Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 29 de maio de 2012

EBD 2012 - O Governo do Anticristo (parte 1 de 3)

A revista Lições Bíblicas, publicada pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) ao segundo semestre de 2012, oferece na lição número 10, comentada por Claudionor de Andrade, a ser lecionada em 3 de Junho  de 2012, o tema O Governo do Anticristo.

Considero o tema muito importante e ao mesmo tempo complicado de abordar, por ser denso e profundo pode gerar ambiguidades. É importante que o leitor leia tudo com calma, inclusive a revista, e não espere que a matéria seja dada como conclusiva porque o assunto é extenso.

O Anticristo

A palavra anticristo é de origem grega. Quer dizer "contra Cristo", ou "aquele que usurpa as prerrogativas, o nome e o lugar de Cristo", ou, "aquele que se julga substituto de Cristo" . A concepção do Anticristo relaciona-se com o Homem da Iniquidade e com as bestas do Apocalipse.

O termo é usado apenas pelo apóstolo João (1 João 2.18, 22; 4.3; 2 João 7). Mas o tema é mais antigo, abordado nos livros de Ezequiel (38.39) e Daniel (capítulo 7), os profetas alertaram escrevendo que a última hora é assinalada pelas atividades de falsos mestres, que não confessam que Jesus Cristo veio em carne.

Anticristo refere-se  especialmente a um personagem que há de vir antes da última hora, antes da volta de Cristo. O apóstolo João, contudo, afirmou em sua primeira carta, capítulo 2 e verso 22, que surgiriam muitos anticristos, pessoas que iriam se opor a Cristo, por suas doutrinas e práticas combateriam os crentes fiéis a Deus. Estes já estão entre nós, causando escândalos e divisões.

As características mais marcantes do Anticristo são: negar a encarnação, que revela a benéfica vontade de Deus, unindo a matéria ao espírito por Cristo; afirmar a divindade do homem em separado de Deus em Cristo.

Paulo alerta que o Anticristo surgirá como um adversário de Cristo, o homem do pecado, induzido por Satanás, com falso poder, sinais e prodígios mentirosos, se assentará no santuário de Deus, impondo-se como Deus, e será aniquilado na vinda do Senhor, o triunfo de Cristo é certo. Paulo refere-se à última reunião de forças em oposição aos objetivos do  Evangelho como  apostasia, personificada no homem da iniquidade, no filho da perdição (2 Tessalonicenses 2.3-12).

Nas cartas apostólicas, para Anticristo encontramos os termos o homem da iniquidade, filho da perdição, iníquo, maligno (2 Coríntios 6.15; Judas 11; 2 Pedro 2.15; 3). Em Apocalipse (2.14; capítulo 13 e 17) é a Besta. E assim como Moisés é apresentado como exemplo de Cristo, Balaão é mostrado como figura tipológica do Anticristo.

O Anticristo, retratado em Apocalipse 13.1-2 como a Besta que emerge do mar, reúne as características das quatro bestas de Daniel 7.1-8. Apresenta a imagem grotesca de uma imitação do Cordeiro.

Confira a continuação:

EBD 2012 - O Governo do Anticristo (parte 2 de 3)

EBD 2012 - O Governo do Anticristo (parte 3 de 3)


E.A.G.

Consulta:
Dicionário da Bíblia Almeida, Bíblia de Estudo Almeida, edição 2007 (Sociedade Bíblica da Brasil);
Conciso Dicionário Bíblico Ilustrado D. Ana e Dr. S. L. Watson, 16ª edição, 1988 (Imprensa Bíblica Brasileira);
Dicionário Bíblico Universal A.B. Buckland & Luckyn Willians - edição revista e atualizada, Maio de 2007 (Editora Vida).

2 comentários:

Celso Vanuil disse...

Irmão, me parece que a primeira besta, descrita em Ap.13, c/ conexão ao cap.17 (descrito com riqueza de detalhes) será o líder religioso mundial no vaticano com o apoio das igrejas cristãs apóstatas que, inclusive, perseguirão os verdadeiros seguidores do Messias Salvador e isso parece não ser ensinado nas escolas dominicais.
A segunda besta será o líder político sobre todas as nações da terra.
Um abraço.

guiomar disse...

ANTES DE ME CONVERTER EU TINHA MUITO MEDO QUANDI FALAVAM EM ANTECRISTO, MAS AGORA PARECE QUE NADA MAIS ME ENCOMODA, JÁ NÃO TENHO MAIS TEMOR, PELO CONTRÁRIO COMENTO SOBRE ESSE TAL DE ANTECRISTO, SEI QUE JKÁ ESTQAMOS COMEÇAN DO A SENTIR UM POUCO A SUA FÚRIA PELO QUE ESTÁ ACONTRECENDO, E SÓ PODE SER COISA DELE. É UMA BATALHA ENTRE O BVEM E O MAL, MAS SEI TAMBÉM QUE O BVEM PREVERACERÁ, E ELE SERÁ VENCIDO, MAS SEI TAMBÉM QUE TUDO VAI DEPENDER MUITO DOS FILHOS DE3 DEUS.