Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Não remover os marcos antigos? O que dizer sobre isso?

Não removam os marcos antigos?
.
Por Gutierres Siqueira
.
No meio pentecostal existe uma turma que sempre tenta justificar as suas tradições humanas nas Sagradas Escrituras, mas a Bíblia insiste em correr para o lado oposto. Os defensores do legalismo institucionalizado constantemente citam Provérbios 22.28, onde lemos: “Não removas os marcos antigos que puseram teus pais” (ARA). Ora, será que esse texto nos ensina que as tradições de uma instituição nunca devem ser alteradas?
.
Uma boa exegese nos previne de violentar o texto bíblico com os nossos pensamentos imperfeitos. Nesse provérbio quando Salomão escreve “marcos antigos”, o autor se refere a “pequenas pedras semelhantes a pilares com elaboradas inscrições de palavras e desenhos” [1], ou seja, era um demarcador de terras que mostrava um limite onde não se poderia ultrapassar, pois assim o infrator estaria tomando posse de uma terra alheia. Na Nova Tradução Linguagem de Hoje (NTLH) o texto fica mais claro: “Não mude de lugar os marcos de divisa de terras que os seus antepassados colocaram”.
.
Esse texto nos ensina a prática da integridade, respeito e justiça. O versículo não está ensinando que todas as tradições dos antepassados devem ser mantidas intactas, apesar de sabermos o valor de nossa herança histórica. O teólogo Erwin Lutzer lembra: “Todos somos propensos a universalizar nossas próprias convicções pessoais; queremos tornar absoluto o que deveria ser relativo” [2]. Não podemos valorizar a forma em lugar da essência; não podemos transformar preceitos em princípios; não podemos tornar absoluto aquilo que é relativo; não podemos transformar tradições em doutrinas; não podemos despreza a interpretação bíblica em nome de justificativas injustificáveis. Quando fazemos isso, prejudicamos a nós mesmos e a comunidade cristã!
.
Referências Bibliográficas:
.
[1] PFEIFFER, Charles F.; VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. 4 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. p 1226
.
[2] LUTZER, Erwin. Quem é Você Para Julgar? 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. p 222.
.
Gutierres Fernandes Siqueira edita o blog Teologia Pentecostal; é filiado ao UBE, é bacharelando em Comunicação Social-Jornalismo e professor de Escola Dominical na Assembléia de Deus em São Paulo-SP, na congregação do Jardim das Pedras.
.
Fontes: Teologia Pentecostal

23 comentários:

Mauricio Gimenes disse...

eu acho que se trata de bons costumes e hoje oque vemos é uma sociedade que não respeita os costumes do passado

Paulo Grigório disse...

Olá, Guttierrez, faço questão de parabenizar pela correta exegese do texto - que habitualmente é usado como um bastião para preservar os costumes antigos... também sou amante da teologia sã, portanto, seguidor da hermenêutica bíblica correta. Continue com seus posts edificantes, são muito úteis e pertinentes para os cristãos. Com sua permissão, estarei citando este post. Abç- Paulo Grigório, site www.discipulopreparado.com

Unknown disse...

Perfeito

Anônimo disse...

A exegesse esta correta, mas tambem nao se pode ignorar o lado espuritual, o simbolismo destes marcos na nossa vida. Deus é imutavel, e seus parametros e valores tambem.É justamente a falta de observaçao a palavra e aos exemplos dos criztao que nos antecederam que gera ese falso "pentecoste" que se ve hoje, a igreja que sente unçao nos cultos,mas nao impacta o seu meio. Concordo plenamente com o que disseste mas não podemos ignorar o significado espiritual ao analizarmos o etmologico e o filologico em questao.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro anônimo.

O problema que eu vejo nesta situação é que as pessoas que fazem uso deste versículo, o usam extrapolando as observações bíblicas no que tange aos usos e costumes, fazem a citação dele para impor regras pesadas, regras que não existem na Bíblia, principalmente sobre as mulheres cristãs; e ao fazer isso, o fazem dizendo que aqueles que não respeitam essas regras deles irão para o inferno.

Abraço.

Ana Lucia disse...

O ser humano já é propenso a procurar um meio para justificar seus meios daí encontra alguém QUE sé enclausula num versiculos da bíblia Sen a verdadeira revelação do espírito Santo aí lança uma explicação segundo seus modos de pensar causando assim um estrago na VIDA espiritual de muitos quê já estão doentes. .a bíblia fas mensao a ases tipos de pessoa .

Cristão disse...

Se o comentarista cita a expressâo: Esse texto nos ensina a prática da integridade, respeito e justiça,,, entendemos que o ministerio foi posto para o aperfeiçoamento dos santos, e em hebreus diz que os membros precisam imitar a fé de seus lideres e atentar (assemelhar) a maneira deles viverem, não vejo o porque assimilar os bons costumes que a igreja possue, obviamente que não podemos afirmar que depende da pratica deles para entrar no céu. Deveria preocupar mais em temas evangelisticos e não criticos.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro internauta, entitulado Cristão.

O problema daqueles que citam o versículo e dos que o ouvem ser citado, é que a maior parte das citações têm a intenção de usá-lo de maneira além do que a interpretações correta permite.

Ora, usar "não remova os marcos antigos", para sustentar um catálogo denominacional de usos e costumes, é um comportamento totalmente reprovável, pois o escritor deste texto bíblico não o escreveu neste sentido.

Abraço

oo disse...

Mesmo de posse da verdade, muitos insistem em permanecer no erro.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pois é, Alex.

A diferença em quem ama a Deus e quem não o ama é a disposição para obedecer. Quem não obedece, conhecendo a vontade do Senhor, não reverencia ao Senhor, porque busca apenas seus próprios interesses.

Abraço.

Gustavo Pedroza disse...

Parabéns pelo discernimento. Eu já vi muitos cristãos utilizarem esta passagem para aquilo que não tem cabimento...
A paz!

Unknown disse...

Estou com vc em tudo que estás dizendo nas suas mensagens, Elizeu Antônio Gomes... O fardo de Jesus é leve, infelizmente muitos líderes fazem as mulheres cristãs carregarem um fardo tão pesado que esses próprios líderes não aguentaria levar. O pior que usam esse texto para ficar mais forte as palavras desses tais líderes. Pensam eles que não terão de dar conta para aquele (Jesus Cristo) que o colocou para tomar conta do seu rebanho... Eita maldito do tal usos e costumes...

Unknown disse...

Vc está corretíssimo Elizeu, diferença estar na obediência a Deus.

Jorge júnio disse...

Mulher que cortar o cabelo vai direto pro inferno kk, batom, esmalte, maquiagem, brincos e etc.kk , homem sem camisa e de bermuda, até dentro da sua própria casa, sem estar se exibindo em público vai pro inferno kk assistir tv vai pro inferno kk
Não ouço uma mensagem sobre o amor ao próximo, perdão, abandonar a irá e o rancor, não difamar, não cobiçar, não mentir e não pensar mal contra o seu próximo em seu coração, isso pra mim é que é evangelho,tratar o que está dentro e não o que pode ser aparente, pois Deus não aceita a aparência dos homens.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Jorge Júnio.

Não pense que eu esteja tomando partido.

Não sei se você teve ou tem uma experiência ruim com algum líder religioso. Caso sim, saiba que Deus olha para nós observando a intenção antes da ação. Há quem erre com a intenção de acertar... Perdoe líderes, se eles provocaram injustiças contra você.

Nesta questão dos costumes, passe a ver tudo com olhar espiritual. Qual a razão de não usar camisa ou bermuda, ou usar batom? Qual espécie de programa na televisão? Analise pela perspectiva dos objetivos de cada um.

O sem-camisa quer provocar a libido de alguém que não é seu cônjuge? A tv passa uma programa que provoca pensamentos impuros e atrapalha o momento de oração? O corte de cabelo feminino é atitude que causa desrespeito aos líderes da comunidade cristã? O batom, a tinta nas unhas, o penduricalho nas orelhas, peito e as pernas à mostra não levam ninguém ao inferno. Porém, se essas situações forem realizadas como maneiras de faltar com o amor, serão as ações de desamor que Deus observará e usará como régua de julgamento punitivo.

Eu ouço mensagens sobre o amor ao próximo, perdão, deixar a irá e o rancor, não difamar, não cobiçar, não mentir e não pensar mal contra o próximo. E tenho contato com estes ensinamentos pelo fato de Jesus não ter morrido em vão. Há trigo, não há apenas joio. Abra seus olhos espirituais, o Evangelho é praticado no século 21.

