Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 16 de julho de 2011

A relação entre Jesus e o templo

Assembleia de Deus do Calvário: Orlando, Flórida - USA
Templos, ambiente importante para Jesus.

Jesus valorizou o templo.

• Judaico

Ensinou (Marcos 12.43; João 8.20); expulsou os cambistas (Marcos 11.15; João 2.14-15 ); observou os contribuentes no templo construído por Salomão (Mateus 21.12; Marcos 12.41-43; Lucas 21.1).

• Cristãos

Pediu que nos relacionássemos com a igreja (Mateus 18.17); escreveu sete cartas aos líderes das igrejas (Apocalipse 2.1 - 3.22).

A diferença entre igreja e templo

A palavra igreja tem origem no latim, vocábulo ecclesia, cujo significado é "ajuntamento do povo". E por conseguinte sua raiz é grega: ekklesia (assembléia, comunidade, congregação, reunião)..

O termo grego ekklesia é uma junção de ek + kaléo, ao pé da letra: chamada fora. No Novo Testamento ekklesia quase sempre designa uma congregação de adoradores, e nunca um edifício.

A igreja, no sentido mais amplo, designa o conjunto de todas as almas redimidas por Jesus Cristo: as que se acham vivas sobre a terra e as que partiram com o Senhor.

Templo (do grego naos: santuário ou hieron: conjunto de edifícios) possui um explícito sentido material. Trata-se, portanto, de um edifício público para culto religioso.Em outras palavras, é o prédio onde a igreja se reúne.Por exemplo: templo de Salomão, templo de Herodes, templo de Jerusalém, templo batista, templo pentecostal.

E.A.G.

A segunda parte desta postagem, onde encontra-se as explicações de terminologias sobre "templo" e "igreja", é de autoria de Jaime Nunes Mendes, conteúdo coletado parcialmente na comunidade Bíblia de Modo Fácil, existente na rede social Orkut.

Nenhum comentário: