Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 17 de junho de 2016

O Pentecoste

O Pentecoste. Por Tânia Guahyba.

O Pentecoste. Por Tânia Guahyba.


Por Tânia Guahyba

Pentecostes (em grego antigo: πεντηκοστή [ἡμέρα], pentekostē [hēmera], "o quinquagésimo [dia]") é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus

Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo.

Para os cristāos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é às vezes considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.

 Bem, tudo isto acima você pode ler na Wikipédia ou em qualquer livro de Teologia. O que nos importa é o que está na Bíblia:

"E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua." - Atos 2.1-6

 Vendo estas duas imagens me é possível fazer um paralelo (creio que no Espírito).

Todo aquele que se aproxima de Deus por obediência, por verdade, com sinceridade - nunca mais será o mesmo. A Bíblia diz que o rosto de Moisés brilhava tanto a ponto dos outros não conseguirem olhar para o seu rosto.

No Livro de Atos, aquelas pessoas estavam buscando ardentemente a promessa de Jesus e ela veio: o Espírito Santo desceu sobre ele de maneira sobrenatural (como no monte com Moisés) e todos falaram em outras línguas a ponto dos estrangeiros entenderem o que o ESPÍRITO SANTO estava lhes falando.

Foram edificados tanto os que receberam o Dom, como os que os que observavam.

Não vou entrar em detalhes, mas me corta o coração ver o que muitos têm feito com o DOM que o Senhor lhes deu... a Igreja está em crise, e crise de caráter é o que está afetando o carisma...

Fico imaginando que se eu , mera mortal pecadora, estou tão triste pelos rumos que alguns estão indo, imagino o Pai, o Filho e o Espírito Santo! E esta tristeza muitas vezes tem conseguido apagar o brilho do Espírito em nós.

Só peço uma coisa ao Senhor no dia de hoje - Pentecostes - aviva de novo o teu Espírito em mim, em nós. Ajuda-nos a continuar de pé até a Tua volta, Senhor. Tem misericórdia de nós!

Toda glória a Deus!

Nenhum comentário: