Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O MINISTÉRIO PROFÉTICO NA BÍBLIA - NUDEZ - A INUSITADA PROFECIA TRANSMITIDA POR ATO SIMBÓLICO NO MINISTÉRIOS DE ISAÍAS

As formas de comunicação entre Deus e os profetas era o diálogo ou mensagem direta, ou visão e sonho. A comunicação entre os profetas e o povo era a mensagem oral direta, figuras, símbolos proféticos, encenação.

No livro de Isaías (20.1-4) lemos que Deus ordenou ao profeta viver um dramático e longo gesto profético por meio simbólico. Ele deveria andar por três anos nu e descalço, como um sinal e aviso de alerta do que viria a acontecer com o povo egípcio.

A atitude do profeta era um protesto contra o tratado político que se anunciava entre Judá com o Egito e Etiópia. A ilustração apontava à insensatez do rei de Judá, Ezequias, pensando em depender do Egito, porquanto o Egito, como qualquer outra nação, era vulnerável. O monarca não deveria confiar na amizade e poder das nações estrangeiras, apenas na proteção do Senhor.

A experiência humilhante de Isaías ilustrava a imagem dos horrores de guerra, remetia aos prisioneiros das batalhas e posteriores escravos, o que viria a acontecer aos egípcios e etíopes. Tal ato surtiu efeito positivo, pois fez com que o rei Ezequias refletisse e desistisse de entrar no conflito.

O perfil de Isaías era de uma pessoa educada e cortês. Ele tinha acesso aos corredores do poder. Sua reputação deve ter feito com que seu gesto profético fosse ainda mais chocante.

Embora a ordem de Deus para que o profeta caminhasse nu durante três anos venha a impactar e causar polêmica, seja vergonhosa e ilógica, tinha alta relevância ao ministério de Isaías. No trecho bíblico, Deus chama-o pelo tratamento “meu servo”, título sempre empregado de maneira especial. Esta expressão se refere a uma posição de confiança e honra. Moisés era amigo e servo de Deus (Êxodo 14.31; Números 12.7-8). Também estão inclusos na lista de servos Abraão, