Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 1 de março de 2009

A igreja e o templo - a diferença que precisamos discernir


Templo da Igreja Assembleia de Deus em Belém do Pará, carinhosamente apelidada de Igreja-Mãe, por ser nesta localidade que os missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg iniciaram a Obra Missionária no Brasil.
.
Por Jaime Nunes Mendes
.
A palavra igreja (do latim ecclesia: o ajuntamento do povo) origina-se da palavra grega ekklesia, que significa assembléia, comunidade, congregação, reunião.
.
O termo grego ekklesia é uma junção de ek + kaléo, ao pé da letra: chamada fora.
.
No Novo Testamento ekklesia quase sempre designa uma congregação de adoradores, e nunca um edifício.
.
A igreja, no sentido mais amplo, designa o conjunto de todas as almas redimidas por Jesus Cristo: as que se acham vivas sobre a terra e as que partiram com o Senhor.
.
Templo (do grego naos: santuário ou hieron: conjunto de edifícios) possui um explícito sentido material.
.
Trata-se, portanto, de um edifício público para culto religioso. Em outras palavras, é o prédio onde a igreja se reúne. Por exemplo: templo de Salomão, templo de Herodes, templo de Jerusalém, templo batista, templo pentecostal etc.
.
Exemplos da Bíblia: “E, entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou os que vendiam e compravam no templo” - Mateus 21.12 a.
.
E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo” - Mateus. 24.1.
.
Uma pessoa pode estar fisicamente no templo físico sem pertencer espiritualmente à Igreja de Cristo, pois a igreja não é uma organização humana, mas um organismo espiritual, composta de pessoas portadoras da fé cristã. 

A pessoa que vive o estilo de vida que agrada a Deus, tem como sua regra de fé e conduta os mandamentos do Senhor Jesus, encontrados no Evangelho. Esta pessoa é membro da Igreja de Cristo. Simbolicamente, ela é um templo do Espírito Santo. Quando se reúne com outras pessoas, com o objetivo de prestar culto a Deus, e estas pessoas também agradam a Deus vivendo de acordo com os mandamentos de Cristo, tal unidade é a caracterização da Igreja de Cristo na terra.
.
Atualizado em 22 de novembro de 2020.

6 comentários:

RAYMUNDO disse...

NA MINHA CONCEPÇÃO EXISTE DUAS DIFERENÇAS A SEREM OBSERVADAS:
1) TEMPLO: Citado no AT era o local construido conforme determinações de "DEUS" onde os sumo sarcedotes realisavam SACRIFICIOS de SANGUE para redimir os pecados daqueles que ofertavam os animais.
2)IGREJA: Entidade criada após a morte de JESUS CRISTO, onde não mais se realiza sacrificios de sangue, pois o ultimo foi o sangue de JESUS. Jesus é a cabeça da igreja e os seus seguidores representam o CORPO.

RAYMUNDO

Anônimo disse...

Amei essa sua percepção
Amado Raymundo

Eliseu Antonio Gomes disse...

Como o criador do blog Belverede, agradeço a participação de todos por aqui.

Que Deus continue a abençoar a todos.

Unknown disse...

Deus Te Abençoe.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Ronaldo.

Deus continue a abençoar todos nós.

Abraço.

Unknown disse...

Isso