Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Redes sociais: importantes ou fúteis?

Fato: as redes sociais são uma extensão de quem somos na vida real.

Desde 2006 estou na Internet. Administro comunidades no Orkut e outras redes sociais, também edito blogs, A minha satisfação é compartilhar conhecimentos: da Bíblia Sagrada; navegabilidade na rede:, e informações gerais. Aprendi muito online, e, dentro das minhas possibildiades, sempre procuro passar adiante o que sei.

Eu acredito que existem pessoas viciadas no Facebook, Orkut, Twitter, G+, Ning. Mas não porque as redes sociais sejam viciantes. Seria porque o usuário é propenso à dependência.

Nós, os Internautas, construímos a nossa rede de contatos igual construímos as nossas amizades na vida presencial. Escolhemos quem são os contatos, as fotos de álbuns e todos os textos compartilhados. A qualidade das redes é única e exclusiva responsabilidade nossa.

Alguns meses atrás, troquei postagens no Orkut com uma pessoa que, embora em conexão por mais de um ano, não havia chamado a minha atenção. Ela pedia oração, demonstrava sentir aflição. Estava com problemas de saúde e afastada do trabalho, recebia o auxílio do INSS. Ainda não recuperada, o perito suspendeu o dinheiro, mas ela não tinha nenhuma possibilidade de voltar ao serviço , não tinha fonte de renda. Eu me propus a orar. Ela havia impetrado recurso para nova avaliação médica, então passei algumas informações sobre o que fazer no segundo exame. Ela agradeceu e depois disso não voltamos a tocar neste assunto. No começo de Fevereiro, muito alegre, voltou a agradecer informando que já estava aposentada, disse-me que seguiu todas as dicas. Fico feliz, pensando que possa ter sido útil, apesar de ainda não ter conhecido a tal pessoa presencialmente.

Ontem, um pastor assembleiano comentou que teve a oportunidade de conhecer uma pessoa do Facebook. A tal pessoa sofre de síndrome do pânico e não saía de casa havia quatro anos. Ele se prontificou a visitá-la e fez isso. 

A qualidade da rede depende de quem a usa. Algumas redes sociais são compostas totalmente com futilidades, outras, possuem conteúdos edificantes e informativos. Mais de uma vez eu já recebi informação de alguns fatos via rede social, antes de qualquer redação jornalística brasileira noticiar. Exemplos recentes são as mortes de Michael Jackson e Whitney Houston. Por causa das redes sociais, em meu blog, fui capaz de passar a informação adiante antes de muitas agências de notícias importantes do Brasil.

 E.A.G.

5 comentários:

Unknown disse...

Eu particularmente gosto muito de blogs, face e orkut. Penso tamvém que a qualidade da rede depende do que eu leio e posto.... Para mim as redes sociais são muito importantes!!!

Anônimo disse...

De fato, as rede sociais, deveriam ser mais úteis ao ser humano. Muitos preferem pecar, oferecendo seus dotes humanos em vez de doar seus talentos espirituais.
Tenho um blog de ajuda http://acirurgiaeomilagre.blogspot.com/ onde falo de generalidades porém com este livro " A cirurgia e o milagre " em 40 capitulos, que pretende resgatar ao ser humano seus talentos espirituais ofereço a Palavra de Deus.
Sai do facebook justamente por constatar ali meios de negocios e não de amizades veradeiras.
Anfermam

Danielle Sueli disse...

Gostei muito de ler sua postagem.

E concordo plenamente com você, eu conheci um pastor maravilhoso via email, e orkut e um irmão abençoado também, e quando mais precisei foi este pastor e sua linda família que descobriu meu telefone e me ligou as 23 hs para me ajudar. Ainda não os conheço pessoalmente, mas sempre que dá ligo para eles. Eles são muito importante para mim, e são um instrumento verdadeiramente nas mãos de Deus. Ah!!! este pastor é de São Paulo e o irmão é do Rio de Janeiro. Não posso deixar de dizer que tenho uma família muito abençoada que sempre estão comigo também! :)

Redação disse...

As redes sociais ocupam boa parte do tempo de muitos jovens evangélicos. Acho que deveria haver instruções a eles para usar estes recursos para promover o reino de Deus. Andei conscientizando muitos deles em cultos de mocidade e quando encontro alguns on line. O resultado foi muito bom. Como sugestão que tal colocar umversículo diariamente no facebook para começar o dia? Afinal a Palavra do Senhor não volta vazia.
Um abraço.

Redação disse...

"Estou participando da Campanha Siga e Seja Seguido da UBE blogs! Estou seguindo seu blog, siga o meu: www.blogdosemeador.com