Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Amar o outro como a nós mesmos



O apóstolo Paulo escreveu o seguinte sobre as autoridades: “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há, foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são um terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade. Faze o bem e terás o louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para o teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus e vingador para castigar o que faz mal” - Romanos  13.1-4. Quanto ao verbo temer, entenda-se respeitar e não ter medo.

Apesar de todos os pesares, é necessário amar a todos como a nós mesmos. Precisamos amar o inimigo; estar disposto a perdoar setenta vezes sete; voluntariamente, andar dois quilômetros quando nos obrigarem a andar um; e, voluntariamente, entregar a camisa quando tirarem o nosso paletó.

Os ímpios são usados pelo inimigo de nossas almas para que nós nos esqueçamos do mandamento do amor. É um grande teste que passamos ao sofrer prejuízos, sofrer abusos, ser insultados. Devemos amar sempre, sem nunca desfalecer.  Infelizmente, existem muitos cristãos que ouvem os mandamentos e o tratam como manual teórico, recitam decorado cada um deles, mas não o praticam.

Não use critérios próprios de defesa quando for vítima. A violência, verbal ou física, é falta de amor.

Deus está conosco, e nos deixou as autoridades para fazer prevalecer o bem. Elas são instituídas como representantes do Senhor na terra para serviço dos cidadãos de bem. As leis vigentes servem para amparar os injustiçados. Amar o próximo não significa deixar que os maus  nos maltratem sem receber a punição legal. Amar o outro significa reagir buscando a Justiça, agir dentro das leis. Roubado ou assaltado? A polícia está aí para caçar o "amigo do alheio". Espancado? Ídem. Temos as autoridades ao nosso lado.

A esfera das possibilidades é nosso raio de ação e reação, o campo das impossibilidades pertence a Ele, que jamais cruza os braços para nos socorrer.  Ame-se. Procure as autoridades,  caso precisar de defesa. Não basta orar pedindo a ação divina, quando existe ao nosso alcance os braços da lei para fazer valer o direito que temos.

E.A.G.

Um comentário:

Nete Santos disse...

A unica e melhor coisa que ainda existe neste mundo é o amor.