Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A conversão cristã e a prosperidade

A leitura bíblica  

Como ler, estudar  e usar a Bíblia Sagrada corretamente? Ler com a mente aberta e vazia, sem pensamentos preconcebidos, desejando receber a informação bíblica e a edificação espiritual. Com a intenção de usar o conteúdo lido de maneira imparcial. Para conferir se a pregação que recebe está ou não de acordo com a Palavra de Deus.

O leitor que tem contato com as Escrituras Sagradas da maneira e intenção certas encontra na leitura o sustento absoluto que o conduz à vida eterna, a instrução divinamente inspirada para que ele se aperfeiçoe plenamente e esteja sempre preparado para todas as boas ações nesta vida (2 Timóteo 3.16-17).

Deus e o ser humano (em carne e ossos)

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29.11.

Há quem esteja acostumado a espiritualizar passagens bíblicas a ponto de esquecer que o Espírito pairava sobre as águas quando Deus criava a matéria (Genesis 1.2). E neste esquecimento considera que tudo que esteja ligado ao mundo material é oposto ao lado espiritual. 

É um equívoco pensar assim. Deus quer o nosso bem estar em todos os sentidos: espiritual, físico e psicológico. É uma pena que exista quem pense que o Criador fez o homem (tricotômico: corpo, alma e espírito) e que Ele enviou Jesus só com a missão de salvar o espírito. 

Passagens bíblicas neotestamentárias sobre o interesse divino em nosso bem-estar físico

 "E aconteceu que, no sábado segundo-primeiro, passou pelas searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam. E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados? E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não é lícito comer senão só aos sacerdotes?" - Lucas 6.1-4.

"Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo."
- Lucas 6.38.  A figura dessa passagem é o cesto de sementes. Cheio, mas não apenas cheio. É cheio e sacudido para que as sementes se descoloquem e se fixem uma perto das outras e não sobre espaço vazio dentro do cesto. Depois de sacudir o cesto o volume de sementes abaixa e é posto mais sementes sobre tudo. Nova sacudida e outra vez o volume desce. Quando não resta mais espaço vazio entre as sementes, a nova porção post sobre elas transborda... Essa bela ilustração é uma promessa divina para quem ama a Deus e ao próximo, doa aquilo que tem, faz ofertas patrocinando ações de evangelismo e missões da igreja.

"E dizia-lhes uma parábola..."
- Lucas 6.39. Seguem as parábolas do O Cego e o Argueiro, O Mestre e os Discípulos, A Casa Edificada na Rocha.

As coisas materiais servem às espirituais. Aquele que ganha o salário mínimo não tem condições de financiar uma família em missões, mas quem goza de bens em fartura, sim... Tira de suas finanças o suficiente que possa sustentar não apenas uma família, mas várias famílias em campo missionário.

Durante a leitura bíblica, a prática da boa homilética nos recomenda ir ao contexto abrangente. Sobre a relação de Deus conosco, enquanto ainda estamos neste corpo composto de  matéria, não existe sustentação exegética nenhuma para pensar que o verso 38 do capítulo 6 do Evangelho de Lucas contenha conotação espiritualizada. Vemos que o escritor Lucas fez uma compilação de relatos agrupados de maneira ordenada, separando as seções por temas. Note que o contexto da ilustração do cesto não é uma parábola, o capítulo é iniciado com o tema fome, aborda a necessidade física do corpo, fala da necessidade que o nosso corpo tem de comer

O reino de Deus e seus súditos

Buscai o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas" - Mateus 6.33.

O apóstolo Paulo descreveu o reino de Deus: não é comida e nem bebida, é justiça, paz e alegria no Espírito (Romanos 14.17). Mas, há quem tenha radicalizado e deixado de beber e comer regularmente pensando que assim seria mais espiritualizado. Qual o resultado? Gastrite, úlcera, anemia, raquitismo, e cemitério nos casos mais graves.

