Research | Pesquisar artigos de Belverede

Carregando...

Select the language

terça-feira, 12 de julho de 2016

Mulheres pastoras, apenas uma heresia para a concepção de alguns machistas de plantão?


Quando Paulo usa o termo masculino para falar sobre pastores na obra, sem mencionar o cargo reservado para as mulheres, é preciso expandir a visão de leitor da Bíblia para o de um estudioso da história, analisar a cultura em que o apóstolo vivia. E qual era a situação a ser ponderada? Os judeus jamais aceitariam uma mulher liderando na igreja. Naquele tempo tal indicação ao ministério seria uma pedra de tropeço, como foi a discussão sobre comer carne sacrificada aos ídolos.
Arte: pastora cuidando de seu rebanho. Artista: Julien Dupre. 

Na postagem publicada ontem por mim (Caso Bianca Toledo...), recebi visitas comentadas. Uma delas tem o seguinte conteúdo, ipsis leteris:

"A verdade: Nao existem fundamentos biblico,para separação de mulheres ao ministério pastoral! Isto pertence só aos homens,e quem quiser que vá questionar com o soberano Deus!Deus nunca chamou mulheres para exercer este oficio!"

Nunca pretendi tomar partido com ênfase neste assunto, sempre fiquei na posição de observador, mas neste momento penso ser importante colocar meu ponto de vista na superfície deste tema.

Creio que não é uma credencial de igreja que faz alguém ser pastor. Vemos muitas pessoas por aí com a carteira, mas sem nenhuma característica para pastorear, inclusive até atrapalham os que são pastores de fato. Também, observamos muitas pessoas sem credencial, porém, fazendo ótimo trabalho pastoral, pois é uma característica que nasceu com elas, o pastorado flui nas ações delas com naturalidade, sem qualquer esforço. E entre esse pessoal “sem crachá”, há muitas mulheres trabalhando para o Senhor. Algumas igrejas reconhecem essa gente e os honra, mas outras não.

Eis minha resposta, com retoques:

Caro (a) Anônimo / Anônima.

Por favor, declare-se, não seja uma pessoa tímida. Ao expor sua identidade a sua argumentação terá mais peso de importância. Documento sem assinatura não tem legalidade, é como qualquer outro papel, pode ser queimado, rasgado, jogado no cesto de lixo e ninguém sentirá falta dele.

Quanto ao que disse: Deus chama homens para pastorear? Em qual texto bíblico você se baseou? Qual é o seu contexto? 

Convite para meditar em 1 Timóteo 3.1:

"Esta é uma palavra" fiel..."
Acredite nesta instrução de Paulo, pois este ensino é a mais pura verdade.

"...se..."
É uma conjunção que significa "na hipótese de..."; "no caso de...". Não se trata de uma ordem.

• "...alguém..." 
Um ou uma; algum ou alguma; pessoa; ser. Não especifica o gênero masculino ou feminino.

• "...deseja o episcopado..."
Em outras palavras: a pessoa que queira exercer o ofício pastoral.

"...excelente obra deseja. 
Entendeu?

Para contextualizar, vamos ao Antigo Testamento, meditar sobre chamadas ministeriais.

"E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos" - Zacarias 4.6.

Esta mensagem é endereçada ao primeiro governador de Judá após o cativeiro de judeus na Babilônia. Zorobabel liderou a reconstrução do templo ao lado de Josua, um profeta. Zorobabel é citado nas duas genealogias de Jesus Cristo (Mateus 1.12-13; Lucas 3.27); está apresentado na tipologia de Ageu (2.23), como o protótipo do próprio Jesus Cristo.

Ora, o que a mensagem entregue pelo anjo a Zacarias, com a incumbência de repassar para Zorobabel, nos diz? Não diz que é uma ordenança e "ai" que quem desobedecer a chamada, não afirma que uns são chamados e outros rejeitados a servir, por questão de ser homem ou mulher, ser feio ou bonito, negro ou branco, rico ou pobre. Não há especificação de pessoa quanto ao seu exterior, apenas ao interior, a chamada aponta ao coração: "quem deseja o episcopado / pastorado, excelente obra deseja"! Fala que o serviço a Deus deve ser voluntário!

