Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Polêmica entre os cristãos: o casamento, o adultério, o divórcio e o novo casamento

A Sociedade

A sociedade tem banalizado a instituição casamento, porém quando as pessoas são cristãs, tementes a Deus, o matrimônio sempre é levado muito seriamente por elas. A crise conjugal também tem chegado e se instalado dentro de algumas famílias evangélicas, frequentadoras de templos, gentes batizadas nas águas, supostamente conhecedoras da Bíblia Sagrada. Não deveria ser assim.

O papel dos pastores

Eu acredito que o líder cristão, ao menos uma vez em sua carreira ministerial, confronta-se com o problema do divórcio entre membros na coletividade que pastoreia, recebe questionamentos de alguém de sua congregação sobre este tema.

Penso que ao exercer liderança, é necessário ter a resposta certa, com base na Bíblia Sagrada. Respostas vazias de conteúdo bíblico não têm valor espiritual aos cristãos sinceros, não trazem a solução satisfatória para um assunto tão delicado. É necessário responder baseado na Palavra de Deus, deixando de lado toda “achologia” e exemplos de experiência humanas.


A Bíblia e o segundo casamento: “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério” - Mateus 5.27, 31-32.

Nos dias de Jesus, as mulheres tinham pouca proteção legal. Podia ser repudiada por qualquer motivo banal que o marido apresentasse contra ela. Jesus ensina que o divórcio é sempre contrário à vontade de Deus, sendo sua intenção que o casamento perdure por toda a vida.

As palavras de Jesus sobre o segundo casamento

Em Mateus 5.32, observamos que Jesus Cristo preza pelo casamento ("até que a morte os separe"). Mas Ele reconhece que em casos de adultério, quando um dos cônjuges se recusa a abandonar à infidelidade, e a vítima de traição não encontra condições de perdoar, existe permissão para divorciar-se.

É importante notar que Jesus Cristo não cita o novo casamento.

A abordagem do apóstolo Paulo sobre o segundo casamento

1ª Coríntios 7.10-11, 39, Paulo escreve sobre o casamento entre crentes e descrentes. Ele frisa que por parte do crente o casamento deve ser tratado como uma união para a vida toda. Se houver ruptura matrimonial, tal iniciativa jamais deverá partir do cristão. Também neste texto, não temos clareza para falar que as Escrituras Sagradas concordam com o segundo casamento enquanto o ex-cônjuge estiver vivo.

O que eu digo sobre o segundo casamento

De início, é necessário orar bastante antes de assumir um compromisso de casamento. Após casado, é necessário viver diariamente lutando em favor da manutenção matrimonial. Os casados não devem pensar na palavra “separação”, quanto mais pronunciá-la em momentos de crise.

Por quê? Porque se um dos cônjuges separar e cometer infidelidade, e não existir arrependimento e nem a vontade à restauração da união por parte de quem traiu, as Escrituras Sagradas não esclarecem que existe permissão para que a pessoa traída, mesmo após divorciada, possa casar-se novamente.

Sem dúvida, este assunto é muito polêmico e esta situação é muito complicada!

E.A.G.

Nenhum comentário: