Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Osama bin Laden está morto

Página do FBI troca mensagem sobre bin Laden, de "procura-se" para "falecido".

Osama bin Laden, aos 53 anos, foi encontrado numa mansão no Paquistão, e executado com tiro na testa.

Em um pronunciamento na Casa Branca, por volta da meia-noite, do domingo para esta segunda-feira, no horário de Brasília, o presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, fez declaração oficial confirmando que o homem mais procurado do mundo, fundador da organização terrorista Al-Qaeda, foi encontrado por forças especiais americanas após quase 10 anos de procura.

Osama bin Laden estaria em um esconderijo, protegido por soldados da Al-Qaeda, em uma mansão nas proximidades de Islamabad, capital do Paquistão.
.
A mansão valia 1 mihão de dólares e foi queimada após a invasão. O paquistanês apontado como dono não possuía poder aquisitivo para que realmente fosse o proprietário. O local era observado desde agosto do ano passado. A equipe de investigação usou câmeras capazes de capturar imagens através de paredes e capacetes com aparelhagem de captura de som no interior do recinto. A residência tinha grandes proporções, era maior do que todas as que se encontram em volta dela. Não existia linha telefônica e nem conexão de Internet. O lixo era sempre queimado, nunca jogado fora
.
O presidente dos Estados Unidos teria recebido informações da CIA e FBI sobre o paradeiro de bin Laden na sexta-feira, e determinou o ataque no domingo. As televisões americanas foram avisadas com antecedência que haveria pronunciamento presidencial, e corria o boato entre quem faz parte da Imprensa que seria declarado a prisão de bin Laden.

O vizinho da mansão invadida, usando o Twitter, anunciou a incursão americana antes de todas as agências de notícias, sem saber que ao seu lado morava bin Laden e qual era a finalidade de soldados americanos e paquistaneses faziam naquela região.

Segundo Obama em seu pronunciamento, houve confronto e o desfecho anunciado: mortes do terrorista, de uma mulher e de um segundo homem, que dizem ser um de seus filhos. Há quem acredite que o tiro teria partido do segurança do terrorista, pois havia ordem de matá-lo caso estivesse na iminência de ser preso, porque ele tinha o firme propósito de morrer em liberdade.
.
Exame de DNA confirmou a identificação do cadáver, que após isso teria sido lançado ao mar às 2 horas, objetivando que não houvesse peregrinação de fundamentalistas muçulmanos ao local e ele fosse transformado em mártir. Este ato desencadeia especulações ao redor do mundo.

No discurso, Obama declarou: "a justiça foi feita". Mas, a justiça de fato seria levá-lo para responder por seus crimes em um tribunal.

Com bandeiras nas mãos, cidadãos americanos foram às ruas de Washington, próximos da Casa Branca e de Nova York, próximos da localidade onde as Torres Gêmeas se encontravam. Pernoitaram comemorando a notícia, usando bandeiras americanas.
Não existem informações oficiais além do anúncio de Obama.

E.A.G.

Atualização: 15h36.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.