Cásper Líbero, lançou uma campanha para aumentar o número de telespectadores. Entre a grade da programação aparece um comercial da Casa informando em quais operadoras por assinatura ela pode ser encontrada. O slogan dessa campanha é “queremos você mais perto da gente”. É algo bem elaborado, mas não parece ser uma ideia coesa em todos os departamentos dessa televisão.

De segunda à sexta-feira, às 14 horas, entra no ar o programa Mulheres, com temática variada, apresentado pela simpática Cátia Fonseca (2). Hoje, um dos quadros apresentados era sobre novelas. Por aproximadamente 20 minutos, acompanhada de mais duas pessoas, a apresentadora ocupou o tempo para elogiar capítulos de novela da Rede Globo, até se dizendo noveleira. Em dado momento, apresentou-se um quadro com Renata Banhara, personalidade que desfila em carnavais, que continham perguntas sobre as novelas globais dirigidas a ela 

É incrível! A Coca Cola nunca fará propaganda de Pepsi e a Ford jamais custeará publicidade para a Fiat, mas a TV Gazeta faz anúncios para a Rede Globo!

Eu não cedi aos apelos da Cátia e continuei sintonizado na emissora que ela trabalha. Com certa regularidade eu vejo Gazeta Esportiva (3), às 18 horas, e depois ao Jornal da Gazeta (4), às 19. Durante o telejornal., é praxe a apresentação de uma entrevista realizada por Maria Lydia Flandoli. E ontem o entrevistado era Netinho de Paula, que compõe a equipe de secretariado do Prefeito Fernando Haddad (SP), comandando a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a pauta era sobre racismo na Capital paulista. (5)

O que isso tem a ver com o que estou falando? Bem, lá no programa Mulheres assisti apenas comentários sobre a novela da Globo, em nenhum momento foi mencionado a presença de Netinho de Paula no programa jornalístico da Casa e que haveria abordagem de um assunto tão importante para a cidade de São Paulo e consequentemente para todo o Brasil. Digamos que não seria possível anunciar isso porque o Mulheres é voltado ao entretenimento. Aí vem mais duas perguntas. Qual seria o motivo para ignorar programas como Todo Seu; Gazeta Esportiva; A Máquina? Por que não prestigiar colegas da Casa como Ronnie Von, Goulart de Andrade, Fabrício Carpinejar Thiago Oliveira, Michelle Glanella, entre outros tantos?

Não vamos culpar a Cátia Fonseca. No site oficial do programa, ela não consta como diretora. Além disso, essa prática de puxar para cima a Rede Globo e para baixo a Casa em que se trabalha também existe em outros programas da TV Gazeta e também em outros canais de televisão brasileira.

Enfim, é como disse o Piccinini: a Rede Globo faz sucesso por causa da incompetência das emissoras concorrentes! Quando as altas cúpulas das televisões do Brasil abrirem os olhos e perceberem que o sistema digital os coloca em igualdade de imagem e som, no sinal aberto com todas as emissoras, talvez cogitem em valorizar sua programação e deixarão de "competir" com as  agências publicitárias - as únicas que faz todo sentido realizar propagandas de novelas globais.

E.A.G.

1 - http://www.rbtv.com.br/programas/variedades/e10/index.html
2 - http://mulheres.tvgazeta.com.br/quem-faz
3 - http://esporte.tvgazeta.com.br/equipe
4 - http://jornaldagazeta.tvgazeta.com.br/equipe
5 - http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=X3papeRz5WE

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.