Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sábado, 14 de agosto de 2010

A IMPORTÂNCIA DAS EPÍSTOLAS PASTORAIS

"Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça" - 2ª Timóteo 3.16.

Sobre os estudos em 1ª e 2ª Timóteo e Tito.

Alguns crentes não dão importância ao estudo das cartas pastorais. Pensam que elas foram escritas apenas para pregadores e não para leigos. Mas, quando adotamos esta postura, perdemos alguns ensinamentos valiosos para nós, cristãos. O propósito da leitura dessas cartas é examinar tais ensinos e aplicá-los em nossa vida cristã.


Grande parte dos ensinos das cartas de Paulo a Timóteo e Tito está relacionada aos falsos mestres. Na atualidade, existem muitas seitas e falsos doutores que trabalham ativamente para difundir seus ensinamentos. E, se os crentes não conhecem a verdade da Palavra de Deus, podem ser desencaminhados por estes falsificadores. Um estudo das epístolas pastorais estimula os cristãos a examinar a Palavra de Deus e a obter uma melhor compreensão da doutrina bíblica fundamental. Isto fará com que os crentes tenham o conhecimento bíblico necessário para refutar a falsa doutrina.

Vivemos em um mundo ímpio. Muitas das características atuais também pertenceram ao tempo em que Paulo viveu. Como crentes, não devemos deixar que a nossa vida seja influência por critérios cruéis deste século. Nestas epístolas, o apóstolo dos gentios dá instruções aos crentes para que levem uma vida de santidade, sobretudo à luz da vinda de Cristo. Os cristãos atuais precisam obedecer essas mesmas instruções.

Outro aspecto importante dessas epístolas é a insistência de Paulo na prática da liderança piedosa. Sob a inspiração do Espírito Santo, o apóstolo elaborou regras para pastores e diáconos que são pertinentes ainda hoje.

As três epístolas pastorais podem ser muito proveitosas aos cristãos. Lê-las e estudá-las ajudará a levar uma vida disciplinada. A unidade da leitura dessas cartas motivam à dedicação mais aprofundada na Palavra.

Fonte: Vida Radiante, volume 11 - Editora Vida.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.