Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 28 de abril de 2009

ENCONTRADO BILHETE DE PRISIONEIROS EM GARRAFA EMPAREDADA NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE AUSCHWITZ

Adolf Hitler, entre milhares de fãs no Congresso de Nuremberg
.
Trabalhadores que faziam a reforma de uma escola abandonada, onde no passado foi o campo de concentração de Auschwitz, no sul da Polônia, encontraram uma garrafa emparedada em um muro de concreto que estava sendo demolido. Dentro da garrafa estava um pedaço de saco de cimento, com uma mensagem escrita a lápis em 9 setembro de 1944 por prisioneiros dos nazistas. A mensagem informa o nome, o nº prisional, e o nome das cidades onde nasceram seis poloneses e um francês. Todos na faixa de 18 a 20 anos, informa o bilhete.
.Em Auschwitz morreram mais de um milhão de pessoas assassinadas sob o regime da ideologia política facista de Adolf Hitler. A maioria delas era de judeus europeus, mas também havia poloneses não-judeus e ciganos.
.
Pelo menos uma das sete pessoas mencionadas no papel da garrafa sobreviveu ao extermínio do Holocausto.
.
Acredita-se que os nazistas tenham obrigado os jovens a reforçar as paredes para transformar o local em abrigo antiaéreo.
.
"Os autores eram jovens que estavam tentando deixar algum rastro de sua existência", disse o porta-voz do Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau, que também informou que a garrafa e sua mensagem serão expostas no centro de visitação como parte do legado de Auschwitz.
.
E.A.G.
.
Consulta: EFE, BBC Brasil

Nenhum comentário: