Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 26 de julho de 2009

O OBJETIVO DAS CAMPANHAS DE SELOS NA BLOGOSFERA CRISTÃ

É necessário prestar esclarecimento aos leitores deste blog sobre os selos, em face da posição de alguns que ainda não entenderam a intenção de quem adere a eles.

Em primeiro lugar, respeito aos que não concordam com a minha opinião, e até, sendo indicados, declinam da minha indicação.

Apesar de eu ter aderirido às campanhas de selos, Jesus é o Senhor da minha vida e, consequentemente, também, de todos os blogs que edito. Para mim, estar inserido às campanhas não significa que deixei de lado minha devoção a Deus. É o extremo oposto disto.

A finalidade do selo é aumentar o fluxo de acessos de internautas ao meu blog e de todos os blogueiros que fazem parte das mesmas campanhas. O objetivo não é trazer glória aos blogueiros. A finalidade é levar as Boas Novas mais ao longe. Os selos servem para criar rotas de navegações aos internautas, fazê-los conhecer mais blogs cristãos.

Estas campanhas são rastreadas pelo Google e outros sites de pesquisas. Todos os links dos blogs participantes são levados às páginas deles devido a esses tipos de eventos virtuais. E isto faz com que os conteúdos que produzimos alcancem uma distância maior, para além das comunidades evangélicas. Se falamos de Jesus, o nome dEle alcançará mais almas perdidas.

Além de ser uma demonstração pública de afeto e reconhecimento, do blogueiro indicador ao blogueiro indicado, a parte estratégica de divulgação está patente, sim, mas sem ser egoísta.

Para alargar nossas fronteiras, neste selo mais recente que aceitei e indiquei, incluí em minhas indicações, além de blogueiros do Brasil, irmãos no Canadá, no Japão, na Argentina e em Luanda. Nestas dez indicações, existe a probabilidade de existir casos de alguns indicados não se conhecerem entre si; e leitores deste blog ainda não conhecerem nenhum deles. A partir do tema selo, fiz uma apresentação desses blogueiros com prazer. Sei que o rastro que criei fará com que algumas almas sem Jesus tenham a oportunidade de conhecer ao Senhor e receber a salvação através desses blogs.

O que está no coração de quem adere ao selo é importante. Eu quero divulgar a Palavra de Deus, falar de Cristo. Vejo a questão dos selos igual a situação dos pregadores que fazem uso dos púlpitos e microfones. O sistema de som e a posição mais alta dentro do templo, tanto pode servir para enaltecer o homem quanto a Cristo. O importante é o coração do pregador, a estratégia de comunicação é apenas o veículo da sua mensagem.

Espero que todo blogueiro reflita sobre o assunto, que é muito pertinente.


Aproveito para agradecer a todos que já me indicaram com os selos que receberam. Também deixo meu abraço fraternal aos que pensam diferente do meu ponto de vista quanto a este assunto - continuo estimando todo vocês.

E.A.G.

6 comentários:

ROBSON SILVA disse...

A Paz do Senhor Jesus, meu prezado amigo Eliseu.

Lamento se pareci inconveniente e injurioso ao comentar no Point Rhema a questão envolvendo o tema “SELOS”, não foi essa a minha intenção. Na verdade tenho muito apreço pelo material publicado no “Belvere”, embora nem sempre poste comentários.

Porém, a meu ver, o referido tema tem gerado certa controvérsia na blogosfera, pois nem sempre a finalidade é enaltecer o nome do Senhor, e sei que você bem sabe disso.

Em alguns casos não apenas o “indicante” busca a glória para si, mas também utiliza a indicação como uma forma de massagear egos ou, simplesmente, para obter uma lista privada de e-mails de pessoas ligadas ao indicado – o que a meu ver pode ser perigoso. Sabemos que muitas listas de e-mails circulam na internet como “correntes” que carregam vírus de toda sorte além de materiais indesejáveis e inconvenientes para um cristão. Acredito que você já deva ter recebido alguns desse tipo.

Há ainda os casos de pessoas que nunca visitaram nossos blogs para deixar uma saudação sequer e que nem se prestam ao trabalho de ler os artigos, mas que do nada aparecem cheios de elogios pedindo a aceitação de um SELO e, consequentemente a indicação de seus blogs para 7, 10, até 15 novos blogueiros. Uma afronta a nossa inteligência!

Estou seguro de que este não é o teu caso, pois além de um blogueiro consciente (e crente em Jesus), teu blog já está bastante consolidado e não precisa desse tipo de artifício para ser lido e acompanhado.

Para nós do Prossigo para o Alvo a criação do selo “JESUS É SENHOR DESSE BLOG” foi uma forma respeitosa e REVERENTE que encontramos para substituir o vácuo deixado pelo blog, sempre que alguém nos indicava algum selo e não postávamos.

Por fim, e para colocar uma pedra no assunto, quero reiterar meu posicionamento pela não aceitação de selos ou troféus que dependam de novas indicações (do tipo correntes) ou que tenham como propósito – ainda que subjetivamente – engrandecer a figura desse ou de qualquer outro blogueiro.

A DEUS TODA GLÓRIA.

Abraços fraternos,

Do amigo,

Robson Silva
Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

Anônimo disse...

jesus é senhor de seus blogs anonimos, eliseu????

ele é senhor daquele blog atacando o pastor ciro???

seja verdadeiro, hoemem!!!!

claudio

Eliseu Antonio Gomes disse...

Internauta que se identifica como Claudio, esta sua afirmação é responsabilidade sua com Deus.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Robson

A concepção que eu tenho deste assunto, como apresento agora, evoluiu aos poucos, nem sempre foi assim. Passei uma boa margem de tempo analisando tudo. Neste espaço de tempo, recusei algumas indicações.

Sou consciente que nem todos os selos e campanhas são recomendáveis. Existem selos e "selos", campanhas e "campanhas". Para aderir, é necessário fazer uma pesquisa e conhecer a origem. É prudente tomar o devido cuidado. No caso atual, fui indicado por Mayalu Felix, alguém importante na Blogosfera Evangélica.

Sabendo que o início é difícil, e na condição de moderador nas comunidades UBE / Ning e UBE / Orkut (que reúnem na Internet os cristãos que possuem blogs) procuro incentivar os blogueiros iniciantes através dos selos. Numa lista de indicações, faço uma mescla, referendando tanto blogueiros experientes como iniciantes. Na posição em que estou nestas comunidades, dou glórias ao Senhor por constatar que são muitos irmãos criando blogs.

Toda a glória seja sempre dada a Deus, e também honra a quem tem honra. Me fio em Romanos 12.10; 13.7.

O selo Jesus é o Senhor deste blog é uma criação do irmão Newton Carpinteiro, que se encontra nos Estados Unidos. Ele tem a mesma visão que a sua, e a criação do selo foi gerada como um protesto. Cheguei a trocar postagens com ele sobre o assunto. Inclusive, escrevi um artigo sobre o modo dele pensar. Desejando conferir, encontrará o artigo neste blog, basta clicar na tag (etiqueta) intitulada “prêmio”.

Enfim, Robson, também visito bastante seus blogs. Meu apreço por você é grande. Nosso alvo é o mesmo, Jesus.

Abraço.

ROBSON SILVA disse...

Estimado Eliseu, a Paz do Senhor!

Louvo a Deus por nossas semelhanças e diferenças, o que considero saudável, desde que pautadas no respeito mútuo e no ÁGAPE...

Que o Senhor abençoe tua vida e te dê a cada dia visão espiritual e discernimento, necessários a um bom mediador...

Sobre o selo "JESUS É SENHOR DESTE BLOG", apenas para esclarecimentos, e com toda modéstia, a criação é minha... Fiz justamente num momento em que muitos ofertavam selos ao Prossigo para o Alvo... Como compartilho da visão do Pr. Newton, por quem nutro grande afeto, disponibilizei a "criação" para que pudesse ilustrar seu protesto, bem como seu blog... Daí em diante, algumas dezenas de blogs passaram a utilizar o SELO...

Não estou reivindicando reconhecimento ou glória, tampouco peço aos amigos que referendem o uso ou indiquem o Prossigo... Quero que as pessoas se sintam livres para utilizá-lo, para a GLÓRIA DE DEUS...

Quem sabe um dia possamos criar uma campanha para unificar ou recomendar o uso do selo em forma de comunidade – talvez você possa ser o organizador da campanha, que acha? – mas que fique claro que esse não foi meu propósito original.

Mais uma vez despeço-me com aquele fraternal e caloroso abraço.

Em Cristo Jesus,

Robson Silva
Prossigo sob o senhorio do Mestre...

Eliseu Antonio Gomes disse...

Robson

Que bom que você possue e usa esta sabedoria! Saber que não é preciso pensar igual em tudo para exercer amor e paz com seus semelhantes é importante É a
falta dessa prática, e a falta desse entendimento que provocam muitos males no meio cristão.

Ao participar do blog do irmão Newton Carpinteiro, sem nenhuma informação, concluí que o selo era de autoria dele, pois "casava" com o que lia.

Nos próximos dias, oferecei o selo na comunidade UBE/Ning, com os devidos créditos.

Abraço.