Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Oscar 2016, escândalo de racismo e os efeitos visuais

Em Hollywood, não se faz mais filmes de ação sem o uso do After Effects e do Chroma key. O primeiro, é uma ferramenta da Adobe, considerada padrão, tantos aos iniciantes e aos profissionais do ramos de animações tridimensionais e às aplicações de efeitos cinematográficos; e, Chroma key é a técnica de sobreposição de imagens, que consiste em trocar o fundo da filmagem para separar personagens ou objetos de interesse, para assim combiná-los com outra imagem de fundo ou cenário virtual.

O resultado das técnicas podem ser visto em quase todas as cenas de A Falha de San Andreas (San Andreas, filme distribuído pela Warner Bros, estrelado por Dwayne Johnson e Carla Gugino, produção de 2015. Para fazer parecer real os desastres causados por um terremoto que devasta a Califórnia, o diretor Brad Peyton usou e abusou da técnica. Veja um trecho do filme com o ator Paul Giamatti.

After Effects Chroma key Paul Giamatti Terremoto A Falha de San Andreas Brad Peyton Warner Bros
Paul Giamatti
 (San Andreas - produção de 2013)
Creio que o pessoal lá de Hollywood, se fosse possível, usaria sem culpa alguma este tipo de efeito visual na vida real, com o objetivo de esconder escândalos recentes de racismo. A classe de artistas, com poder de voto aos concorrentes ao prêmio Oscar, é acusada de beneficiar pessoas brancas e excluir os artistas negros das indicações aos prêmios.

Em 2016, o Brasil tem um indicado ao prêmio de Melhor Animação do Ano. É o filme O Menino e o Mundo (do diretor Alê Garcia, com as vozes de Emicida, Vinícios e Melissa Garcia, Nana Vasconcelos e Alê Abreu), que tem uso da técnica After Effects. Estamos na torcida, espero que ganhe a estatueta.

A transmissão deste ano, deverá ser realizada na íntegra e ao vivo pelo canal TNT, inclusive mostrando a chegada de atores e artistas no tapete vermelho. E outra vez, será exibida parcialmente pela Rede Globo.

E.A.G.

4 comentários:

Luciana Quedevez "Para a glória de Deus" disse...

Também estou na torcida, mas é uma pena que temos que lidar com o racismo em qualquer lugar.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Luciana.

Para mim, o racismo tirou um pouco do glamour da festa.


E.A.G.

Luciana Quedevez "Para a glória de Deus" disse...

Verdade! E temos Artistas negros maravilhosos!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Luciana, este ano estou distante dos filmes, não estou informado, não sei muito bem quem foram os indicados e nem quem concorre aos prêmios.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.