Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

O SENTIDO ETIMOLÓGICO DO TERMO VAIDADE

“Vaidade de vaidades! - diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade” (Eclesiastes 1.2).
.
No senso coletivo de hoje em dia o substantivo feminino vaidade é entendido como o desejo e os atos imoderados para ganhar a admiração de outros. Mas teologicamente o significado de vaidade é mais que isso. É: ilusão, vazio, futilidade, frustração, inanidade, insignificância, contra-senso; o que é de pouca duração, sem valor e sem sentido.
.
Literalmente, Eclesiastes 1.2 é “sopro dos sopros”. E esse sopro abrange o que os sentidos humanos experimentam com o paladar, a visão, audição, tato e olfato.
.
No idioma hebraico vaidade é hãvel, que significa além de sopro, vapor, bolha, qualquer coisa invisível que logo desaparece. Esta idéia de não ter substância real aplica-se aos ídolos (Jeremias 51.18) e aos que o adoram (Isaias 44.9). Igualmente são as proclamações dos falsos profetas (Ezequiel 13.1-23) e até as melhores virtudes humanas quando comparadas com a retidão de Deus e a Sua Palavra (Salmo 39.5; 62.9).
.
“Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente” – Isaias 40.8.
.
“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor, que aparece por um pouco e depois se desvanece” – Tiago 4.14.
.
A vida é curta, por mais que vivamos. Não adianta fazer planos se esquecemos de incluir Deus e a Sua Palavra neles. Porque é a Palavra que dura para sempre enquanto o ser humano e a criação passam. Por causa disso se não nos ocupamos vivendo e escolhendo construir e realizar, ou fazer parte, de planos que estão de acordo com a vontade do Criador, então, nossos feitos serão todos inúteis - vaidades!
.
A opinião humana varia, mas a Palavra de Deus não muda. Somente com a eterna e imutável Palavra do Senhor encontramos soluções definitivas para os nossos problemas e necessidades, apesar de tudo o que a Humanidade pensar.
.
É opção inteligente viver o presente e planejar o futuro de acordo com as Escrituras Sagradas como regra de conduta e fé. Quem assim o faz terá paz e alegria no porvir, ao lado de Cristo e de Deus, o Criador.
...
E.A.G.

Um comentário:

Luiz disse...

Ótimo conteúdo, parabéns, Deus te abençoe.