Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 11 de março de 2012

Estupro: verdades e mentiras, a realidade entre estuprador e vítima

Por Kahleen Littleton
.
O senso comum diz: Agressão sexual e estupro têm o mesmo significado. A expressão define o verdadeiro sentido desse ato criminoso.
.
1. Fatalidade?
.
O senso comum diz:  Poderia nunca ter acontecido comigo.
.
A verdade é : Todo mundo é uma vítima em potencial: homem, mulher, criança, de qualquer idade, raça, religião, ocupação, escolaridade ou preferência sexual.
.
2. Motivação
.
O senso comum: o motivo é sexual.
.
Verdade: O estupro é um ataque violento motivado por raiva, hostilidade e agressividade.
.
3. A sistemática
.
O senso comum acredita e afirma: o estupro é cometido por impulso e por um estranho.
.
Não é totalmente verdade: A maioria dos estupros é planejada e costuma acontecer dentro de casa. Muitas vezes, o agressor é um parente, amigo, vizinho, ou outro conhecido da vítima/sobrevivente (como no caso do "estupro de namorada").
.
4. A culpa (*)
.
O senso geral pensa: "Mulheres que são estupradas estavam pedindo por isso".
.
A verdade: O estupro é um crime violento e aviltante. Sua vítima mais jovem, pelo menos dentre aqueles de que se tem notícia, contava com três meses de idade. A mais velha, 99 anos. Ambas dormiam em suas camas quando foram atacadas. Idade não importa, nem a roupa que se usa, nem mesmo o sexo da vítima.
.
5. O perfil do estuprador.
.
O senso comum pensa assim: É fácil distinguir um estuprador no meio de uma multidão.
.
A verdade: Estupradores, em sua maioria, parecem pessoas normais, são jovens e gente madura, solteiros e casados. Podem pertencer a qualquer raça e nível social.
.
6. Romance?
.
O senso comum: o estupro é um crime sem violência.
.
A verdade: Estupro é relação violenta! 87% dos estupradores portam arma ou ameaçam a vítima com punição, às vezes, de morte. E muitos matam a vítima.

Fonte: A Paz que Excede Todo Entendimento, páginas 254, 255 (Editora Vida). Edição ano 2005.
.
___________
.
Nota Belverede:
.
Kaththleen Littleton, Secretária da Procuradoria Geral da República, membro da Igreja Batista Lighthouse, professora de jovens em escola dominical. O livro A Paz que Excede Todo o Entendimento (Finding Peace), de sua autoria, é um livro que contém história verídica. No interior dos Estados Unidos, três dias antes de seu casamento, jovem é estuprada por um advogado influente, seu patrão. Quinze anos depois, a vítima o reencontra e é ameaçada sexualmente outra vez. O desfecho é surpreendente. A narrativa está repleta de reflexões bíblicas, pois a autora é cristã. Kathleen escreveu seu drama pessoal e como superou as dores físicas e da alma.
. 
* Em tempos de redes sociais, quando o que era em nível privado passou a ser público, precisamos cogitar sobre o fator Internet. No caso de vítimas de estupros, é preciso analisar detidamente todos os ãngulos da situação. O bom nadador jamais escolhe nadar em águas repletas de jacarés. A beleza é alvo de cobiça de muitos débeis mentais.  A mulher bonita precisa ser prudente, ela não é culpada, mas deve precaver-se, pois esse mundo está cheio de idiotas incontinentes. Vejo álbuns de fotos no Facebook e Orkut, lá estão diversas garotas, adolescentes e maduras, fazendo poses insinuantes. O homem bom admira, se honrado e desimpedido vai à pesquisa saber se a bela admirável é livre, se for, faz galanteios de conquistas e respeita a reação daquela que pensa conquistar.O homem mau vê e parte para a violência física.
.
Recomendo este livro para pastores e vítimas de estupro. É um ótimo suporte para superar crises psicológicas e prosseguir a vida após experiência tão ruim. Consulte:  www.editoravida.com.br  O livro na loja virtual: A paz que excede todo o entendimento.
.
E.A.G.

Nenhum comentário: