.____________________________________________

Este site tem a finalidade de, com toda a simplicidade das pombas, prudentemente, mostrar o que o crente em Jesus espera. Reflexão. Informação. Opinião. Troca de ideias. Blog idealizado por Eliseu Antonio Gomes. Criado em 12 de junho de 2007.

Research | Pesquisar artigos de Belverede

sexta-feira, 12 de junho de 2009

DIA DOS NAMORADOS - O NAMORO, O NOIVADO E O CASAMENTO DE QUEM É CRISTÃO EVANGÉLICO



-->
O namoro no mundo
Ontem, assisti uma reportagem sobre o Dia dos Namorados. A repórter fez algo que me surpreendeu. Ela apresentou uma lista de endereços de motéis, reputados por ela como os melhores da cidade de São Paulo. Ela dava a sugestão para os namorados comemorarem o dia em um deles.

O namoro, neste mundo cheio de pessoas sem compromisso com Deus, tem se tornado cada dia mais promíscuo. A idéia de namoro tem se tornado como meio de usufruir dos prazeres sexuais no corpo do (a) namorado (a).

Agora, quando uma pessoa está namorando, dizem que ela não é solteira... Ora, solteiros são pessoas não-casadas, alguém namorando ainda continua sendo uma pessoa solteira!
O namoro e o casamento entre casais que amam a Cristo
Para os jovens evangélicos é muito angustiante conviver com o apelo sexual que existe em todos os meios de comunicação. Agora, até em propagandas de água potável existe apelo sexual!
A Bíblia Sagrada ensina que o sexo entre solteiros é pecado de fornicação. Entre os evangélicos é consenso que os namorados devem respeitar o corpo do outro, pois é o templo do Espírito Santo. Assim sendo, para muitos jovens a saída é casar cedo para não cometerem pecado.
Quando uma pessoa pensa em casamento, sendo cristão, é uma mostra de responsabilidade e vontade de acertar, respeitar o pretendente ou a pretendente como parceiro (a) de vida.
Porém, este assunto gera polêmica. Apesar de ser atitude sábia evitar a fornicação, não é certo optar pelo matrimônio apenas para extravasar o “fogo da libido”. Casar apenas por este motivo é algo temeroso, diversos casamentos terminam em separação depois de poucos anos. Cogita-se que o fim acontece pelo fato da falta de maturidade de um ou de ambos os cônjuges. Afinal, sexo não é a única base para o matrimônio.
Até que a primeira briguinha os separe?
Na minha opinião é bom casar cedo, no vigor da juventude. O casamento é o meio que Deus providenciou para que tenhamos o prazer físico. Quando casais casam-se cedo, existe a oportunidade para os dois, juntos, descobrirem no outro a fase de maior beleza e força. Isso é bênção!
Naturalmente, com o passar dos anos o corpo, a casa nova e a paixão se transformam. De “paixão quente” o casal passa a sentir uma “paixão em fogo brando”. É quando surge os momentos das repetições da vida rotineira. É comum a esposa querer a casa sempre limpa e se desdobrar para mantê-la assim. Romântica, ela também se arruma toda para seu parceiro... Não deveria, mas o maridão chega em casa sujando o chão que a esposa fez a limpeza, e meio desligado não nota que ela está perfumada para ele e senta-se no sofá procurando o controle da televisão para ver o jogo.
Para este quadro, nos dias atuais, o mundo deu o nome de incompatibilidade de gênios e diz que a solução é o divórcio. Mas não é.
Compete aos líderes das igrejas ensinar a todos os jovens casais sobre o valor da união matrimonial, que devem um completar o outro, que casamento não se consiste só em sexo, mostrar a eles que nem se deve pronunciar a palavrinha “separação” durante os momentos de crises.
Os desentendimentos acontecem em todos os relacionamentos e havendo temor a Deus dentro do lar também haverá respeito mútuo entre ambos.
"Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade" - Eclesiastes 4.11-12.
Jesus Cristo é a terceira dobra no matrimônio.
E.A.G.

4 comentários:

Daladier Lima disse...

Esta é a razão para tantos casamentos desfeitos. Começam num motel e terminam numa pensão, como diz o humorista José Simão. Parabéns pelo post. Aguardo sua visita no meu blog. Abraços!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Dalardier

Infelizmente a sociedade chama de coisa moderna desvalorizar a instituição casamento.

Tenho o costume de ler seu blog. Passarei por lá, sim.

Abraço.

Cristina Alves disse...

Perfeito. Só a observação: É bom casar cedo, mas o melhor é casar no tempo de Deus. Como diria Joshua Harris em Eu disse adeus ao namoro, "a coisa certa no tempo errado é a coisa errada". O problema é que somos seres tão necessitados de afeto que buscamos o nossos vazio no outro, em vez de nos completarmos com Deus para enchermos o nosso parceiro com esse Amor.

Graça e paz!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Cristina

Respeito sua opinião, ela é importante para mim.

Porém, gostaria de esclarecer que eu sou da seguinte opinião: Deus nos deu o livre-arbitrio, inclusive na questão matrimonial. Entendo que o tempo de Deus quanto ao casamento é o mesmo tempo que temos disponível enquanto estamos dentro das leis civís que regem o assunto dentro do País onde somos cidadãos.

Obrigado pela visita.

Abraço.

Voltar ao início da página


Blog Belverede 12 anos de atividades - https://belverede.blogspot.com.br

Lições Bíblicas 2019

Tabernáculo: Símbolo da Obra Redentora de Cristo


EBD - Escola Bíblica Dominical.

13 Lições comentadas por Elienai Cabral (CPAD)

Entre 7 de Abril e 30 de Junho, as igrejas evangélicas que usam o currículo pedagógico da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) estarão lecionando as treze matérias da revista Lições Bíblicas, cujo comentarista é Elienai Cabral e o tema é O Tabernáculo: Símbolos da Obra Redentora de Cristo.

A vontade deste Blogueiro é trazer aos Leitores de Belverede postagens relativas aos assuntos abordados pelo articulista da CPAD. Se assim Deus permitir, é o que farei, pois é perceptível que o subsídio é algo de extremo interesse do povo cristão. Certa vez, um irmão moçambicano declarou ter enorme expectativa por esta espécie de postagem.

Abaixo, os nomes de 13 lições. As lições marcadas em negrito e sublinhadas possuem hiperligação, ao clicar sobre elas você será encaminhado para outro espaço deste blog, abrirá para você a página da postagem correspondente.

A nossa oração é para que cada publicação seja de bom proveito espiritual a todos, lembrando que cada uma delas não substituem o conteúdo criado pelo Pastor Elienai Cabral.

Não existe interesse comercial nesta iniciativa. Peço sua gentileza, divulgue estas matérias, tanto presencialmente quanto em suas redes sociais.

Sumário

Lição 7
O Lugar Santo

Lição 8
O Lugar Santíssimo

Lição 9
A Arca da Aliança

Lição 10
O Sistema de Sacrifícios

Lição 11
O Sacerdócio de Cristo e o Levítico

Lição 12
A Nuvem de Glória

Lição 13
O Sacerdócio Celestial

Introdução aos livros da Bíblia Sagrada.
Objetivo ainda em fase de conclusão.

Antigo Testamento
GênesisÊxodoLevíticosNúmerosDeuteronômioJosuéJuízesRute1 Samuel • 2 Samuel • 1 Reis • 2 Reis • 1 Crônicas • 2 Crônicas • Esdras • Neemias Ester • Jó • Salmos Provérbios • Eclesiastes • Cantares • Isaías • JeremiasLamentações • Ezequiel • Daniel • Oseias • JoelAmósObadiasJonas • Miqueias • NaumHabacuqueSofonias Ageu ZacariasMalaquias