Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

DICAS PARA DRIBLAR VÍRUS NA INTERNET

Por Zilton Alencar
.

O nosso cuidado em relação à segurança no PC tem que ser triplicado, e ainda será pouco. O negócio de atacar computadores tem sido certamente muito lucrativo aos hackers e crackers... A cada dia que se passa, eles enviam mais e mais e-mails com trojans para pegar os nossos dados confidenciais e fazer estragos em contas bancárias e cartões de crédito. Aqui na Paraíba foi presa uma quadrilha há algum tempo, e poucos dias depois a justiça os mandou soltar... E segue por aí... A impunidade estimula o crime, e a falta de atenção e cuidado nos transforma em vítimas.
.
O importante é NUNCA ACESSAR LINKS ENVIADOS EM E-MAILS DE DESCONHECIDOS, e pensar dez vezes antes de fazê-lo em e-mails de pessoas conhecidas. E é bom que cada um de nós aprenda a repassar apenas coisas realmente sérias; sejamos responsáveis neste ponto.
.
A primeira sugestão é JAMAIS ABRIR e-mails de contatos que não fazem parte de nossa lista de conhecidos. E em relação aos contatos conhecidos, desconfiar de e-mails que contêm links. Na dúvida, mande mensagem ou telefone para o amigo, confirmando se foi ele mesmo quem mandou a mensagem. Eu faço sempre assim. E isto vale para e-mails, Orkut, MSN, etc.
.
Muitos são os e-mails que já recebi e que, visivelmente, eram picaretagem. Olha só alguns exemplos:
.
• Nas vésperas da Copa da Alemanha, recebi um e-mail com a valiosa informação: RONALDO FENÔMENO FRATURA PERNA E ESTÁ CORTADO DA SELEÇÃO - CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA TER ACESSO ÀS FOTOS - FRATURA EXPOSTA. HÁ RISCO DE AMPUTAÇÃO... (se tivesse sido verdade, talvez tivéssemos ganho a Copa...);
.
• Na semana do acidente aéreo com o avião da Gol, recebi outro e-mail contendo supostamente o vídeo feito no local do acidente, onde os corpos estariam expostos;
.

