Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

O poder de destruir e edificar o lar (parte 2 de 3)



Por Rosana Beda

A Palavra de Deus nos ensina a agir segundo a sabedoria divina, desprezando a sabedoria mundana, diabólica (Tiago 3.13-18), bem como a conquistar um caráter cristão, tendo o fruto do Espírito (Gálatas 5.22). Essas orientações valem para todos nós. Sozinho, ninguém consegue tais proezas. Temos um Ajudador. A diferença está em quem de nós O busca e quem O apaga pouco a pouco em sua rotina.

Lembremos que antes de sermos eficazes como pais, nós temos que sê-lo como filhos, cônjuges, irmãos, amigos e cristãos. Uma mãe precisa do apoio do esposo, como pai de seu filho, como seu companheiro, para que consiga desempenhar com eficácia seus afazeres e ideias pela família. Muitas vezes, as opiniões divergem e é necessário que o caráter cristão fale mais alto para renunciar às próprias vontades em prol da vontade divina. Deus honra a mulher que é submissa. Essa atitude, portanto, não faz dela menor, muito pelo contrário, O Senhor é contra todo tipo de rebeldia, mas deleita-se na obediência.

São as suas escolhas, renúncias e decisões que vão formar os valores familiares deste novo grupo de indivíduos; que vão construir ou demolir a casa. O comportamento de cada um vai influenciar a vida de outros simultaneamente, por isso, é imprescindível que cada membro da família tenha em mente primeiro os valores comuns, familiares, as normas internas de convivência e solidariedade entre si para sustentabilidade de uma família sadia. Seus filhos aprenderão com seu exemplo, mas do que com suas palavras.

Em Provérbios 14.1, observamos a tamanha responsabilidade da mulher. A mãe é o membro de maior influência no grupo, e é neste sentido que a Palavra de Deus afirma que está em suas mãos a capacidade de edificar ou destruir.

É claro que não é fácil, mas é possível e muito recompensador. Afinal, quem diz isso é o mesmo que quer ajudar a cada mulher a ser sábia, a ter um lar de amor, onde não falta cooperação, paciência, solidariedade e união.

Rosana Beda Francisco é membro da AD Belenzinho (SP), professora de Escola Dominical, publicitária, jornalista e palestrante na área da família.

Artigo em três partes:
O poder de destruir e edificar o lar (parte 1)
O poder de destruir e edificar o lar (parte 2)
O poder de destruir e edificar o lar (parte 3)

Rosana Beda Franncisco é membro da AD Belenzinho (SP), professora de Escola Dominical, publicitária na área da família.
Fonte: Mensageiro da Paz, ano 85, nº 1556, janeiro 2015, encarte Caderno Família - página 1, Bangu, Rio de Janeiro/RJ (CPAD).

2 comentários:

Andreia Alves disse...

Boa noite graça e paz Eliseu!
Edificar o lar não é uma tarefa fácil, porém se estamos firmes na rocha que é Cristo conseguimos com a ajuda Dele porque é por Ele e para Ele todas as coisas!


Boa noite!

http://filhosdofogoo.blogspot.com.br/

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Andreia.

Concordo plenamente com você. Não é fácil, mas também não é impossível administrar o lar, pois Deus ajuda, afinal Ele é o maior interessado na felicidade da família.

Deus continue abençoando você.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.