Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Não vos embriagueis com vinho - contextualização de Efésios 5.18


Ao citar a proibição do costume em bebericar vinho, cita-se Efésio 5.18. Mas, qual é o contexto imediato deste versículo? É importante contextualizá-lo em nossas citações. Vejamos, então Efésios 5.1-21, onde Paulo descreve as obras da carne. É importante notar que encontramos a característa de pessoas embriagadas no contexto. Assinalarei em vermelho onde encontrei tais características.

"1Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. 3Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; 4nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. 5Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. 6Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 7Portanto, não sejais participantes com eles. 8 Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz 9(porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), 10provando sempre o que é agradável ao Senhor. 11E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. 12Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. 13Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz. 14Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. 15Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, 16remindo o tempo, porque os dias são maus. 17Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. 18E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo".

Vamos observar agora os significados das palavras que eu assinalei em vermelho.

I. Impudicícia (que é o contrário de pudicícia)

a - im.pu.di.cí.cia sf (lat impudicitia) 1 Falta de pudicícia. 2 Ato ou palavra impudica.

b - pu.di.cí.cia - sf (lat pudicitia) 1 Qualidade de pudico; pureza do corpo e da alma; castidade. 2 Honra feminina. 3 Pudor. 4 Ação ou palavras que demonstram pudor.

II. Conversação torpe (torpe possui o sentido de embriagado)

a - con.ver.sa.ção sf (lat conversatione) 1 Ação de conversar; conversa, colóquio. 2 Convivência, familiaridade.

b - torpe 1 _ (ô) adj m+f (lat torpidu) 1 Que entorpece. 2 Acompanhado de entorpecimento. 3 Em que há torpor; entorpecido. 4 Que não tem movimentos livres. 5 Falto de habilidade e destreza. 6 Acanhado, embaraçado.

c - torpe 2 _ (ô) adj m+f (lat turpe) 1 Desonesto, impudico. 2 Indecoroso, infame, vergonhoso. 3 Indecente, obsceno. 4 Ignóbil, sórdido. 5 Asqueroso, nojento, repugnante. 6 Maculado, manchado, sujo. Antôn (acepção 4): nobre, elevado.

Observação: Torpeza é o contrário de nobreza! Deus nos chamou para ser reis (Apocalípse 1.6; 5.10).

III – Palavras vãs

vão adj (lat vanu) 1 Vazio, oco, sem valor. 2 Falto de realidade; fantástico, filho da imaginação. 3 Falto de senso, de conhecimentos; frívolo, ignorante, insciente. 4 Baldado, ineficaz, inútil. 5 Que não tem razão de ser nem fundamento. 6 Frívolo fútil. 7 Aparente, enganador, falso, mentiroso. 8 Desvanecido, enfatuado, vaidoso, vanglorioso. sm 1 Espaço vazio ou desocupado. 2 Intervalo. 3 Parte desocupada ou vazia; vácuo. 4 Espaço aberto em um muro ou em uma parede. 5 O jogo de tabuinhas ou de cortinas pertencente a uma janela ou a uma porta. 6 Região clavicular; ápice do pulmão. 7 Reg (Goiás) Depressão ou vale profundo por onde correm os rios. 8 Reg (Piauí) Despenhadeiro em meio aos tabuleiros. Em vão: debalde, inutilmente. feminino: vã. Plural: vãos, vãs. sup abs sint: vaníssimo.

IV – Chocarrice

cho.car.ri.ce sf (chocarrear+ice) Gracejo atrevido e grosseiro; chalaça, escárnio, truanice.

V – Incontinerte

in.con.ti.nen.te adj (in+lat continente) 1 Que não tem continência. 2 Imoderado. s m+f Pessoa imoderada nos apetites sexuais.

Conclusão

Qual o pecado em beber vinho? Não se embriague. Você crê que é templo do Espírito Santo? Então não deve ingerir nada que cause dano ao organismo, pois precisa conservar-se como instrumento para edificação de todos nesta geração.

E.A.G.

2 comentários:

Luciana disse...

Uma benção de blog, parabens, que Deus continue te usando p/ levar a palavra dele a tds q necessitam dela.
Fique na Paz do Senhor.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Luciana

Obrigado pela visita e palavra de incentivo.

Abraço fraternal.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.