Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Cristão santo e perfeito existe?


É interessante abordar a solicitação de santidade e perfeição nas páginas das Escrituras. Apresentar a perspectiva etimológica dos termos "santo" e "perfeito", nos idiomas hebraico e grego, os originais usados na Bíblia Sagrada, nos faz entender o que Deus quer de cada um de nós. 

"Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo" - 1 Pedro 1.16. 

"Santo" é separado. Deus espera que estejamos separados do pecado. Santidade é separação, mas não necessariamente a separação física, viver enclausurado. Tem muita gente pecando exatamente no momento de isolação, quando estão isolados cometem pecados ocultos, usam o momento de separação física para pecar livres da censura do próximo. 

"Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus" - Mateus 5.48. 

"Perfeito", conota estar completo, ser uma pessoa madura. Deus deseja de cada cristão o crescimento espiritual. É preciso viver em processo contínuo de amadurecimento espiritual.

As passagens de 1 Pedro 1.16 e Mateus 5.48 estão em paralelismo: buscar a santidade é sinal de amadurecimento. As duas referências bíblicas descartam aquelas pessoas que vivem a vida em pecado continuado, desaprovam grupos de pecadores impenitentes. Por exemplo, desaprovam as pessoas que sabem que é pecado mentir mas mesmo assim faltam com a verdade e estão dispostas a usar a mentira diariamente em suas vidas.

"Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós" - 1 João 1.6-10.

Enfim, santidade não é selo de perfeição, ser santo não significa ser melhor do que o próximo,  é ter sinceridade e humildade perante o Senhor, não ter prazer em pecar e sempre confessar os pecados e esforçar-se para não repetir a ação errada. 

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.