Não espere encontrar crentes perfeitos, mas crentes que buscam a santificação. Ensine-os, use a tolerância em favor de quem você acredita não praticar o Evangelho.

Servo de Cristo disse...

Os extremos, ambos são perigosos. Hoje em dia, se observa quase que de forma generalizada, a anarquia, a falta de respeito, a sensualidade, dentro dos templos. Tudo isto, porque, em nome de um anseio por"liberdade", esquecemos de quem Deus é, e seus atributos. Preenchemos nossos cultos com serpentinas e confetes; lantejoulas e adereços; entretanto, é quase tudo cortina de fumaças; é figueira verde, sem frutos. Reflitamos e voltemos ao Senhor Deus. Se quiserdes, comereis o melhor desta terra, se formos rebeldes.....

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá.

Os extremos, ambos são perigosos. Hoje em dia, se observa quase que de forma generalizada, a anarquia, a falta de respeito, a sensualidade, dentro dos templos.

Creio que concordamos que é preciso realizar reuniões de culto a Deus sendo reverentes. Ao cultuar, a nossa mente deve estar voltada totalmente ao Senhor, louvando-o com nosso talento, dons, ofertas em dinheiro. Etc.

A liturgia de culto, realizado por cristãos, é algo que a Bíblia não descreve como deve ser feito. Uma denominação bate palmas e danças, outra tem orquestra e coral, outra usa playback... Deus olha essas coisas acontecendo e mira sua atenção na intenção de cada pessoa. Estão com bom propósitos ou segundas intenções? Ele sabe, e recebe o culto de quem é um verdadeiro adorador.


em nome de um anseio por "liberdade", esquecemos de quem Deus é, e seus atributos.

Eu prefiro não me colocar entre Deus e quem o cultua.

Preenchemos nossos cultos com serpentinas e confetes; lantejoulas e adereços; entretanto, é quase tudo cortina de fumaças; é figueira verde, sem frutos.

Lembro a você que muitas coisas que nos causam estranhezas não estão rotulados na Bíblia como pecado.

Reflitamos e voltemos ao Senhor Deus. Se quiserdes, comereis o melhor desta terra, se formos rebeldes.....

Em Isaías 64.6 está escrito que o nosso senso de justiça é considerado por Deus como trapos de imundícias. Isto é, precisamos nos basear na justiça de Deus para não cometer pecados ao opinar sobre o que pode ser certo ou errado. Ao julgar uma ação alheia, que seja usando as Escrituras Sagradas, sem esquecer da verdade e do amor para com o próximo (João 7.24; Efésios 4.15).

Abraço.

Unknown disse...

UM DOS CANTORES QUE EU MAIS GOSTAVA DE OUVIR ELE CANTAR (AGORA DE SAUDOSA MEMÓRIA)CANTAVA UM LOUVOR QUE EI GOSTAVA MUITO QUE DIZIA ASSIM,QUE FARIA JESUS EM TEUS PASSOS?
QUANDO TEMOS A MENTE DE CRISTO TODAS AS NOSSAS ATITUDES SÃO CONTROLADAS PELO ESPÍRITO SANTO E GLORIFICAM AO NOSSO PAI QUE ESTA NO CÉU.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Unknown (21/02/21).

Confesso que não me lembro, ou não tive a oportunidade de conhecer, este cantor. Também não lembro da canção que contém o verso "o que faria Jesus em teus passos?". Lembro-me de um livro com este nome, e tenho uma edição dele em minha biblioteca.

Não remover os marcos antigos, só é benéfico se nós temos como marco a doutrina de Cristo. Esta não deve ser removida jamais. Mas as limitações criadas por homens, é preciso tomar cuidado, retê-las pode até ser considerado um pecado contra Deus e os semelhantes!

Abraço.

Unknown disse...

Concordo

Anônimo disse...

Verdade! Concordo.

Anônimo disse...

Não conseguimos avançar somente olhando para frente. É de fundamental olhar o retrovisor da história que nos troxe até aqui.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezado Anônimo | 6 de julho de 2022 22h37.

Neste seu pensamento, eu entendo o seguinte:

Olhar para frente é olhar para Jesus, o caminho que conduz ao céu: "olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus" [Hebreus 12.2].

Só convém olhar para trás se o objetivo é manter avivadas todas as lembranças de bênçãos recebidas. "Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios" [Salmos 103.2].

Abraço.