Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 1 de abril de 2016

A instituição da família

EBD-CPAD: Licões Bíblicas Jovens - Eu e minha casa orientações da Palavra de Deus para a família do século XXI. Reynaldo Odilo. 2 trimestre 2016. Lição 1: A-instituição da família
Por ocasião da criação do homem e da mulher, Deus criou a família e deseja que cada um de nós tenhamos uma vida familiar saudável. O cultivo da vida espiritual é fundamental dentro do lar. Cabe ao chefe da família conscientizar-se de seu papel espiritual como sacerdote, para que haja salvação dentro de sua casa (Êxodo 12.26, 27; Apocalipse 1.6).

O seio familiar é o ambiente que reúne pessoas com temperamentos e personalidades diferentes, com o objetivo de que a bênção idealizada pelo Criador não seja perdida. Sendo assim, é preciso que os membros da família cumpram os princípios estabelecidos pelo Senhor para serem plenamente abençoados (Efésios 5.22-33 e 6.1-4).

São eles:

• Norma para os maridos: amar a esposa (Efésios 5.27, 28);
• Norma para as esposas: honrar ao marido (Efésios 5.23, 24);
• Norma para os filhos: obedecer aos pais (Efésios 6.1, 2);
• Norma para os pais: não provocar os filhos deixando-os irados (Efésios 6.4).

A família tem sofrido diversos ataques por parte do inimigo, muito se tem falado sobre os problemas da família nos últimos anos. Declarações negativistas colocam a família à beira do precipício e é cada vez mais difícil encontrar meios de mantê-la estruturada. Porém, a despeito das ameaças, ela é e sempre será a célula mais importante de uma sociedade. Cremos na sua sustentação, pelo fato dela, acima de tudo, ser um ato de Deus confirmado por sua Palavra.

A família é ideia de Deus. "Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea" - Gênesis 2.18.

O trabalho criativo de Deus não estava completo até Ele fazer a mulher. Poderia tê-la formado do pós da terra, do mesmo modo que fez o homem. Mas preferiu formá-la da carne e dos ossos do homem. Assim, demonstrou que, no casamento, homem e mulher estão simbolicamente unidos em uma só carne.

A alusão à criação do homem no primeiro capítulo de Gênesis é geral, referindo-se à raça humana; no segundo, fala mais particularmente da formação de Adão "do pó da terra" (versículo 7), e de Eva de uma das costelas de Adão (versículo 21). É inútil querer descrever em detalhes como Adão foi formado do pó e Eva tirada dos lados dele, embora encontremos explicações mirabolantes de alguns que apresentam como entendidos sobre tão profundo evento criativo.

Família é lugar de salvação. "Mas contigo estabelecerei o meu pacto; entrarás na arca, tu e contigo teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos" - Gênesis 6.18-21.

Quando Deus disse "estabelecerei a minha aliança", fazia uma promessa ou pacto com seu povo, algo familiar nas Escrituras. Deus é a nossa salvação, e permanecemos a salvo através de nosso relacionamento com Ele.

Família é lugar de proteção. "Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado" - Gênesis 2.8.

A principal característica a ser destacada na vida de um cristão não pode ser o seu trabalho. O cristão não deve ser identificado através de sua área de atividade ou pela empresa em que atua, mas pelo seu compromisso de viver segundo a vontade de Deus. Não há uma pessoa que goste de ser taxada de acomodada. As pessoa que estão cada vez mais ocupadas e não conseguem encontrar tempo para aprofundar relacionamentos, aproveitar a companhia uns dos outros, divertir-se, apoiar-se e viver significativamente sua relação com os amigos e familiares. Muitos conflitos, familiares e externos, poderiam ser resolvidos e até evitados se a família passasse mais tempo reunida e usasse o momento de proximidade para aprofundar relacionamentos..

Família é um lugar de aprendizado. "Trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti' (...) 'e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus" - 2 Timóteo 1.5; 3.15.

A mãe e a avó de Timóteo, Eunice e Lóide, foram as primeiras cristãs convertidas na cidade de Listra, possivelmente através do ministério de Paulo (Atos 16.1). Elas transmitiram sua fé cristã a Timóteo, embora seu pai não fosse crente.

Para Timóteo, as "sagradas letras" eram os livros veterotestamentários, de Gênesis a Malaquias. O Antigo Testamento é importante porque aponta para Jesus Cristo. Ao mesmo tempo, a fé em Cristo torna a Bíblia inteira inteligível.

Família é lugar de crescimento. "Ora, o menino crescia, e se robustecia em espírito; e habitava nos desertos até o dia da sua manifestação a Israel" - Lucas 1.80.

Por que João viveu no deserto? Os profetas usavam o isolamento do deserto para crescer espiritualmente e centrar suas mensagens em Deus. Lá, João permaneceu separado do poder econômico e político de forma que poderia criticá-los. Também se afastou dos líderes religiosos hipócritas de sua época. A mensagem de João Batista era diferente; sua vida foi prova disto.

Conclusão

Por toda a Bíblia, Deus trata o casamento com seriedade, uma união especial e fabulosa. Se você é casado ou planeja se casar, precisa estar ciente que o objetivo do casamento é mais do que companheirismo, deve estar disposto a manter este compromisso que faz de você e se seu cônjuge um só.

Não esconda sua fé dos seus familiares, nossas famílias são campos férteis para o plantio das sementes das Boas Novas. Deixe que seus pais, filhos, cônjuge, irmãos e irmãs saibam de sua fé em Jesus, e certifique-se de que eles vejam o amor, o auxílio e a alegria de Cristo em sua vida.

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, páginas 8, 16, 1344, 1712, edição 2004, Rio de Janeiro (CPAD). 
Bíblia da Família - Estudos de Jayme e Judith Kemp, página 5, edição 2007, Barueri - SP (Sociedade Bíblica do Brasil).

Nenhum comentário: