Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sexta-feira, 1 de abril de 2016

A instituição da família

EBD-CPAD: Licões Bíblicas Jovens - Eu e minha casa orientações da Palavra de Deus para a família do século XXI. Reynaldo Odilo. 2 trimestre 2016. Lição 1: A-instituição da família
Por ocasião da criação do homem e da mulher, Deus criou a família e deseja que cada um de nós tenhamos uma vida familiar saudável. O cultivo da vida espiritual é fundamental dentro do lar. Cabe ao chefe da família conscientizar-se de seu papel espiritual como sacerdote, para que haja salvação dentro de sua casa (Êxodo 12.26, 27; Apocalipse 1.6).

O seio familiar é o ambiente que reúne pessoas com temperamentos e personalidades diferentes, com o objetivo de que a bênção idealizada pelo Criador não seja perdida. Sendo assim, é preciso que os membros da família cumpram os princípios estabelecidos pelo Senhor para serem plenamente abençoados (Efésios 5.22-33 e 6.1-4).

São eles:

• Norma para os maridos: amar a esposa (Efésios 5.27, 28);
• Norma para as esposas: honrar ao marido (Efésios 5.23, 24);
• Norma para os filhos: obedecer aos pais (Efésios 6.1, 2);
• Norma para os pais: não provocar os filhos deixando-os irados (Efésios 6.4).

A família tem sofrido diversos ataques por parte do inimigo, muito se tem falado sobre os problemas da família nos últimos anos. Declarações negativistas colocam a família à beira do precipício e é cada vez mais difícil encontrar meios de mantê-la estruturada. Porém, a despeito das ameaças, ela é e sempre será a célula mais importante de uma sociedade. Cremos na sua sustentação, pelo fato dela, acima de tudo, ser um ato de Deus confirmado por sua Palavra.

A família é ideia de Deus. "Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea" - Gênesis 2.18.

O trabalho criativo de Deus não estava completo até Ele fazer a mulher. Poderia tê-la formado do pós da terra, do mesmo modo que fez o homem. Mas preferiu formá-la da carne e dos ossos do homem. Assim, demonstrou que, no casamento, homem e mulher estão simbolicamente unidos em uma só carne.

A alusão à criação do homem no primeiro capítulo de Gênesis é geral, referindo-se à raça humana; no segundo, fala mais particularmente da formação de Adão "do pó da terra" (versículo 7), e de Eva de uma das costelas de Adão (versículo 21). É inútil querer descrever em detalhes como Adão foi formado do pó e Eva tirada dos lados dele, embora encontremos explicações mirabolantes de alguns que apresentam como entendidos sobre tão profundo evento criativo.

Família é lugar de salvação. "Mas contigo estabelecerei o meu pacto; entrarás na arca, tu e contigo teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos" - Gênesis 6.18-21.

Quando Deus disse "estabelecerei a minha aliança", fazia uma promessa ou pacto com seu povo, algo familiar nas Escrituras. Deus é a nossa salvação, e permanecemos a salvo através de nosso relacionamento com Ele.

Família é lugar de proteção. "Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado" - Gênesis 2.8.

A principal característica a ser destacada na vida de um cristão não pode ser o seu trabalho. O cristão não deve ser identificado através de sua área de atividade ou pela empresa em que atua, mas pelo seu compromisso de viver segundo a vontade de Deus. Não há uma pessoa que goste de ser taxada de acomodada. As pessoa que estão cada vez mais ocupadas e não conseguem encontrar tempo para aprofundar relacionamentos, aproveitar a companhia uns dos outros, divertir-se, apoiar-se e viver significativamente sua relação com os amigos e familiares. Muitos conflitos, familiares e externos, poderiam ser resolvidos e até evitados se a família passasse mais tempo reunida e usasse o momento de proximidade para aprofundar relacionamentos..

Família é um lugar de aprendizado. "Trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti' (...) 'e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus" - 2 Timóteo 1.5; 3.15.

A mãe e a avó de Timóteo, Eunice e Lóide, foram as primeiras cristãs convertidas na cidade de Listra, possivelmente através do ministério de Paulo (Atos 16.1). Elas transmitiram sua fé cristã a Timóteo, embora seu pai não fosse crente.

Para Timóteo, as "sagradas letras" eram os livros veterotestamentários, de Gênesis a Malaquias. O Antigo Testamento é importante porque aponta para Jesus Cristo. Ao mesmo tempo, a fé em Cristo torna a Bíblia inteira inteligível.

Família é lugar de crescimento. "Ora, o menino crescia, e se robustecia em espírito; e habitava nos desertos até o dia da sua manifestação a Israel" - Lucas 1.80.

Por que João viveu no deserto? Os profetas usavam o isolamento do deserto para crescer espiritualmente e centrar suas mensagens em Deus. Lá, João permaneceu separado do poder econômico e político de forma que poderia criticá-los. Também se afastou dos líderes religiosos hipócritas de sua época. A mensagem de João Batista era diferente; sua vida foi prova disto.

Conclusão

Por toda a Bíblia, Deus trata o casamento com seriedade, uma união especial e fabulosa. Se você é casado ou planeja se casar, precisa estar ciente que o objetivo do casamento é mais do que companheirismo, deve estar disposto a manter este compromisso que faz de você e se seu cônjuge um só.

Não esconda sua fé dos seus familiares, nossas famílias são campos férteis para o plantio das sementes das Boas Novas. Deixe que seus pais, filhos, cônjuge, irmãos e irmãs saibam de sua fé em Jesus, e certifique-se de que eles vejam o amor, o auxílio e a alegria de Cristo em sua vida.

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, páginas 8, 16, 1344, 1712, edição 2004, Rio de Janeiro (CPAD). 
Bíblia da Família - Estudos de Jayme e Judith Kemp, página 5, edição 2007, Barueri - SP (Sociedade Bíblica do Brasil).

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.