Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O exemplo dos gansos

O texto abaixo é usado como argumento para defender a unidade, mas não há nenhuma informação de que haja embasamento zootécnico.

Quando um ganso bate as asas, cria um vácuo para o pássaro seguinte. Voando numa formação em V, o bando inteiro tem o seu desempenho 71% melhor do que se a ave voasse sozinha".

Lição 1: Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade, podem atingir seus objetivos mais rápido e facilmente.

Sempre que um ganso sai da formação,sente resistência por tentar voar sozinho. Rapidamente, volta para a formação,aproveitando a aspiração da ave mediatamente
à sua frente".

Lição 2: Se tivermos essa sensibilidade, permaneceremos em formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos ir e nos disporemos a aceitar a sua ajuda,
assim como a retribuirmos.

Quando o ganso-líder se cansa, muda para trás na formação e imediatamente, outro ganso assume o lugar, voando para a posição de ponta".

Lição 3: É preciso acontecer um revezamento das tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes umas das outras.

Os gansos de trás,grasnam para incentivar e encorajar os da frente e aumentar a velocidade.

Lição 4: Precisamos nos assegurar de que o nosso "grasno" seja encorajador para que a nossa equipe aumente o seu desempenho.

Quando um ganso fica doente, ferido, ou abatido, dois gansos saem da formação e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que esteja apto a voar
de novo ou morra. Só assim, voltam ao procedimento normal, com outra formação, ou vão atrás de um outro bando.

Lição 5: Se nós tivermos bom senso tanto quanto os gansos, também estaremos ao lado dos outros nos momentos difíceis.

Autor Desconhecido

Nenhum comentário: