Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CPAD - EDB 2012 - 4º trimestre- Os Doze Profetas Menores

No quarto trimestre de 2012, a Casa Publicadora das Assembleias de Deus disponibiliza estudos bíblicos sobre Os Doze Profetas Menores, com comentários de Ezequias Soares, graduado em línguas orientais e profundo conhecedor do hebraico; biblista do pentecostalismo brasileiro e autor de diversos livros; Mestre de Ciências das Religiões e membro da Comissão de Apologética da CPAD; líder da Assembleia de Deus em Jundiaí - SP.

O blog Belverede pretende publicar 13 artigos acompanhando as 13 matérias de Lições Bíblicas - Os Doze Profetas Menores, e assim colaborar com alunos e professores que fazem uso da revista em apreço.

Os Doze Profetas, ou Profetas Menores, ou ainda Livro do Doze é como se costuma chamar os últimos doze livros da coleção de livros da Tanack – texto massorético: a lista dos livros que compõem a Bíblia Hebraica. O nome também é referência aos doze escritores desses livros.

O termo "menor" não é referência ao grau de importância, mas apenas ao tamanho. O Livro  de Obadias, o mais longo deles, tem apenas quatorze capítulos. Essas pequenas obras literárias são preciosíssimas, pois são composições realizadas sob inspiração do Espírito Santo.

As obras e seus escritores são comumente estudadas juntas. A disposição da ordem desses livros na Bíblia hebraica e na Bíblia cristã – que segue a Septuaginta - difere um pouco. Amós, Miquéias, Joel, Obadias e Jonas estão colocados em posições diferentes.

Nota-se que por trás de cada livro existe um núcleo original da tradição profética, que pode ser atribuído à figura após a qual recebeu o nome. A exceção é o Livro de Jonas, um trabalho anônimo.

Em geral, cada livro inclui três tipos de material:

• Material autobiográfico na primeira pessoa, alguns dos quais podem voltar para o profeta em questão;
• Materiais biográficos sobre o profeta na terceira pessoa - que demonstra que a coleta e edição dos livros foram completados por outras pessoas que não os próprios profetas;
• Discursos dos profetas, geralmente em forma poética e outros estilos, como provérbios, gestos simbólicos, hinos, oração, narrativa de visão, descrição de julgamentos divinos contra as nações.

As linhas-mestras das mensagens dos livros:

1 - Juízos contra Israel: Oséias; Amós; Miquéias; e Joel;
2 - Juízos contra as nações: Obadias; Jonas; Naum;
3 - Salvação de Israel: Habacuque; Sofonias; Ageu, Zacarias, Malaquias.

E.A.G.


2 comentários:

Pra. Kelly Cristina Cardoso disse...

Temos muito a aprender com os profetas menores!
Que a sede pelo conhecer e pelo crescimento espiritual venha inundar os corações dos cristãos a cada dia!!!

alexandre tavares disse...

a paz do senhor jesus,amados(as) fiquei maravilhado em encontrar esse bloq,uma exelente iniciativa que o senhor possa continuar iluminando sua brilhante ideia,aqui desde españa e maravilhoso tener ese material,pois normalmente tenemos solamente as revistas que foram traduzidas para o español e nao sao atuais,sou professr de escola biblica,e seguirei orando ao senhor para que surja mais iniciativas como essa,para inrrequicimento de noso conhecimento biblico e para op crescimento da igreja do senhor que tanta nescessita nesses ultimos dias,o propio senhor disse:O MEU POVO PERESSE POR FALTA DE CONHECIMENTO,querido irmao elizeu DEUS TE BENDIGA EN TUDO QUE HAGA E QUE EL SEA O TU UNICO OBJETIVO,Y QUE TUS MANOS SIGA SIENDO ESA BENDICION QUE YA ES,UN SALUD EN CRISTO JESUS NUESTRA ESPERANZA.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.