Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 16 de novembro de 2008

EDNEY SOUZA - O INTERNEY SEM FÉ?

O Valmir (E agora? Como viveremos?, UBE) informou que recentemente entrou em contato com Edney Sousa, responsável pela organização do Campus Blog, solicitando a inclusão de um painel com o tema "blogueiros evangélicos", ou sobre religião, pois, pelas próprias palavras do Edney o objetivo do Campus Blog é apresentar todos os segmentos da blogosfera tupiniquim. A resposta foi uma recusa. Contradizente e polido, afirmou que “blogueiros evangélicos” é um tema parcial e passou a sugestão contactar “outras vertentes”. Ou seja, ele faz parecer entender que os blogueiros evangélicos são muito parciais em suas opiniões, ignorando que os demais blogueiros, em suas opiniões sobre os mais diversos assuntos que encampam também são.

Edney é apontado pela grande mídia como o alguém que desbrava a internet na esfera dos blogs brasileiros. Ele é apresentado por essa mídia como o bam-bam-bam... Ao mesmo tempo que, com o velho cacoete cultural daquela descrição estereotipada, a mesma mídia apresenta quem exerce fé cristã na linha reformada, os protestantes, como pessoas idiotas. Enquanto o Edney é mimado, nós, evangélicos, somos "escadas", servimos de ferramentas para alavancar os números dos índices de ibope nas televisões e rádios, promovemos o aumento das tiragens de jornais e revistas sendo achincalhados desde o centro até os quatro pontos cardeais de nosso País.

Na minha opinião, como cristãos evangélicos, mesmo que estejamos sendo usados dessa maneira tão negativa pela imprensa, a situação está melhorando dia após dia. No passado a mídia batia, hoje parte dela ainda bate, mas também assopra. A mídia percebeu que somos consumidores, viu que além do poder aquisitivo temos nossa voz ativa. Isto acontece porque crescemos em número populacional, nos organizamos e pontuamos presença no Poder Político, chegamos aos rádios e televisões como donos ,e existem blogs brasileiros - separados totalmente - das instituições corporativas da sociedade.

Acredito que a ala de blogueiros evangélicos é a ala que mais se assemelha aos blogs da América do Norte e Europa. Apesar de não conhecer dados de pesquisas mostrando que os blogueiros brasileiros são ou não são fortes formadores de opinião, vejo que entre os crentes existe maior semelhança na questão da independência editorial. Os blogs com temáticas religiosas possuem suas pautas desligadas da responsabilidade de responder aos interesses da elite da imprensa ou da sociedade em geral. É uma característica importante!

As grandes corporações de imprensa têm tentado embarcar no movimento-blog. Entendo que os blogs corporativos são apenas meros sofismas. Os chefes de redações das grandes corporações da imprensa contratam colunistas e dizem para eles assim: "Quero uma coluna diária sua, e quero que ela tenha formato de blog; as reuniões de pautas para ser decidido o que eu quero que escreva são às quintas-feiras, às 15 horas, não deixe de comparecer".

A essência do blog é a plena liberdade de expressão de quem escreve. É a certeza do leitor que está lendo o conteúdo de um autor que diz algo sem estar preso aos interesses das corporações. É o frescor de um artigo desprendido das convenções corporativas , desligado das elites que sempre quiseram e ditaram normas para a sociedade.

Sou partidário da idéia de que quando alguém escreve usando o formato de blog, estando preso ao elo do salário, recebe dinheiro para escrever, não podemos classificar a tal pessoa como blogueira. É uma colunista, é um profissional da imprensa. Por favor, não pensem que eu esteja desdenhando a profissão de jornalista (admiro e acompanho vários internautas que escrevem colunas em blogs). Apenas coloco pingos nos is.

O Edney começou com espírito de blogueiro, não consigo perceber se ainda continua com o mesmo ideal do início. Não sei se ele trocou artigos por salários, mas a impressão que eu tive, ao saber da resposta negativa dele referente à solicitação do Valmir para que o blog União de Blogueiros Evangélicos tivesse seu link no Campus Blog, é que negocia artigos por alguns minutos de fama. Só isto faz compreensível sua atitude contraditória.


Boa sorte para ele!

E.A.G.

2 comentários:

Edney Souza disse...

Eliseu, vcs estão deturpando minha resposta - não neguei, apenas sugeri fazer um encontro ecumênico, simplesmente pq o Campus Party não pode favorecer uma determinada religião assim como não pode favorecer determinado partido político ou interesses privados em detrimento dos livres.

Segue minha resposta para ele na íntegra, onde vcs podem notar que inclusive deixei as portas abertas:

"Olá Valmir,

Uma das preocupações de cada painel é trazer um conjunto de participantes com diferentes pontos de vista e opinião, para um painel envolvendo o tema religião funcionar de forma democrática seriam necessários integrantes de diferentes religiões discutindo aspectos em comum como a forma de divulgar, fidelizar, organizar etc...

Se você conhecer outras organizações ficaria muito grato de promover um encontro ecumênico.

Mas independente da existência desse painel em específico gostaria muito de ver integrantes da UBE interagindo com as demais "blogosferas" com certeza os tema tratados podem ajudar os blogs cristãos a crescerem na rede.

[]´s"

Eliseu Antonio Gomes disse...

Edney

Fico contente em saber que não houve recusa. Espero que as conversas entre você e o Valmir continuem e haja progresso. O consenso levará ao proveito de ambos os lados.

O blog UBE está reunindo evangélicos de maneira interdenominacional. Ali estão assembleianos, batistas, presbiterianos, iurdianos, e outros.

Você sabe, internautas, através dos blogs, têm oportunidade de conhecer os protestantes pelos próprios protestantes.

A melhor maneira de procurar e encontrar respostas seguras é dirigir-se às fontes. E o meio mais ágil para isso, nesta era da informática, é o blog.

Abraço.