Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sábado, 14 de junho de 2014

Aba Pai

Alguns cristãos ao orar, sentem-se constrangidos pela linguagem corporal da oração. Devemos nos ajoelhar? Fechar os olhos? Usar uma abordagem formal ou casual? Qual o estilo apropriado de oração? A própria Bíblia inclui uma grande variedade de estilos. Pedro ajoelhava-se. Jeremias ficava em pé. Neemias sentava-se. Abraão prostrava-se em terra e Elias colocava o rosto entre os joelhos. Maria orava em forma de poesia e Paulo inseria cantos em suas orações.

O exemplo de Cristo

Jesus sabia que estava próximo da morte física. A morte não o horrorizada, talvez o motivo e o modo o incomodassem - morrer como um bandido, uma pessoa rejeitada por todos (Isaías 53; Romanos 8.15;  Gálatas 4.6). Então, depois de Jesus curar os incuráveis, perdoar os imperdoáveis, angustiado, curva-se no chão do jardim do Getsemâni e fala com Deus.

"E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres" - Marcos 14.36.

O texto original de Marcos 14.36 traz a palavra aramaica Abba e a palavra grega Páter. "Ambas significam "pai". Os vocábulos são encontrados três vezes no Novo Testamento um ao lado  do outro. Além do texto supracitado, está em Romanos 8.15, quando Paulo faz menção para nos dizer que o Espírito nos torna filhos de Deus e nos enche de fervor para nos dirigirmos a Deus chamando-o como Abba Pai; e, em Gálatas 4.6, o apóstolo afirma que o Espírito de Cristo exclama Abba Pai no coração dos cristãos.

Para compreender o termo "pai" na Bíblia, devemos estar dispostos a explorar a cultura hebraica, diferente da nossa. "Abba", palavra aramaica, o idioma original de Jesus, era usada no círculo mais íntimo dos judeus, era a expressão carinhosa como as famílias judias na Palestina, na época de Cristo, se referiam a pessoa do pai, especialmente pronunciada pelas crianças pequenas quando queriam dizer "papai", ou, "meu querido pai". A expressão revela relacionamento respeitoso, amigo, fraterno, laço afetuoso de pai para filho e de filho para pai. 

Cristo usou o termo "abba" em suas orações e ensinou os seus discípulos a considerarem o Deus Altíssimo e Todo Poderoso como "nosso pai querido" ou "papai" numa clara alusão à  forma amorosa e sincera como Deus convive com seus filhos. Ao empregar o termo Abba Pai, Jesus surpreendeu os seus ouvintes. Os judeus daqueles dias jamais sonhariam em empregá-la em referência a Deus, visto que a religiosidade que praticavam os afastava de presença do Senhor, não se sentiam bem ao empregar uma forma de tratamento tão pessoal.

Durante a maior parte da história e na maioria das culturas do mundo, os pais têm sido a figura principal nas famílias. Nas sociedades patriarcais da Antiguidade, a figura do pai é dotada de duas características particulares. Por um lado, as regras de pai como chefe da família e da pessoa a quem mais o respeito é devido, tendo a autoridade absoluta sobre a sua família. E do outro lado, tem a responsabilidade de proteger, apoiar e ajudar os outros membros. Ambas estas características estão presentes quando uma divindade é descrita ou tratada como pai.

Percebe-se que,  ao declarar este tipo de relacionamento tão próximo com o Pai celeste,  Jesus jamais duvidou que Deus o amasse, mesmo experimentando extrema aflição.

A oração persistente e alerta é o único meio de vencer as tentações (1 Pedro 5.8). A oração mede com precisão a temperatura de nosso relacionamento com Senhor. Ele ouve, se interessa por quem se aproxima dEle orando com fé. A oração é o momento em que o espírito humano se entrelaça com o Espírito do Pai Eterno.

Bíblia de Estudo Vida, página 1571, edição 1998, São Paulo (Editora Vida). 
Bíblia Sagrada King James - edição de estudo 400 anos; segunda edição julho 2013; páginas 1455, 1691, 1775; São Paulo (Sociedade Bíblica Íbero-Americana; Abba Press).
Oração - Ela faz alguma diferença?, Phillip Yancey, paginas 238, 239,  São Paulo (Editora Vida)

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.