Fundadores da Assembléia de Deus: Daniel Berg e Gunnar Vingren. Logotipos assembleianos. À esquerda: Assembléia de Deus Bom Retiro; CONAMAD; CGADB. À direira: Editora Central Gospel; Editora Betel; Editora Casas Publicadoras das Assembléias de Deus.
Os assembleianos são acusados por outras denominações evangélicas de serem desunidos.
E, ao observar a história da Assembléia de Deus, próxima de completar um século no Brasil, é fácil constatar a veracidade desta afirmação.
No passado a CGADB era uma instituição considerada altamente relevante, perante todos os assembleianos, hoje existem as convenções similares fazendo concorrência cada vez mais forte a ela, e também há diversas Assembléias de Deus independentes. Em face disto a CGADB já ameaçou entrar na justiça, pois, detém os direitos de uso exclusivo da placa "Assembléia de Deus" e cogitou pela proibição do uso generalizado, desejando reaver o monopólio que escapa pelos dedos das mãos feito grãos de areia.
No passado a CPAD era a única a confeccionar material gráfico para a denominação. Hoje existem a Central Gospel (pertencente ao Pr Silas Malafaia - conveniado à CGADB), e Editora Betel (CONAMAD). Não tenho nada contra isso, acho que a concorrência fez as revistas da Escola Bíblica Dominical, da CPAD, melhorarem de qualidade em 100%. Mas já encontrei irmãos encarando a situação como motivo para declarar guerra, como se a Casa Publicadora das Assembléias de Deus fosse administradora da unção do Espírito e as demais editoras "coisas do diabo".
É comum ver pastores se digladiando contra pastores. Os mais antigos pegam os mais novos para alvos de críticas, esquecendo que Davi era menino quando venceu Golias, e que cabe aos velhos ensinarem os jovens a crescerem na graça e no conhecimento de Deus. Mas, criticar é costume denominacional... Ensinar, pra quê? É mais fácil derrubar do que levantar alguém. Estes são os pensamentos que flutuam feito fumaça impregnada no cérebro dos velhos pastores assembleianos. Se não pensam dessa maneira feia, então, eles estão agindo de maneira contradizente, pois os seus atos mostram exatamente isso.
Vemos que a Assembléia de Deus chega aos 100 anos, mas talvez não seja a Assembléia de Deus que estava nos sonhos dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren. Está mais dividida do que pizza fatiada e pronta para ser servida. Quem se serve da Assembléia de Deus?
Os irmãos assembleianos, levados pelo sentimentos de Caim, não se entendem. Diante disso, acho que não haverá uma festa do centenário, mas muitas... E em cada uma delas haverá na porta a solicitação de cartão de membro, para barrar quem seja de outra convenção.
Triste!
E, ao observar a história da Assembléia de Deus, próxima de completar um século no Brasil, é fácil constatar a veracidade desta afirmação.
No passado a CGADB era uma instituição considerada altamente relevante, perante todos os assembleianos, hoje existem as convenções similares fazendo concorrência cada vez mais forte a ela, e também há diversas Assembléias de Deus independentes. Em face disto a CGADB já ameaçou entrar na justiça, pois, detém os direitos de uso exclusivo da placa "Assembléia de Deus" e cogitou pela proibição do uso generalizado, desejando reaver o monopólio que escapa pelos dedos das mãos feito grãos de areia.
No passado a CPAD era a única a confeccionar material gráfico para a denominação. Hoje existem a Central Gospel (pertencente ao Pr Silas Malafaia - conveniado à CGADB), e Editora Betel (CONAMAD). Não tenho nada contra isso, acho que a concorrência fez as revistas da Escola Bíblica Dominical, da CPAD, melhorarem de qualidade em 100%. Mas já encontrei irmãos encarando a situação como motivo para declarar guerra, como se a Casa Publicadora das Assembléias de Deus fosse administradora da unção do Espírito e as demais editoras "coisas do diabo".
É comum ver pastores se digladiando contra pastores. Os mais antigos pegam os mais novos para alvos de críticas, esquecendo que Davi era menino quando venceu Golias, e que cabe aos velhos ensinarem os jovens a crescerem na graça e no conhecimento de Deus. Mas, criticar é costume denominacional... Ensinar, pra quê? É mais fácil derrubar do que levantar alguém. Estes são os pensamentos que flutuam feito fumaça impregnada no cérebro dos velhos pastores assembleianos. Se não pensam dessa maneira feia, então, eles estão agindo de maneira contradizente, pois os seus atos mostram exatamente isso.
Vemos que a Assembléia de Deus chega aos 100 anos, mas talvez não seja a Assembléia de Deus que estava nos sonhos dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren. Está mais dividida do que pizza fatiada e pronta para ser servida. Quem se serve da Assembléia de Deus?
Os irmãos assembleianos, levados pelo sentimentos de Caim, não se entendem. Diante disso, acho que não haverá uma festa do centenário, mas muitas... E em cada uma delas haverá na porta a solicitação de cartão de membro, para barrar quem seja de outra convenção.
Triste!
E.A.G.
2 comentários:
Eliseu,
A situação é essa mesmo, triste como você disse. No ano que vem teremos eleição da mesa Diretora da CGADB, e conforme o resultado pode haver mais um racha, se não houver entendimento entre as partes. Oremos para que possa haver o vínculo da paz.
Graça e Paz.
Eu era membra de uma Igreja, assembléia tb... onde o meu pastor não estava satisfeito com as normas estão estabelecidas pelo pastor presidente e deixava isso bem claro para alguns membros com que ele sentia mais afinidade. Eu fazia párte deste grupo, tanto que cheguei mesmo com outro irmão a procurar um lugar onde ele pudesse manejar bem a Palavra de Deus... como sentia que deveria de ser: já ciente que a maioria dos membros iria com ele, e estava a nosso favor.
Até que um dia... um irmão na fé me disse, (e eu senti ser algo de Deus para mim) : porque ficou no meu coração, na minha mente a frase que ele me disse, que foi: "Cuidado, vigia, porque vc pode estar em espírito de rebeldia".
Então realmente me veio esse entendimento... porque o pastor, que era o meu pastor no momento, não chegou para o pastor presidente e abriu o verbo... dizendo exatamente o que naõ aceitava... mostrando que tinha base Bíblica pra isso? caso o pastor presidente relutasse, ele então que abrisse mão de ser pastor de tal denominação, alegando que estava ali para pregara as boas novas e não para compactuar com seitas e heresias.
E Deus com certeza o iria honrar.
Desisti erntão de fazer parte deste "movimento".
Postar um comentário