Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 29 de março de 2017

Três observações sobre reuniões de culto a Deus


Por Eliseu Antonio Gomes

O aspecto do culto pentecostal. O crente pentecostal deve ir à igreja com a intenção de participar do culto, não meramente assistir. Durante a reunião, cada um dos presentes deve compartilhar seus talentos e dons uns com os outros, de maneira ordeira e decente, para que haja edificação e glória a Deus. Uns devem usar o talento do canto e louvar cantando, outros devem pregar ministrando mensagens cristocêntricas, outros podem transmitir a mensagem do Senhor por meio do dom de profecia, outros se deixar usar pelo Espírito com dons de curar. Entendo que isso é o culto pentecostal. Quem já participou de um culto assim?

Pregadores ao estilo Demas e ao estilo Timóteo. Infelizmente, muitos obreiros que usam o microfone nas igrejas têm disposição mais parecida com a de Demas (2 Timóteo 4.10), do que com a disposição de Timóteo (1 Tessalonicenses 3.2).

O comportamento destes Demas do século 21 é pior do que o de Demas contemporâneo do apóstolo Paulo. O Demas do passado afastou-se da obra fisicamente. Mas, nos dias atuais é numerosa a turma de pregadores ao estilo Demas que estão de corpo presente nos cultos e ao mesmo tempo com o coração vazio de espiritualidade, pois a mente deles está focada nas distrações desta vida passageira. E o resultado da distração é a falta de consagração, falta de meditação na Palavra de Deus, falta de oração e busca de mensagens ungidas para entregar à membresia da Igreja.

Pregadores distraídos com as coisas dessa vida são comparáveis às “nuvens sem água”, descrição contida em Judas 1.12!

A decepção do crente é a mesma do agricultor. Assim como o crente aguarda a mensagem de Deus que não é entregue quando o pregador ocupa alguns preciosos minutos do culto ao microfone sem falar a Palavra de Deus, o lavrador olha a nuvem no céu e espera que traga-lhe a água que irrigará sua lavoura. Se a nuvem não se transforma em chuva e se o pregador não entrega a mensagem da parte de Deus o resultado é tristeza, decepção, a continuidade da carência. Não tenho nada contra o descanso e lazer do pregador, quando em tempo oportuno. O erro de pregadores ao estilo Demas é trocar a responsabilidade ministerial pelas alegrias passageiras. Quem quiser usar o púlpito como preletor, que seja ao estilo Timóteo.

O dom de profecia. É muito bom orar em secreto e receber uma resposta pública de Deus, por meio do dom de profecia, durante o culto. Fui privilegiado por Deus desta maneira algumas vezes. Ele é misericordioso, sei que não mereço esta atenção divina sobre mim. Aliás, ninguém merece os favores do Senhor!

E.A.G.

2 comentários:

Unknown disse...

Bora nos consagrar e deixar Deus nos usar e não usar Deus!

Abração Guerreiro!

Anônimo disse...

Pr. Alecs aqui... oh Glória!!!