Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Os corvos na Bíblia

Existem cerca de quarenta espécies de corvos no mundo, sendo que podem ser vistos na região de Israel e da Palestina apenas três: o corvus, o corvus corax e o corvus monedula.

Os corvos são da família dos corvídeos, e não possuem nenhuma relação com urubús, da família dos catardídeos, aves rapinadoras muito comuns encontradas a circular nos céus do Brasil a procura de carniça.

Os termos na Bíblia para corvos, em hebraico 'orebh e grego korax, são análogos ao corvo em português, visto que provavelmente se referem à gralha, ave de tamanho menor, mas que também são usados a respeito de todas as variantes da família dos corvos, aves maiores.  1    2    3

1.  A espécie principal de corvo (nome científico Corvus).

O voo do corvo sobre a Palestina.  
Geralmente são todos completamente em cor preta, têm pernas curtas e bicos muito grandes. São onívoros, comem carne. Vivem em grupos mas não formam colônias. Constroem ninhos dentro das copas das árvores em locais de difícil acesso, macho e fêmea se revezam para chocar e alimentar os filhotes. Esse espécie de animal é bastante estudada por demonstrar grande inteligência, demonstram sabedoria para construir ferramentas que lhes torne a vida mais prática. Assim como os papagaios, são dotados da capacidade de imitar a fala humana quando treinados, ou seja, são domesticáveis.  4

2. O corvo encontrado no Neguev (Corvus corax)

Romênia: casal de corvos, espécie Corvus Corax.
A espécie Corax é a mais distinta entre o gênero de corvos. A sua plumagem geralmente é toda preta, embora o seu pescoço e mama tenham tonalidade acastanhada. Escolhem viver em áreas arborizadas e vizinhas de campos abertos ou regiões costeiras.

É encontrada próxima aos córregos da Judéia, nas proximidades do deserto do Neguev. Porém,  também é bastante vista por toda a Europa e Estados Unidos.

A alimentação do Corvo Corax é variada, adapta-se às estações do ano. Comem animais invertebrados, anfíbios e répteis. Mamífero. Carniça. Pássaro, besouro, roedor, larva. Grãos de cereais, bagas, frutas. Resíduo de alimentos humanos e fezes. 

É considerado uma ave inteligente, observa-se que resolve problemas de maneira criativa. Em diversas regiões é tida como uma praga por fazer parte de bando numeroso que desequilibra o ecossistema.

O Corvo Corax é oportunista, aproveita a sobra de carcaças de caça de outros animais, espera que os respectivos predadores transforme a carne em pedaços do tamanho apropriado à capacidade que eles possam ingerir, ou aguardam a ação do tempo para alimentar-se delas. Escondem o excesso de comida, principalmente o que conter gordura, para comer no futuro. Atacam os ninhos do Condor da Califórnia,  e são considerados responsáveis pela ameaça de extinção dessa espécie.

Foi adotado como o símbolo nacional do Butão.  5    6

3. A gralha encontrada na Palestina (nome científico: Corvus monedula).

Gracioso pouso da gralha em Israel

Seu comprimento mede 35 centímetro e pesa aproximadamente 250 gramas. O pescoço é cinza prateado  e a maior parte do corpo tem cor preta. A íris dos olhos tem cores branca e azul. Machos e fêmeas são muito parecidos, sendo a fêmea sempre maior. Juntam-se como casal no primeiro ano de suas vidas e permanecem fiéis um ao outro por toda vida, vivida em bando. Na coletividade, existe a presença de um líder, que geralmente assume o posto em disputa mortal. Alimenta-se de sementes e frutas, insetos e larvas, animais menores e bolotas.

Tanto o corvo como a gralha são parecidos com seus iguais que vivem na Europa Ocidental.  7

As citações bíblicas

É a primeira ave a ter seu nome citado na Bíblia Sagrada. Em Gênesis, capítulo 8 e verso 7. Após quarenta dias das cheias do dilúvio, Noé soltou o corvo e na sequência uma pomba. Entende-se daí que a pomba volta ao seu endereço para comer e descansar, enquanto que o corvo, animal solitário e independente, encontrou farta alimentação a boiar sobre as águas.

Na Dispensação da Lei, o corvo é listado como uma ave proibida de ser usada para alimentação (Levíticos 11.15).

Em Isaías 34.11, o corvo é apresento com a mesma natureza das corujas, a viver em lugares despovoados.

Citados no livro de Provérbios como castigo: "Os olhos de quem zomba do pai e, zombando, nega obediência à mãe, serão arrancados pelos corvos do vale, e serão devorados pelos filhotes de abutres" - (30.17 - NVI). Na cultura hebraica, os corpos sem sepultura eram considerados alvos de grande desonra. Cadáveres descobertos ficam ao alcance das aves.

Em Salmos 147.9 e Jó 38.41, o corvo é apresentado como representante de todas as aves, na questão de Deus providenciar-lhe o que comer.  Jesus fez citação desses textos bíblicos, ao mencionar os cuidados divinos de sustento aos seres humanos, ensinando que o Criador espera que confiemos nEle e não em nossas capacidades, dinheiro ou tecnologias (Mateus 6.26; Lucas 12.24).

Em 1 Reis 17.4, encontramos a informação de que Elias foi alimentado por corvos, às margens do riacho do Querite, a leste do Jordão. Provavemente, as aves levavam ao local a comida excedente que encontravam. Provavelmente, o profeta se serviu de cereais, grãos e frutas.   8    9

E.A.G.

Veja mais: A inteligência dos corvos

_________

Consultas:
1 - O Novo Dicionário da Bíblia, volume 3, 4ª edição, 1981 (Edições Vida Nova)
2 - Pequena Enciclopédia Bíblica - O. S. Boyer, 19ª impressão, 1992 (Editora Vida)
3 - Dicionário Michaellis, volume I e II, edição Reader's Digest Brasil Ltda / Cia Melhoramentos Ltda, Edição 2000
4 - Wikipedia - http://he.wikipedia.org/wiki/%D7%A2%D7%95%D7%A8%D7%91
5 - Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Common_Raven 
6 - Wikipedia - http://he.wikipedia.org/wiki/%D7%A2%D7%95%D7%A8%D7%91_%D7%A9%D7%97%D7%95%D7%A8 
7 - Wikipedia - http://he.wikipedia.org/wiki/%D7%A7%D7%90%D7%A7 
8 - Bíblia Vida Nova, 2 ª edição 1996, (Sociedade Religiosa Edições Vida Nova).
9 - Bíblia de Estudo NVI, edição 2000 (Editora Vida). 

14 comentários:

BETANIA disse...

GOSTEI DA EXPLICAÇÃO
POREM TEM UM PONTO QUE AINDA NÃO CONSEGUIR ENTENDER.
SE FOI ESSES CORVOS QUE LEVOU ALIMENTOS A ELIAS.
COMO EXPLICAR ESSES ALIMENTOS. RESTOS, CARNIÇA.
DEUS NAO HAVIA PROIBIDO ALGUNS ALIMENTOS.
COMO DEUS PODERIA DEIXAR SEU SERVO SER ALIMENTADO DESSE JEITO.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Betânia.

Eu gostaria de possuir resposta que esclarecesse sua pergunta. Gostaria muito de saber qual foi a espécie de remessas que os pássaros levaram ao profeta Elias. A Bíblia não esclarece.

Li, há algum tempo atrás, uma matéria sobre corvos. O artigo relatava que esses bichos eram alimentados por uma família. Eles comiam e também traziam os mais variados objetos até o local da comida. Peças de roupas, brinquedos, moedas... Tudo cujo peso aguentavam transportar era deixado no quintal da residência...

Então, posso conjecturar que as aves que alimentaram Elias não traziam a ele carniça, talvez fossem frutas.

Abraço.

Unknown disse...

Oi paz Seja contigo
Isso se chama milagre.. Elias não comeu carniça alguma Deus simplesmente mais uma vezona mostra que quando tudo perece perdido ou definido ele pega as coisas loucas e mais improváveis do mUnidos pra realizar sua obra,seu milagre entende? A batalha de davi com gol ias foi a mesmíssima coisa..Tudo parecia definido,sabíamos que o natural de gol ias era vencer e pelo porte de davi ele perdevia porém o Espírito de Deus entra em ação entendeu?
As coisas loucas pra confundi as sábias o mesmo elias se assenta debaixo de um zimbro no deserto e pede a morte porém sabemos que está árvore não nasce no deserto de foemail alguma.. Amem?espero ter ajudado e que Jesus abençoe

Eliseu Antonio Gomes disse...

Marcus.

Com certeza, o profeta Elias não foi alimentado pelas aves com carniça. Existe uma variedade enorme de espécies de corvos, que, inclusive, rejeitam a carne de animais mortos.

Abraço.

Unknown disse...

Paz família abençoada. Não vamos retirar da Bíblia o que está escrito. a Bíblia diz que o corvo lhe alimento Com Pão e Carne 1 Reis 17.6. é o que a Bíblia diz. vamos crer na Bíblia.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pois é, Lourenço.

Acreditamos que o profeta Elias foi muito bem alimentado por corvos. E, de igual maneira que nós, penso que acredite que a jumenta repreendeu Balaão, um grande peixe serviu de transporte a Jonas e um pequeno peixe preservou dinheiro para que Jesus e Pedro entregassem seus impostos aos romanos.

Nosso Deus é o Criador, está acima de tudo e todos!

Abraço.

Mayg8 disse...

Oi. Tô meio preocupada, sonhei com corvos me atacando...o que sera isso??

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Mayg8.

Você não comentou seu sonho em detalhes. Não tenho possibilidade de dizer muito a respeito, por causa disso.

O que eu posso antecipar, é que nós sonhamos muito e que a maior parte do que sonhamos é apenas a nossa mente brincanco enquanto dormimos. Para quase todos os sonhos, ão existe um objetivo de mensagem elaborada, não há um propósito específico para que um sonho venha a acontecer.

Existe muita gente por aí que carrega uma tabela de significados para situações e coisas que aparecem nos sonhos. Mas quem garante que os significados que eles apresentam, realmente são aquilo que dizer ser? E se for o que dizem, como certificar que o sonho é de fato um aviso de algo futuro? E se for mesmo uma previsão, então devemos descansar o coração, porque cremos em um Deus que tem domínio sobre os dias que ainda não vivemos e Ele nos ama.

Faça um oração ao Senhor, que ouvirá você e te guardará de coisas ruins, coisas de hoje e de amanhã, de sempre.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

COMUNICADO:

Acidentalmente, alguns comentários mais recentes foram apagados neste espaço. Peço desculpas aos Leitores de Belverede por este motivo, em especial aos Internautas que prestigiaram este trabalho publicando suas opiniões aqui, e assim prestigiaram a atividade deste Blogueiro.

Agradeço por compreenderem a situação. Comentários são sempre bem-vindos!

Abraço.

Unknown disse...

Bom dia a paz do senhor Jesus Cristo esteja com você
Uma amiga comentou com minha esposa que ela foi vista uma determinada igreja não evangélica,e falaram para ela que quem alimentou Elias não foi corvos e sim um tributo que vivam no local pois a tradução da palavra foi mudada.
Eu não soube responder

Unknown disse...

Gostaria de saber o significado de uma passagem bíblica não me recordo qual que termina dizendo: Assim é que onde estiver o homem lá estará o corvo.

Unknown disse...

Assim como Deus enviou cordonisas para o povo e maná do céu assim ele fez com Elias Elias comeu carne e pão do céu ele estava se alimentando com a procedência de Deus.

Unknown disse...

Assim como Deus enviou cordonisas para o povo e maná do céu assim ele fez com Elias Elias comeu carne e pão do céu e ponto final vamos ficar com oquê a bíblia dia a letra mata e o Espírito vivifica. ele estava se alimentando com a procedência de Deus.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Unknown (9 de fevereiro de 2020).

Não me recordo de alguma passagem bíblica com as palavras "Assim é que onde estiver o homem lá estará o corvo". Tal frase parece ser uma confusão com texto que encontramos em Lucas, capítulo 12.

Lucas 12.24: "Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?"

Lucas 12.34: "Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.

Eu sugiro a você que leia o capítulo inteiro.