Buscar o reino de Deus significa aceitar a Jesus Cristo no coração como o único Rei, o único Senhor. Esta prática se consiste em cumprir os mandamentos de amar a Deus e ao próximo, mesmo que esse próximo seja o pior inimigo (1 Timóteo 6.15; Lucas 6.46; Mateus 5.43-44). Viver como um autêntico cidadão do Reino de Deus implica em negar servir aos desejos da carne e seguir a caminhada cristã segundo o fruto do Espírito (Mateus 16.24; Gálatas 5.16-23).

Quando procedemos exatamente da maneira que Jesus quer que procedamos, continuamos a viver neste mundo com suas leis civis, que precisam ser acatadas por nós, e ao mesmo tempo vivenciamos plenamente  o reinado de Deus em nossas vidas cristãs.

O reino de Deus e a justiça divina

No Antigo Testamento, o Salmo 15 contém a descrição mais clara do que significa ser justo. É ser uma pessoa que ama a Deus, e demonstra esse amor fazendo o bem ao próximo.  

O Novo Testamento também segue este princípio: 

"Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma." - Tiago 2.15-17.

"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu." -  1 João 4.20.  

O apóstolo Paulo ao comentar sobre Jesus, deescreve-O como o Deus que se fez homem (2 Timóteo 2.5). Ao falar sobre a justiça de Deus, descreve o justo como alguém que crê que Cristo esteve entre nós em pessoa de carne e sangue, morreu e no coração crê que Ele ressuscitou, e confessa que Ele é o seu Senhor. "Mas a justiça que vem da fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? {isto é, a trazer do alto a Cristo;} ou: Quem descerá ao abismo? {isto é, a fazer subir a Cristo dentre os mortos}. Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação - Romanos 10.6-10. 

O reino de Deus e a promessa de acrescimento 

"E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna" - Marcos 10.29-30.

Ame a Jesus Cristo em seu coração, acima de seu amor pela família e amigos, sem deixar de amá-los (1 Timóteo 5.8), e Deus honrará sua atitude com bênçãos de multiplicação. Ame a Deus acima das posses terrestres, sirva ao Senhor através delas e com elas e creia na promessa de bênção terrestre (Lucas 16.13)

Mateus 6.33 recomenda que busquemos em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça e declara a consequência de quem faz isso. Quem assim faz não precisa ficar ansioso com seu futuro, quanto às roupas e a comida necessárias. A segunda parte do texto fala em  "acréscimos". O que isto significa? Prosperar é ter acrescimento. Aquele que considera a Jesus Cristo como único Senhor, confessa sua consideração sobre Ele a todos em sua volta, recebe acréscimos de tudo o que tem. O cidadão cristão pobre melhora, o rico melhora, o bilionário melhora.

Doutrinas estranhas


Como é o nome dessa teologia que apresenta Deus como um Ser que não se importa com o bem-estar do ser humano, só deseja beneficiar o espirito do homem que Ele criou e despreza a psiquê e o corpo, que Ele também criou?

A Bíblia Sagrada é repleta de simbologias. Um símbolo negativo jamais representa algo positivo. E vice versa. Como o céu é representado na Escrituras? Lugar de sofrimento ou de alegria? De miséria ou de regalo? O céu é descrito como um lugar cujas ruas são de ouro e cristais, em que não existe nenhum motivo para derramar lágrimas. Se é assim, por qual motivo o "irmão espiritual", que critica tanto quem deseja bênçãos de prosperidade, também não recusa andar nas pavimentações luxuosas lá do céu? Sugiro que os tais orem: "Dispenso entrar no céu porque lá existe 'carnalidade celestial'."

Conclusão


A vida de todas as pessoas é o resultado do que elas acreditam. Isto vale enquanto vivemos como cidadãos na Terra e também refere-se aos posicionamos na esfera espiritual. Quem não acredita que seja capaz de dirigir um automóvel jamais será um bom motorista. E quem não acredita que Deus está interessado em seu bem-estar material, jamais será beneficiado com bênçãos desta ordem, porque tudo que não é por fé é pecado, a descrença é desagradável ao Senhor (Romanos 14.23; Hebreus 11.6).

E.A.G.

Nenhum comentário: