Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O MINISTÉRIO PROFÉTICO NO NOVO TESTAMENTO - QUAL É E QUAL NÃO É A MISSÃO DOS PROFETAS DO SÉCULO 21

Ao morrer na cruz sem pecar, Jesus Cristo cumpriu a lei e nos concedeu a graça de Deus. Quando subiu, Ele deu dons aos homens, incluso o dom de profetas (Romanos 6.14; Efésios 4.7).

Para que serve a profecia?

O exercício do dom profético serve de sinal aos crentes (1ª Coríntios 14.22).
.
A Palavra de Deus incentiva aos membros da Igreja a desejar profetizar e alerta aos líderes não impedir que as profecias sejam proferidas (1ª Coríntios 14.1,4,5,12,19,31, 39).

.
O profeta da Verdade

O verdadeiro profeta exerce seu ministério reconhecendo a Jesus Cristo como único fundamento, único Senhor e Salvador, como foi revelado no primeiro século e está registrado nos Evangelhos.
.
No Dicionário Vine, o termo "fundamento" (fundada: themelios, themelion ) é apresentado como um adjetivo, relacionado com tithemi (colocar).

O apóstolo Paulo é contudente sobre a fundação da Igreja. Nenhum pregador cristão - seja ele um pastor, evangelista ou profeta ou outro servo de Deus - pode lançar outras bases além da que já existe. Nenhum outro fundamento pode ser estabelecido ao pregar o Evangelho (Romanos 15:20-21; 1ª Coríntios  3.11; Efésios 2.19-22).

Nos dias de hoje, a missão dos profetas, como também dos pastores, evangelistas e mestres, é amadurecer os santos, preparando-os para as obras do serviço cristão.

O profeta verdadeiro é alguém que recebe capacidade, segundo as Escrituras Sagradas, de entregar aos cristãos mensagens de exortação, consolo e revelação (1ª Coríntios 14.3, 30). O propósito da função de profeta é incentivar e instruir os cristãos na caminhada cristã,  fazer isso através de conselhos com bases bíblicas, instando-os ao arrependimento, apontando o caminho da justiça e da vivência com o poder de Deus. A tarefa profética objetiva à edificação através do ensino bíblico (Mateus 4.34; 9.35; Efésios 4:29; 1ª Tessalonicenses 5.11,19-21; 1ª Coríntios 14.3-4, 31).


O profeta verdadeiro não incita divisões

Ele esforça-se o máximo possível para manter a unidade da fé que vem com o conhecimento do Filho de Deus, conscientizando a todos que a Igreja é o Corpo de Cristo, um organismo espiritual indivisível.

O Evangelho, que nos apresenta o Filho de Deus, nos orienta a viver a unidade no Corpo de Cristo. A união dos cristãos, originadas da fé, é baseada no profundo conhecimento do Senhor. Esse conhecimento flue, naturalmente, da verdade das Escrituras Sagradas aos que abrem o coração para recebê-la.

O profeta do pai da mentira

É preciso fazer uso do discernimento espiritual para separar o profeta falso do verdadeiro, é preciso todo cuidado para não fazer confusão.

Em nossa geração, Deus não tem o propósito de preparar e usar um servo para ser um "super-crente" com a missão de estabelecer um "novo fundamento" no cristianismo, algo que suplante a revelação dos apóstolos e profetas da Igreja Primitiva. Os profetas de hoje em dia têm como parâmetro pregar a Palavra de Deus, do Gênesis ao Apocalípse, sem distorcer,  diminuir ou aumentar seu conteúdo.

Não existem novas revelações da parte de Deus a serem anexadas às Escrituras Sagradas. Não existem "novas informações” a serem consideradas no mesmo peso da autoridade do Evangelho, nada e nem ninguém pode substituir as revelações de Jesus e dos apóstolos contidas no Novo Testamento. 

Portanto, o profeta que trouxer novidades além das Boas Novas reveladas por Cristo e pelos apóstolos é uma pessoa anátema, sua mensagem deve ser refutada  pelos cristãos.

Conclusão

A mensagem profética não se condiciona aos concílios ecumênicos, não se submete às convenções e interesses humanos. E o porta-voz dessa mensagem é uma pessoa sem medo de transmiti-la. Nenhum dispositivo da terra cala a boca de um verdadeiro profeta, nada o impede de falar a verdade, ele é capaz de dar sua própria vida para comunicar a mensagem do Senhor.

Caro leitor, com esse entendimento retido, e lendo e meditando na Palavra, você será capaz de reconhecer os falsos profetas, as falsas profecias e os falsos ensinos, que o Espírito Santo, por meio das Escrituras Sagradas, diz que estarão presentes na Igreja nos últimos dias.

E.A.G.
_________

Artigo liberado para cópias, desde que sejam citados o link (HTML) do blog Belverede  e o nome do autor. (Eliseu Antonio Gomes - http://belverede.blogspot.com).

O presente artigo é publicado com o objetivo de servir de subsídio à revista Lição Bíblica - O Ministério Profético na Bíblia; lição 10 – O ministério profético no Novo Testamento ; comentários do Pr. Esequias Soares (CPAD).

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.