Quando Paulo usa o termo masculino para ensinar sobre pastores na obra, não menciona o cargo reservado para as mulheres. Apesar disso, é preciso expandir a visão de leitor da Bíblia para o de um estudioso da história, analisar a cultura em que o apóstolo vivia. E qual era a situação a ser ponderada? Os judeus jamais aceitariam uma mulher liderando na igreja. Naquele tempo tal indicação ao ministério seria uma pedra de tropeço, como foi a discussão sobre comer carne sacrificada aos ídolos. 

Como líder, Paulo não deveria polemizar, apenas manter a paz coletiva.  "Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns" - 1 Coríntios 9.22. 

Vamos parafrasear Romanos 14.1-2? 

Texto original: "Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes."

Minha paráfrase, versículo 2: porque um crê que mulheres podem pastorear igrejas, e outro, que é fraco , acredita que só homens podem ser pastores. 

Enfim, me despeço com a paz do Senhor. Divergimos em algumas coisas, mas não na parte fundamental, que é a crença em Jesus como Senhor e Salvador. 

Deus continue abençoando você.

E.A.G.

4 comentários:

Pb. José Roberto da Rocha disse...

Pra começo de conversa,estais mentindo qd falas que não Me indentifiquei!E não adianta colocar esta foto no post, querendo enganar aos incautos!O texto que usaste para apoiar esta heresia,não te dar respaldo nenhum,para a mesma seja aceita! E este negocio de cultura e pura Balela,pq o meu Deus nao estar preso a ela,Jesus passou a noite toda orando e escolheu doze machos,para serem seus discípulos(ah,já sei,o falso Jesus que VC serve teve medo de chocar a cultura da época!) Eu glorifico a Deus,pelo seu machismo!Qd Judas morreu e que precisou de alguem para o substituir,pq sera que os apóstolos não colocaram a irma Maria en seu lugar(afinal era a mae do dono da igreja! Já sei tiveram medo da enfrentar a cultura da época!Estoria pra boi dormi! Mulher não foi criados para liderar e sim ajudar

Pb Luís Oliveira IEAD disse...

A paz do Senhor meu amado irmão em Cristo.

Assuntos bíblicos são uma fonte inesgotável para que se discorra na mais perfeita paz, sem mortos e feridos.

Quanto a questão em que o irmão discorre, está muito além do óbvio, pois a figura do pastor nos leva a vermos as condições dos quais exerciam a sua lida nas mais difíceis condições das épocas de então.

Como Davi, tivera que lutar com leões e ursos para defender às suas ovelhas (hoje demônios graduados em ferocidade), assim como exemplarmente foi Abrão, depois Moisés; conquanto, em nada somos contra (machões) para que o sexo dito frágil exerça o ministério.

No entanto, a luta, o embate contra às trevas, onde em muitas oportunidades há que se usar a disposição física no confronto contra às trevas. Claro que sabemos que as coisas não são pela força e nem pela violência.

Os exemplos com estas condições são aos milhares, onde na grande maioria dos casos teve-se que chamar um obreiro para ajudar e realizar esta difícil tarefa.

No outro sentido (o Bíblico de I Timóteo 3), nos diz que "CONVÉM QUE O BISPO SEJA MARIDO DE UMA MULHER"; e isto direciona ao sexo masculino esta difícil obra.

Em Efésios 5:

Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Efésios 5:23,24

A COMPARAÇÃO É NOTÓRIA E NÃO HÁ DÚVIDAS NENHUMA QUANTO:

Jesus é o cabeça da igreja; ASSIM COMO O HOMEM É O CABEÇA DA MULHER.

VEJAMOS BEM:

As figuras de Cristo como esposo, é a mesma figura do homem como esposo.

A figura da igreja como ESPOSA, é a mesma figura DA MULHER COMO IGREJA.

A IGREJA DO SENHOR JESUS CRISTO É DIRIGIDA PELO ESPOSO; e isto é cabal e sem CONTESTAÇÃO.

Dai entende-se claramente que o pastorado está nas mãos dos homens, com o auxílio de suas queridas esposas; POIS, COMO CRISTO AMOU A SUA IGREJA, ASSIM TAMBÉM DEVEM OS MARIDOS AMAREM ÀS SUAS ESPOSAS.

Gratos pela oportunidade.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro José.

1) “Pra começo de conversa,estais mentindo qd falas que não Me indentifiquei!”

Nesta postagem de agora, vejo nome e sobrenome, porém em outra, datada em 11/07/2016, Não existe identificação. Caso não seja você ali, então, não foi para você que eu me dirigi pedindo que se identificasse.

2) “E não adianta colocar esta foto no post, querendo enganar aos incautos!”

Querido, apenas ilustrei o texto, colocando nele as pinceladas de um artista francês. O objetivo da ilustração tem critérios de SEO (Search Engine Optimization / otimização para mecanismos de busca). Visa a potencialização e melhoria da visualização do artigo e melhor posicionamento do blog nos resultados de pesquisas dos internautas.

Quanto a ofender os leitores chamando-os de incautos, que Deus o perdoe.

Não considero que seja gente simplória ou descuidada quem lê as coisas que eu publico. Eu acredito, e incentivo, que todas elas consultem a Bíblia nas referências que coloco em meus textos. A Bíblia explica a Bíblica, é o que me basta!

3) “O texto que usaste para apoiar esta heresia,não te dar respaldo nenhum,para a mesma seja aceita!”

É a sua opinião, amigo. Respeitada e também refutada por mim em outra participação sua, no artigo.

4) “E este negocio de cultura e pura Balela,pq o meu Deus nao estar preso a ela,Jesus passou a noite toda orando e escolheu doze machos,para serem seus discípulos(ah,já sei,o falso Jesus que VC serve teve medo de chocar a cultura da época!) Eu glorifico a Deus,pelo seu machismo!”

Amado, Deus se manifesta pela Palavra.

Ao criar o ser humano, deu-lhe a capacidade de construir e viver em sociedade, na qual coletivamente, agrega conhecimento, crenças, arte, moral, lei e hábitos. Deus não está preso neste conjunto de acepções antropológicas, que chamamos de Cultura. E assim enviou Jesus para através delas abrir acesso à salvação.

Jesus não teve medo de enfrentar os conceitos sociais de sua época. O fato dEle ter escolhido doze discípulos é algo a ser estudado com calma. (Porém, que fique claro que estes “doze machos” (para usar sua expressão) fugiram para longe quando Ele foi preso – Judas enforcou-se; Pedro o negou; João afastou-se, mas voltou acompanhado de Maria e outras mulheres) e só as mulheres foram ao túmulo visando cuidar de seu corpo sepultado, e por este motivo foram elas que proclamaram a ressurreição de Filho de Deus.

5) “Qd Judas morreu e que precisou de alguem para o substituir,pq sera que os apóstolos não colocaram a irma Maria en seu lugar(afinal era a mae do dono da igreja! Já sei tiveram medo da enfrentar a cultura da época!Estoria pra boi dormi!”

Amigo, boi não dorme ouvindo história...

Os apóstolos eram gente como a gente. Na sociedade judaica de sua época, eles fizeram o que estava ao alcance deles, da maneira que aprenderam. Muito provavelmente, o nome de Matias surgiu para cotação no sorteio porque o mesmo viu Jesus ressurreto no cenáculo. Mas note que após ser escolhido, não é mais citado na Bíblia.

6) “Mulher não foi criados para liderar e sim ajudar”

Você precisa embasar e posicionar biblicamente este pensamento com textos da Bíblia. Na Bíblia, lemos que a mulher é adjutora do homem apenas no ambiente matrimonial, isto é, auxiliadora do marido. E isto não a impede de exercer liderança na igreja ou emprego fora de casa. Ela é livre para sobressair liderando socialmente, pois a Bíblia não emite proibições quanto a isso.

__________

Enfim, é o fim das réplicas e tréplicas sobre o assunto. Você se fez entendido no modo de ver o assunto e eu creio que fiz o mesmo. Não precisamos gastar energia e tempo continuando neste tema. Não tenho tempo para debates prolongados e acredito que eles não são importantes.

Deus continue a abençoar você, irmão. Ore por mim, orarei por você.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Presbítero Luis.

Concordo quando diz que o assunto bíblico é "uma fonte inesgotável para que se discorra na mais perfeita paz". É claro que sempre "sem mortos e feridos", pois não estamos num campo de batalha de egos.

Quero dizer-lhe que para enfatizar seu ponto de argumentação sobre o ofício pastoral estar reservado só aos homens, mostra Deus e Cristo como figuras masculinas. Porém, não comentou que Deus, Cristo e o Espírito Santo também são retratados na Bíblia como figuras femininas.

É necessário deixar claro que a Divindade é incorpórea, não é macho e nem é fêmea. As descrições que lemos, descrevendo a Trindade, são apenas figuras de linguagem. As Escrituras representam Deus em linguagem antropomórfica, usa a linguagem figurada de parte do corpo humano ou de animais para descrevê-lo. Encontramos o modelo tanto para virtudes masculinas e femininas, porém, o gênero masculino prevalece: Senhor, Rei, Juiz, Pai, marido.

As figuras femininas que descrevem Deus, Jesus e o Espírito nas Escrituras, não sugerem que Deus, Jesus e o Espírito são personagens fêmeas. As figuras não têm o propósito de justificar a necessidade, do uso de “mãe” ou pronomes femininos para enfatizar a feminilidade ou ambivalência sexual da Divindade. E de igual maneira, os pronomes masculinos que encontramos na Bíblia, as referências para Deus, Jesus e o Espírito, não justificam afirmar que a Divindade seja macho.

Outra vez: Deus, Jesus e o Espírito não possuem corpo de homem e nem de mulher.

Vejamos alguns textos que apresentam a Trindade figurando no modo feminino:

• DEUS (como figura de uma mãe)

"Esqueceste-te da Rocha que te gerou... " - Deuteronômio 32.18; e em esquecimento puseste o Deus que te formou;

"Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna. Isaías 26.4.

"Por muito tempo me calei, estive em silêncio e me contive; mas agora darei gritos como a parturiente... " - Isaías 42.14.

• ESPÍRITO SANTO (como figura de uma mãe)

"...e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas" - Gênesis 1.2.

Este versículo, no original hebraico tem um sentido mais amplo do que a tradução de João Ferreira de Almeida. Espírito é Ruah, um substantivo feminino. O verbo "movia" (rãhaph) tem raiz primitiva em "chocar". Isto é, o texto ilustra o Espírito como uma ave-mãe chocando um ovo.

• JESUS CRISTO (como figura de mãe)

"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!" - Mateus 23.37.

Esta redação é um resumo do assunto, existe muito mais para ser mostrado, porém, entendendo que o que está mostrado já é o suficiente para que quem ler possa perceber a ideia a ser transmitida, termino aqui a explanação.

E.A.G.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Assuntos abordados / marcadores

.Vida Cristã .Artigo e Comentário .cosmovisão .Comportamento .Televisão .Devocional .Política .Vídeo .CPAD .Líderes e liderados .Blogosfera Evangélica .Lições Bíblicas .Atualidade .Pais e Filhos .Família .Louvores .Charge Tirinha Cartum e Gravura .Fé .Dinheiro .Mulher .Motivacional .Apologia Bíblica .Fruto do Espírito X Carne .Casamento .Sexualidade .Crente Politizado .Música .Silas Malafaia Pr .CGADB .Etimologia Bíblica .Frases & Imagens Impactantes .Prosperidade .Profetas .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Hermenêutica .Saúde .Livros e Leitores .Jovens .redes sociais .Conceitos e Preconceitos .Dupla Cidadania .Você sabia? .Bom humor .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Cinema .neopentecostais .Esporte .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Grupo de Colaboradores em Belverede .Antigo Testamento .Dica de Blogueiro .Personagens da Bíblia .Salmos .Introspecção .Marco Feliciano Pr .Pérolas .Sociedade Bíblica no Brasil .Verdades e Mentiras .Natal .Soteriologia .Ecologia .Aborto .Comunicado .óbito .Escatologia Bíblica .Internet .Samuel Câmara-Pr .pentecostalismo .Teologia .Gif .Ana Paula Valadão Bessa .[Fotos Belverede] .UBE .Novo Testamento .Questões (des)complicadas .RR Soares .Belverede .Daladier Lima .Missões .animal doméstico .Facebook .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Fanatismo .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Provérbios de Salomão .Quem sou eu? .Aline Barros .Crônicas e fábulas .Diante do Trono .Dízimos e ofertas .João Cruzue .Bíblia de Estudo .Billy Graham .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Editora Vida .Namoro .Poema e Poesia .Páscoa .Sermão do Monte .Guerra e Paz .Gênesis .Nani Azevedo .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Julio Severo .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Jeremias .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Postagem Factual .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Carta de Tiago .Geremias do Couto-Pr .Lília Paz .Homilética .Altair Germano - Pr .Educação .Fotos - Templos Evangélicos .rádio .André Valadão .Arlete Oliveira .Dia das Mães .Livros da Bíblia .Nova Versão Internacional .Randy Glasbergen .Sammis Reachers .Arqueologia Bíblica .Bem aventurança .Geografia Bíblica .Patmos Music .Priscila B Gomes .Rachel Sheherazade .animal selvagem .Angeologia .Banda Voz da Verdade .Carnaval .Editora Central Gospel .Thalles Roberto .Virada de Ano .Wilma Rejane .YouTube EBD / sumário .Cassiane .Editora Vida Nova .Editora Mundo Cristão .Ezequias Soares-Pr. .Jabes de Alencar - Pr. .LUCAS - O Evangelho escrito por Lucas .Opinião .Pesquisa .Prêmio Smilinguido .Crianças .Dia dos Pais .Exegese .Magno Malta .Martinho Lutero Carta de Paulo aos Filipenses .Botânica .Dia das Crianças .Islamismo .animal aquático .Cartas do Apocalípse .Charles Darwin .Fotos .Gutierres Siqueira .Insetos .Max Lucado .Shirley Carvalhaes X criacionismo versus darwinismo .A Bíblia Viva .Arminianismo .CONAMAD .Calvinismo .Cosmovisão Cristã .Eclesiologia .Eyshila .Fernanda Brum .Harpa Cristã .Jaime Kemp - missionário .Livro de Daniel .Lydia Moisés .Primavera .Twitter .Barack Obama .Donald Zolan .Editora Betânia .Marisa Lobo .Mulheres na Bíblia .Tania Guahyba .grafite .pássaros na Bíblia Charles Haddon Spurgeon .Dia dos Namorados .Edições Vida Nova .Josué Gonçalves - Pr. .Mensageiro da Paz .Paulo César Baruk .Reinaldo Azevedo .Soraya Moraes .Verão .Walter Brunelli - Pr. .teatro .Árvores da Bíblia .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Bruna Karla .Carla Ribas .Dia Internacional das Mulheres .Dia de Finados .Esdras Costa Bentho-Pr .Instagram .Livro de Jó .Michael W. Smith .Montes da Bíblia .Neiva Silva .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Outono .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Valdomiro Santiago - Apóstolo Yosef Nadarkhani .Albert Einstein .Antonio Gilberto - Pr .Cristina Mel .Cristologia .Dia da Mentira .Evangelho de Mateus .Flamir Ambrosio .Gediel Mendes .Gunnar Vingren .Jorge Tadeu Mudalen .João Ferreira de Almeida .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Morris Cerullo .Slide .Vanderleia M. Silva . A. W. Tozer . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Adhemar Campos .August Rodin .Bom dia .Claudionor de Andrade - pastor .Dia da Bíblia .Elaine de Jesus .Hillsong .Inverno .John Piper .Lea Wasiliew .Livro de Êxodo .Lucilene Batista de Brito Shirota .Nova Bíblia Viva .Política Brasileira .Rose Nascimento .Timidez e Ousadia .orai por Israel .publicidade WhatsApp .Alan Kardec .Apocalípse 16 .Bete Gomes .CPAD Music .Canon .Carta aos Romanos .Central Gospel Music .Daniel Berg .Danielle Cristina .David Quinlan .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora Hagnos .Eduardo Cunha .Enéas Tognini - Pr. .Genivaldo Tavares de Melo .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .João Alexandre .Livro de Jeremias .Livro de Rute .MK Music .Marcelo Santos .Martin Luther King .Nito [Rubens Eduardo] .Pena de Morte .Quarteto Harmonia Celeste .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Russel P. Shedd .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .2 Coríntios- Carta de Paulo .A Mensagem .Adolf Hitler .Alda Célia .Amizade .Andrea Fontes .Anita Malfatti .BLOG .Banda Catedral .CIMEB .CPAD News .Carta aos Gálatas .Cintia Kaneshigue .Dia do Professor .Dia do Trabalho .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora United Press .Edna Goetten .Elinaldo Renovato - pastor .Fecomex .Feliciano Amaral .Google Plus (G+) .Gutemberg - Johannes .Isaac Newton .Içami Tiba .Jairo Elin Gollmann-Ev .John Wesley .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Livro de Amós .Livro de Isaías .Livro de Malaquias .Lourival de Almeida - Pr .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quatro por Um .Raquel Melo .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Sociedade Bíblica Internacional .Sonia Hernades - bispa .Talita Pagliarin .Tradução King James Atualizada (KJA) .Victorino Silva .folhetos evangelísticos Graça Music Juliana Bezerra Gomes Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . .Introspecção . C. S. Lewis .1 Timóteo .2 Carta de Pedro .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Anderson Freire .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .Bezerra da Silva .Bill Gates .Boa noite .Boa tarde .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba .Caramuru Afonso .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta de Paulo aos Colossenses .Casamento em jugo desigual .Charles C. Ryrie .Ciclo das quatro estações .Claudio Duarte - pastor .Cleber Lucas .Comunidade Internacional da Zona Sul .Contos .Cristiano Santana .Curiosidades bíblicas .Danny Berrios .Dany Grace .Deigma Marques .Dia Nacional da Consciência Negra .Discopraise .Downloads .E-books .EBI .Editora Atos .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Eduardo Campos .Elienai Cabral - pastor .Escola Dominical .Estevan Hernandes - Apóstolo .Evangelho de João .Evangelho de Marcos .ExpoCristã. .Fernandinho .Ficção Evangélica .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Frederick K.C.Price .Geisa Iwamoto .Graça Editorial .Grupo Elo .Heber Sousa - pastor .Hebraico .Hieronymus Bock .História Mundial .Homenagem .Igreja Evangélica Indiana .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP .Jair Messias Bolsonaro .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .Jonas .Josias Botelho .José Wellington Bezerra da Costa Junior - pastor .José Wellington Costa Neto - pastor .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Literatura .Livro de Deuteronômio .Livro de Eclesiastes .Livro de Habacuque .Livro de Joel .Livro de Josué .Livro de Juízes .Livro de Miquéias .Livro de Números .Livro de Oséias .Livro do Apocalipse .Lições Bíblicas - Jovens .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Magno Paganelli .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marina Silva .Mario Teixeira .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Missões na Índia .Neemias .O Livro de Ageu .Oração .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil .Paul Wilbur .Pedofilia .Política Internacional .Profetas .Você sabia? .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rebanhão .Recursos .Ressurreição .Rob Bell .Rodolfo Abrantes .Ron Kenoly .Saudade .Snezhana Soosh .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .Wim Malgo .áudio Alberto Rezende - pastor Charles Studd Elizeu Martins - pastor futebol

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

O Direito Autoral de algumas imagens encontradas aqui não pertence ao Editor do blog. Esta situação se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.