Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 29 de março de 2017

Três observações sobre reuniões de culto a Deus


Por Eliseu Antonio Gomes

O aspecto do culto pentecostal. O crente pentecostal deve ir à igreja com a intenção de participar do culto, não meramente assistir. Durante a reunião, cada um dos presentes deve compartilhar seus talentos e dons uns com os outros, de maneira ordeira e decente, para que haja edificação e glória a Deus. Uns devem usar o talento do canto e louvar cantando, outros devem pregar ministrando mensagens cristocêntricas, outros podem transmitir a mensagem do Senhor por meio do dom de profecia, outros se deixar usar pelo Espírito com dons de curar. Entendo que isso é o culto pentecostal. Quem já participou de um culto assim?

Pregadores ao estilo Demas e ao estilo Timóteo. Infelizmente, muitos obreiros que usam o microfone nas igrejas têm disposição mais parecida com a de Demas (2 Timóteo 4.10), do que com a disposição de Timóteo (1 Tessalonicenses 3.2).

O comportamento destes Demas do século 21 é pior do que o de Demas contemporâneo do apóstolo Paulo. O Demas do passado afastou-se da obra fisicamente. Mas, nos dias atuais é numerosa a turma de pregadores ao estilo Demas que estão de corpo presente nos cultos e ao mesmo tempo com o coração vazio de espiritualidade, pois a mente deles está focada nas distrações desta vida passageira. E o resultado da distração é a falta de consagração, falta de meditação na Palavra de Deus, falta de oração e busca de mensagens ungidas para entregar à membresia da Igreja.

Pregadores distraídos com as coisas dessa vida são comparáveis às “nuvens sem água”, descrição contida em Judas 1.12!

A decepção do crente é a mesma do agricultor. Assim como o crente aguarda a mensagem de Deus que não é entregue quando o pregador ocupa alguns preciosos minutos do culto ao microfone sem falar a Palavra de Deus, o lavrador olha a nuvem no céu e espera que traga-lhe a água que irrigará sua lavoura. Se a nuvem não se transforma em chuva e se o pregador não entrega a mensagem da parte de Deus o resultado é tristeza, decepção, a continuidade da carência. Não tenho nada contra o descanso e lazer do pregador, quando em tempo oportuno. O erro de pregadores ao estilo Demas é trocar a responsabilidade ministerial pelas alegrias passageiras. Quem quiser usar o púlpito como preletor, que seja ao estilo Timóteo.

O dom de profecia. É muito bom orar em secreto e receber uma resposta pública de Deus, por meio do dom de profecia, durante o culto. Fui privilegiado por Deus desta maneira algumas vezes. Ele é misericordioso, sei que não mereço esta atenção divina sobre mim. Aliás, ninguém merece os favores do Senhor!

E.A.G.

2 comentários:

Diana Cristina disse...

Bora nos consagrar e deixar Deus nos usar e não usar Deus!

Abração Guerreiro!

Anônimo disse...

Pr. Alecs aqui... oh Glória!!!

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.