Eu tenho visto diversas pessoas entrarem neste assunto de numerologias, pronunciando críticas negativas a proposta de oferta alçada que Morris Cerullo fez no programa Vitória em Cristo, do Pr. Silas Malafaia. Cerullo pediu r$ 900,00 porque estamos no ano 2009...
.
É difícil entender, de primeira, a razão que Cerullo encontrou para fixar o paralelo com o ano 2009 ao estipular o valor da solicitação. E nem penso em tentar explicar. O que desejo lembrar é que esses críticos estão ignorando que nas Escrituras Sagradas, também, existe uma certa fixação com números, dando representação a eles. Coisa igualmente difícil de explicar.
.
Por exemplo: Na Bíblia, o número sete (7) é considerado número sagrado e representante da perfeição. Como entender a razão dele ser sagrado e ser considerado o número da perfeição? Não temos como explicar, apenas temos que aceitar e ponto final.
.
Algumas referências sobre o número sete: Gênesis 4.15; Levítico 26.24; Salmo 12.6; Deuteronômio 28.25.
.
Ainda sobre o sete: o sábado é o sétimo dia da semana, o dia que Deus descansou do seu trabalho da Criação. E este dia, na Bíblia, está representado por sete estrelas, sete candeeiros, sete igrejas, sete espíritos, sete anjos, as sete taças, as sete trombetas do Apocalípse.
.
Mas, não há apenas fixação bíblica sobre o número sete. Há sobre o número dez, número três, número 4 e número 12.
Mas, não há apenas fixação bíblica sobre o número sete. Há sobre o número dez, número três, número 4 e número 12.
.
Entrando neste assunto usando as Escrituras, há muita lenha para queimar nesta pauta. Talvez, tanta lenha que não haja tempo para discorrer sobre tantos detalhes e nem tempo para quem estiver lendo, ler completamente. Entretanto, este assunto não carece de muitos estudos. Basta um bom dicionário bíblico para se inteirar sobre esta pauta.
.
E.A.G.
.
Veja mais neste blog. Sobre ofertas alçadas: A metodologia de coletas de dinheiro nas igrejas.
4 comentários:
O problema é fazer desta constatação uma teologia. O que a cabala fez com o judaísmo, muitos querem fazer com o Cristianismo. Não podemos negar as ocorrências no texto bíblico de tais números, mas não podemos mistificar tal fato.
Dalardier
Sabemos que para tudo que Deus fez existe um propósito definido e importante.
"Perfeito" tem origem do Latim. "Per" é "por completo". Perfeito significa "feito por completo". Como Deus criou o mundo em sete dias e disse que tudo era bom, daí arrazoaram que o número sete é o número da perfeição. Será mesmo? Esta base bíblica não sustenta tal afirmativa.
Ainda não chequei a conclusão da razão dos números e suas representações na Bíblia Sagrada.
Não encontrei quem tenha chegado também e uma conclusão. Bíblistas, teólogos e leigos dizem que o sete é o número da perfeição, mas não explicam a razão disso, mostram apenas o episódio da criação, o que é insatisfatório para mim, tido como explicação insuficiente.
Aceito-a, mas humildemente digo-lhe: não sei o motivo que leva a se pensar que o número sete é o número da perfeição. Poderia ser o dezenove, o cinco, o oito, o onze...
Numerologia pentecostal? Acho que não...
Meditemos: Deuteronômio 29.29.
Abraço.
Caro Eliseu,
Não sei quais são seus criterios para publicar comentários, mas quaisquer que sejam nnão são democráticos.
Meu nome é José Vicente e emu email é jotaveneto@bol.com.br. Se você não quiser publicar, tudo bem; meu email está aí, caso queira responder pessoalmente.
Você já deu os 900 reais? Você acha que alguém que estabelece previamente o valor de uma oferta voluntária, da qual ele é o beneficiário, merece credibilidade?
Você acha que é bíblicamente correto que homens louvem outros homens? Você não acha que isso é muito perigoso? Você se acha inferior ao Silas? Você acha que Deus ama mais ao Silas do que a você? Se você realmente é crente, não teme a verdade; então, por favor, publique o meu comentário. Se eu estiver errado, logo, logo isto vai se tornar visível; afinal, a verdade brilha como a luz do meio-dia.
Outra coisa que vc, como porta-voz do Silas poderia me responder: O que ele foi fazer na "igreja" do "apóstolo"(apóstolo de quem, meu Deus?!!!) Valdemiro Santiago, se dias antes ele dissera que se soubesse antes que o tal apóstolo estaria em tal lugar, ele não iria?
Meu irmão, louva a Deus e esquece os homens!!! Deixa de ser tolo!
José
O intento deste blog é refletir na Bíblia Sagrada, que é a nossa regra de fé e conduta.
As suas perguntas estão cheias de “eu acho” e “o que você acha”. Tanto o “eu acho” quanto o “você acha” estão em segundo plano para mim. Respeito o que pensa, mas o meu objetivo é colocar em primeiro lugar o que Deus pensa. Isto é, o que está escrito nas Escrituras Sagradas. Não defendo placas de igreja e nenhum movimento criado por homens.
As peguntas que você fez, em sua maioria estão respondidas nos artigos deste blog. Leia-o por favor. Clique em quatro tags e as encontrará: 1)apologia bíblica; 2)dinheiro; 3) pentecostal; e, 4)neopentecostal.
Adianto a você o seguinte: a autêntica apologia bíblica foca a Bíblia e não pessoas e seus interesses. A autêntica apologia bíblica é pura, sem ofensas, sem ironias.
Ironia é o mesmo que escárnio, todo irônico é um escarnecedor..Medite: Filipenses 4.8, Salmo 1.
Abraço.
Postar um comentário