Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sábado, 20 de agosto de 2016

A evangelização dos grupos religiosos

A evangelização dos grupos religiosos
Eliseu Antonio Gomes

Evangelizando grupos religiosos

Um fenômeno que nos traz espanto é o crescimento exponencial da religião num mundo em que a Ciência e a Tecnologia avançam drasticamente. Ora, o sentimento religioso é um elemento intrínseco ao ser humano e, por isso, não sobreviveu nem sobreviverá a concepção de um homem ideal arreligioso. A natureza religiosa do ser humano é inerente à constituição da própria natureza. Ainda que o seu objeto de contemplação seja de natureza material, mas o sentimento, a necessidade e a consciência da existência de algo maior que o ser humano está no âmago do pensamento do homem moderno.

Neste contexto, a Igreja de Cristo se coloca à disposição da sociedade para levar esperança e respostas às pessoas que peregrinam esta existência por descobrir o sentido da vida. Até ocorrer o encontro com Cristo, é comum ouvirmos de irmãos o caminho que trilhou por outras religiões até encontrar a pessoa de Jesus e desfrutar do seu amor e da sua paz. Embora não seja muito comum falarmos falarmos, mas a verdade que muitas religiões escravizam e esmagam a consciência e a liberdade da pessoa humana neste aspecto, o cristianismo não está salvo, pois a história mostra que houve tempos sombrios, onde se perseguiu e matou em nome de Deus.

Preciosos cuidados à evangelização de grupos religiosos

1. Tratar a religião do outro com o devido respeito.

Nosso Senhor não tratou a mulher samaritana de maneira grosseira, nem deixou de atender o clamor da mulher siro-finícia. Ambas as mulheres, provavelmente, adoravam outros deuses e praticavam uma religião que, do ponto de vista das Escrituras, não dignificavam o ser humano. Mas com todo carinho e amor, Cristo Jesus se pôs a falar com essas mulheres de maneira respeitosa e amorosa.

2. Não detratar a religião alheia.

Não é fazendo "guerra santa" que pessoas crerão no Senhor. É constrangedor quando sabemos de casos de casos de completa falta de sabedoria e bom senso, em que o anunciante da Palavra põe-se a agredir a religião alheia. É importante ressaltar que, da mesma forma que nos sentiríamos ultrajados se alguém entrasse em nosso prédio e quebrasse o púlpito à machadadas, igualmente o mesmo sentimento se passa na mente e no coração do adepto de determinada religião em que vê o seu símbolo sendo maltratado. A atitude de "guerra" e agressividade nada tem a ver com o nosso Senhor e o seu método de propagar o Evangelho e o Reino de Deus.

Mais reflexões importantes

• Quais os principais mitos sobre a religião?  

Todas as religiões são boas, todas as religiões levam a Deus e nenhuma religião é verdadeira.

• Como falar de Deus aos católicos?

Em sua evangelização, não ofenda Maria, nem os santos venerados por eles. Evite apontar a igreja evangélica como superior à católica. Antes, exponha-lhes Jesus como o caminho, a verdade e a vida (João 14.6).

• Como falar de Cristo aos espíritas e adeptos dos cultos afros? 

Na evangelização dos espíritas e adeptos dos cultos afros, evite toda e qualquer discussão. Mas, com amor e sabedoria, convença-os, pela Bíblia, de que aos homens está ordenado morrerem uma única vez, e que o sacrifício de Jesus Cristo é suficiente para levar-nos ao Pai.

• Como evangelizar os muçulmanos?

Na evangelização dos muçulmanos, não ofenda Maomé. Todavia, não deixe de proclamar-lhes a supremacia de Cristo na salvação de todos os que creem (Romanos 1.16).

• Por que é urgente falar de Cristo aos desviados? Porque Jesus os ama e Ele pode voltar a qualquer momento.

Conclusão

Falar de Cristo aos religiosos não é tarefa simples, mas necessária e urgente. Por essa razão, prepare-se adequadamente visando alcançar os grupos mencionados e, também, outros, dentro e fora dos país. Ninguém pode ser esquecido em nossas ações missionárias e evangelísticas.

E.A.G.

Este artigo está composto de textos extraídos das seguintes publicações:
Lições Bíblicas - Professor; O Desafio da Evangelização: obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura - Professor - Claudionor de Andrade, página 60; 3º trimestre de 2016, Bangu, Rio de Janeiro - RJ (CPAD).
Ensinador Cristão, página 40; Bangu, Rio de Janeiro - RJ (CPAD). 

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.