Select the language

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Neemias e o Vale de Ono

"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros." - 2 Timóteo 2.1-2.

Reflexão bíblica sobre a necessidade de cristãos diferenciarem elogio e lisonja.

Líderes e liderados precisam ter graça e discernimento para que possam resistir da forma correta aos ataques, às investidas malígnas. E também ter a capacidade de receber críticas justas, proferidas por servos de Deus (1º Crônicas 17.2; 2º Samuel 12.7-9; Salmo 141.5).

Quem se propõe a fazer a vontade do Senhor sempre encontra opositores. Foi assim com Neemias. Apesar dele possuir autorização do rei Artaxerxes para reconstruir os muros de Jerusalém, sofreu todos os tipos de ataques tentando impedí-lo de fazer a reconstrução. Ataques declarados e sutís, vindos de gente que era aparentemente amiga e de quem claramente era inimiga. Em determinados momentos palavras duras, e em outros palavras disfarçadamente gentís.

"Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesem, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal. E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?" - Neemias 6.1-3.

Quando os inimigos de Israel viram que os muros de Jerusalém estavam erguidos, reuniram-se para aumentar o poder de oposição contra o povo de Deus. Tramaram novo plano contra a vida de Neemias, o líder da obra, analisando que sem liderança o trabalho não seria concluído. A tática era deixar de afrontar o povo de Deus de maneira aberta. Os inimigos se colocaram em posição aparentemente humilde, como se tivessem abandonado a inimizade e não mais quisessem impedir a finalização dos portões na muralha, que já estava concluída.

Gesém, o árabe, é mencionado no livro de Neemias, 2.19 e 6.1-2, como grande opositor do projeto de reconstrução dos muros de Jerusalém. Duas peças, achados arqueológicos, o apontam como alguém que era muito influente na Arábia. O primeiro, é um memorial datado como “nos dias de Gesém (Jasm), filho de Shahru’” , e o segundo é uma taça de prata contendo inscrição dedicatória em aramaico, com os seguintes dizeres: “O que Qayany, filho de Gesém, rei de Quedar trouxe a Han Ilate”. Esse segundo dizer, de autoria de seu sucessor, o apresenta como chefe principal das tribos e dos negociantes do deserto de Quedar, do norte da Arábia. A História mostra que os árabes possuíram relações comerciais com os reis persas a partir de 525 a.C., quando invadiram o Egito. Essas informações trazem luz à queixa de Gesém encontrada em Neemias 6.6. Ele teria seu campo comercial diminuído com a reconstrução dos muros.

O nome Tobias, em hebraico significa "Jeová é bom". Possivelmente seja a mesma pessoa descrita em Esdras 4.7, pois Tabeel é a forma aramaica para escrever "Jeová é bom". Ele era governador de Samaria, embora no capítulo 2, verso 10 do livro de Neemias, lemos "o servo amonita". Acredita-se que ele tenha sido um escravo liberto que obteve grande ascenção social em Amom. Fez aliança com Sambalate com a intenção de evitar que os muros de Jerusalém fossem levantados. Certamente porque perderia controle político e privilégios na região.

Sambalate é um nome de origem babilônica, significa "o deus lua deu vida". Ele é identificado como de origem horonita, talvez porque tenha vivido em Bete-Horon, proximidades de Jerusalém. Ele já era uma personalidade importante no mundo político de Samaria quando Neemias empreendeu a reconstrução dos muros. Sua tendêcia à política era grande, pois  levantou calúnias inteligentes, como a mentira de rebelião de Neemias contra o rei Artaxerxes, tentando colocar todo o poderio do monarca contra o servo de Deus. Os papiros de Elefantina informam que ele exerceu posto de governador de Samaria em 445 a.C, e que teve dois filhos com nomes hebreus, Selamias e Delaías. Tais nome podem ter sido dados devido sua convivência muito íntima com os judeus, ter se casado com uma  hebréia, pois foi até genro de familiares de sacerdote (Neemias 2.19; 13.28).

Tobias e Sambalate se esforçam ao máximo para prejudicar Neemias, até contrataram Semaías, para convidá-lo a uma conversa fora de hora dentro do templo, portanto com intenções suspeitas (Neemias 6.10).

Segundo J.I. Parker, no livro Neemias - Paixão pela fidelidade, Sambalate e Gesém fizeram um convite cortês, para que Neemias pensasse que o objetivo da conferência de alto escalão fosse declarar paz entre eles e assim comparecesse  ao encontro. Parecia uma reunião de ato político, uma concessão de perdedores que reconheciam a parte convidada como vitoriosa, o reconhecimento oficial de Neemias como governador de Jerusalém.

O local do encontro era terreno neutro, ficava na metade do caminho entre Jerusalém e Samaria, o Vale de Ono, aldeia construída por Semede, descendente de Benjamim, depois perdida e recuperada pelos benjamitas após o exílio (1º Crônicas 8.12; Neemias 11.33-35).

Packer comenta mais sobre esse episódio: "Lisonja e vantagem imaginária tem sido sempre uma potente combinação para virar a cabeça de pessoas. A cabeça de Neemias, porém, como demonstra a réplica, não foi virada."

Neemias era prudente e perpicaz, percebeu a estragégia ardilosa de seus oponentes, não caiu na cilada. Caso tivesse aceitado o convite, todos os seus liderados também abandonariam seus postos, pois saberiam que ele teria cedido aos desejos dos inimigos.

O posto de liderança é um posto de visibilidade. Crianças, jovens, gente madura, pessoas não convertidas e neófitas na fé observam os líderes. A credibilidade precisa ser cuidada. Quando alguém que está na frente da obra deixa seu posto para entrar em conferência com ímpios, o provável desastre é iminente, porque a imagem torna-se maculada, e é preciso abster-se até da aparência do mal ao assumir o ministério cristão (1ª Tessalonicenses 5.22).

O projeto de Neemias era terminar a obra. Cercar a cidade onde Deus poderia ser adorado dentro do templo. Façamos isso também, cuidemos para que os inimigos de nossas almas não nos distraiam, com aspereza ou palavras brandas, quanto ao dever de adorar ao Senhor.

E.A.G.

Consultas: Dicionário Bíblico Universal de Buckland (Editora Vida); O Novo Dicionário da Bíblia (Edições Vida Nova); Revista Ensinador Cristão - ano 12; nº 48; página 5 (CPAD), Lições Bíblicas / professor - 4 º trimestre de 2011 - lição 5: A Conspiração dos inimigos contra Neemias, páginas 33-40 (CPAD).

Um comentário:

Guiomar Barba disse...

Elizeu, eu sou fã de Neemias, gosto muito do livro de Neemias, de como ele administrava e das suas estratégias.

Lendo a história de Neemias, percebemos o quanto é fundamental que o líder tenha discernimento quanto as vozes que lhe chegam. O quanto é fundamental que ele esteja na inteira dependência de Deus, de ouvir a voz do Espírito Santo.
Neemias é um grande líder a ser imitado em muitos aspectos.

Parabéns. Abraço.

Siga atualizações públicas na rede social

As 5 postagens mais acessadas na semana

As 5 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Arquivo de postagens

Assuntos abordados / marcadores

.Artigo e Comentário .Vida Cristã .Artigos deste blog .Comportamento .Atualidade .cosmovisão .Televisão .Blogosfera Evangélica .Líderes e liderados .Política .Vídeo .Devocional .CPAD .Pais e Filhos .Louvores .Lições Bíblicas .Família .Fé .Fruto do Espírito X Carne .Dinheiro .Apologia Bíblica .CGADB .Casamento .Silas Malafaia Pr .Mulher .Música .Crente Politizado .charge .Você sabia? .Etimologia Bíblica .Profetas .Introspecção .Livros e Leitores .Dupla Cidadania .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Conceitos e Preconceitos .Prosperidade .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Hermenêutica .Bom humor .Dica de Blogueiro .Cinema .Esporte .Jovens .Questões (des)complicadas .Saúde .Marco Feliciano Pr .neopentecostais .Aborto .Samuel Câmara-Pr .Salmos .Sociedade Bíblica no Brasil .Drops .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Verdades e Mentiras .Ana Paula Valadão Bessa .UBE .redes sociais .RR Soares .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Natal .Teologia .[Fotos Belverede] .Ecologia .Daladier Lima .Pérolas .Diante de Trono .Aline Barros .Gif .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Provérbios de Salomão .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Comunicado .pentecostalismo .Postagem Factual óbito .Motivacional .Billy Graham .Fanatismo .Bíblia de Estudo .Editora Vida .Personagens da Bíblia .gravura .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Belverede .Internet .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Escatologia Bíblica .Guerra e Paz .Lília Paz .Missões .Geremias do Couto-Pr .Jeremias .João Cruzue .Priscila B Gomes .Julio Severo .Altair Germano - Pr .André Valadão .Facebook .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Nova Versão Internacional .Patmos Music .Quem sou eu? .Soteriologia .animal doméstico .Arqueologia Bíblica .Fotos - Templos Evangélicos .Poema e Poesia .Carta de Tiago .Editora Central Gospel .fotos & frases .Banda Voz da Verdade .Editora Vida Nova .Ezequias Soares-Pr. .Geografia Bíblica .Homilética .Thalles Roberto .Cassiane .Namoro .Prêmio .Jabes de Alencar - Pr. .Magno Malta .Nani Azevedo .Pesquisa .Páscoa .Sammis Reachers Carta de Paulo aos Filipenses .Botânica .Charles Darwin .Editora Mundo Cristão .Livros da Bíblia .Shirley Carvalhaes .A Bíblia Viva .CONAMAD .Dia dos Pais .Gutierres Siqueira .Lydia Moisés .Martinho Lutero .Wilma Rejane .crônica Randy Glasbergen .Angeologia .Cartas do Apocalípse .Dia das Crianças .Dia das Mães .Eyshila .Fernanda Brum .Fotos .Marisa Lobo .Primavera .YouTube .animal selvagem .Antigo Testamento .Carnaval .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Islamismo .Paulo César Baruk .Raquel Sheherazade EBD / sumário .Edições Vida Nova .Esdras Costa Bentho-Pr .Insetos .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Soraya Moraes .Timidez e Ousadia .Twitter .Valdomiro Santiago - Apóstolo .Verão .Walter Brunelli - Pr. .pássaros na Bíblia Charles Haddon Spurgeon X Yosef Nadarkhani criacionismo versus darwinismo .Abba Press .Barack Obama .Bruna Karla .Cristina Mel .Gediel Mendes .Harpa Cristã .Jayme Kemp - Missionário .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Max Lucado .Michael W. Smith .Slide .grafite . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Abraão de Almeida-Pr. .Adhemar Campos .Antonio Gilberto - Pr .August Rodin .Elaine de Jesus .Hillsong .John Piper .Josué Gonçalves - Pr. .João Ferreira de Almeida .Morris Cerullo .Nova Bíblia Viva .Rose Nascimento .Virada de Ano .orai por Israel .óbito .Albert Einstein .Apocalípse 16 .Bete Gomes .CPAD Music .Canon .Carla Ribas .Central Gospel Music .Danielle Cristina .David Quinlan .Editora Hagnos .Flamir Ambrosio .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Gênesis .Hernades Dias Lopes .Inverno .João Alexandre .MK Music .Marcelo Santos .Montes da Bíblia .Nito [Rubens Eduardo] .Outono .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .A Mensagem .Alan Kardec .Alda Célia .Andrea Fontes .Anita Malfatti .CIMEB .Dia Internacional das Mulheres .Dia da Mentira .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora United Press .Edna Goetten .Fecomex .Feliciano Amaral .Gunnar Vingren .Gutemberg - Johannes .Instagram .Jairo Elin Gollmann-Ev .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Livro de Daniel .Lourival de Almeida - Pr .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quarteto Harmonia Celeste .Quatro por Um .Raquel Melo .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Russel P. Shedd .Sermão do Monte .Sonia Hernades - bispa .Talita Pagliarin .Victorino Silva .teatro Graça Music Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . . A. W. Tozer .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Adolf Hitler .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .BLOG .Banda Catedral .Bezerra da Silva .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta de Paulo aos Colossenses .Charles C. Ryrie .Cintia Kaneshigue .Cristiano Santana .Daniel Berg .Danny Berrios .Dany Grace .Deigma Marques .Dia da Bíblia .Dia dos Namorados .Discopraise .Editora Atos .Editora Betânia .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Enéas Tognini - Pr. .Estevan Hernandes - Apóstolo .ExpoCristã. .Fernandinho .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Grupo Elo .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .John Wesley .Jonas .Josias Botelho .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Livro de Deuteronômio .Livro de Josué .Livro de Juízes .Livro de Números .Livro de Rute .Livro de Êxodo .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Neemias .Paul Wilbur .Pedofilia .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rob Bell .Ron Kenoly .Saudade .Sociedade Bíblica Internacional .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .gravura .Família .áudio

Vídeos - Louvores

Vídeos - Mensagens

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

Algumas imagens encontradas aqui o Direito Autoral não pertence ao Editor do blog. Esta ocorrência se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.