• Outra vez, recebi uma pérola: PARABÉNS!! VOCÊ FOI PRÉ-SELECIONADO PARA PARTICIPAR DO BBB-8! (logo eu, que odeio o BBB e que não me inscrevi???);
.
• Já cansei de receber mensagens com links que supostamente abririam as fotos de Juliana Paes, Adriana Galisteu, Gisele Bundchen, etc... Sempre nuas...
.
Copio aqui um e-mail que há algum tempo enviei a amigos, com alguns conselhos para ajudá-los na tarerefa árdua de se proteger destes golpes:
.
1. JAMAIS acesse links, por maiores que forem os benefícios anunciados (ganhar prêmios, obter programas "maravilhosos", baixar ringtones para seu celular, etc).
.
2. Não caia nos contos de fadas dos falsos e-mails. A TIM não vai te dar 1000000 de torpedos grátis se você acessar links, nem ninguém vai ganhar R$ 0,01 por e-mail repassado. Não existe gente boazinha por tras de e-mails.
.
3. A SERASA, o SPC, A Justiça Eleitoral, a LBV, as operadoras de telefonia fixa ou móvel, os bancos, os órgãos públicos, em resumo, NINGUÉM, nenhuma instituição séria, vai mandar e-mails para você a fim de você regularizar ou verificar a sua situação junto ao órgão. Portanto, não acesse os links.
.
Desconfiem de "bondades", prêmios oferecidos, "torpedos" de celular gratuitos, etc.
.
4. ACABE COM ESSA MANIA DE REPASSAR TUDO O QUE VOCÊ RECEBE - Muitos e-mails "caridosos" já vêm com o aviso "se você não tiver coração, apague esta mensagem sem repassá-la". DELETE IMEDIATAMENTE este tipo de estelionato, com pseudo-fotos de criancinhas indefesas portadoras de doenças graves, que você ajudará se repassar para todos os seus contatos. É PICARETAGEM; isso é só para pegarem os endereços de seus contatos. E se você deixar de ser bobo e parar de repassar essas baboseiras, a Net ficará melhor e mais segura.
.
5. CONTROLE SUA CURIOSIDADE - A grande tática dos golpistas na atualidade é despertar curiosidade nas pessoas, o que as leva a acessar os links sugeridos. Quando te mandarem algo do tipo: VOCÊ NÃO VAI ACREDITAR!!! VEJA ESTAS FOTOS..., delete... Com certeza é picaretagem.
.
6. NÃO É COMIGO - Tem coisas que obviamente não é com você. Então, por que você vai abrir??? Suponhamos que você não fez declaração de imposto de renda este ano (estava abaixo da faixa de renda que tornaria obrigatória a declaração), e em seguida, recebeu um e-mail, supostamente da Receita Federal, informando que a sua declaração apresentou problemas. COMO, se você não declarou??? O mesmo se aplica a: você NUNCA teve celular da TIM, e recebe uma notificação de débito... E por aí vai. Se não é com você, delete!
.
7. SITES DE COMPRAS - Cuidado. O pastor da minha igreja (meio leigo nos assuntos da internet, não sabe nem encaminhar e-mails...) ligou-me certa vez desesperado, pois o MERCADO LIVRE mandou-lhe um e-mail para confirmar uma compra que ele tinha feito há dois dias no valor de R$ 1.500,00... Quando os caras descobrem que você é usuário de algum site de compras, preparam este e-mail e enviam... Muitos caem... Não entre nessa.
.
8. Aprenda a utilizar em seus envios de e-mail a opção CCO (cópia oculta) ao invés de PARA, quando for utilizar os destinatários da mensagem. Assim, ninguém obterá através dos teus e-mails o endereço das demais pessoas que estarão recebendo o mesmo.
.
9. Quando receber e-mails com notícias bombásticas (George W. Bush morreu; Ronaldinho Gaúcho assumiu que é homossexual; o Papa Bento XVI foi flagrado em um motel com 10 crianças; Osama Bin Laden lança avião na Estátua da Liberdade... CALMA, GENTE; SÃO SÓ EXEMPLOS...), ao invés de acessar os links da mensagem, acesse portais de notícias e confirme se elas são procedentes. Aliás, o grande segredo antes de abrir seus e-mails é primeiro ver as notícias do dia, para não ser pego de surpresa...
.
10. Quando receber coisas neste sentido, alerte os amigos para que tenham cuidado. Eu costumo salvar o e-mail em formato bitmap (o que elimina o link, transformando o e-mail em imagem) e passo para os amigos, alertando-os para, caso recebam algo semelhante, não acessarem os mesmos.
.
11. Existem inúmeros e-mails que, após serem instalados em seu PC, começam a enviar cópias dele mesmo a todos os seus contatos cadastrados sem que você perceba. Eles fazem isso somente para coletar dados de seus contatos. Sugiro a vocês que adicionem à lista de seus contatos em seu e-mail o seguinte contato: ... (só três pontos) sem endereço de e-mail. Dessa forma, o vírus, quando começa a se disiminar a seus contatos, trava na primeira, pois não existe esse e-mail, e organizando seus contatos de forma alfabetica, não há riscos dele continuar a enviar cópias para os demais contatos.
.
12. Jamais informe números de cartão de crédito, senhas, informações pessoais por e-mail, Orkut, MSN, telefone... Aliás, seu banco ou sua administradora de cartão de crédito JAMAIS vão solicitar quaisquer informações pessoais, além de sua senha, e somente na página oficial do banco. Se receber qualquer e-mail, com qualquer solicitação de acessar tal página ou preencher tal formulário para atualização de dados cadastrais, não faça. Este tipo de coisa deve ser feito pessoalmente, na agência. É desnecessário dizer que você NÃO deve acessar páginas de banco em lan-house ou cyber cafés (computadores públicos em geral).
.
13. Em relação às transações bancárias feitas pela Internet, JAMAIS USE ATALHOS. Sempre acesse a página do seu banco ou do seu cartão de crédito pela página principal. DESCONFIE de qualquer atalho que lhe tenham passado, ou de qualquer página secundária. Por exemplo, a página do Banco do Brasil é "www.bb.com.br"; não invente de acessar páginas diferentes desta! Qualquer dúvida, ligue para seu gerente.
.
14. Acabe com esta mania de querer bater o recorde mundial de amigos no Orkut, ou de encher seu MSN de contatos que você nem conhece! Não adicione contatos desconhecidos. Muitos estão querendo te adicionar exatamente para invadir teu computador, pra fuçar teu Orkut, etc.
.
15. Desconfie de e-mails que são enviados através de provedores internacionais, e de e-mails recebidos em inglês ou outros idiomas. As empresas e instituições brasileiras mantêm suas páginas e provedores no Brasil. O mesmo se aplica a e-mails oriundos de provedores gratuitos. Desde quando o Banco do Brasil utiliza o BOL ou o GMAIL para se comunicar com os clientes?
.
O maior inimigo que precisamos combater na maioria dos casos somos nós mesmos, e a nossa curiosidade.
.
Todo cuidado é pouco.
.

Zilton Alencar é evangélico, trabalha desenvolvendo páginas na Internet usando as linguagens de HTML, JavaScript, e CSS. Disponibiliza banco de dados em Acess, programas de controle de clientes, contas a pagar e a receber, controle de igrejas evangélicas (membros e financeiro). Elabora logomarcas e artes gráficas em geral.
.
Fonte: Comunidade Pr Silas Malafaia / Solfware - Soluções em Software

Nenhum comentário: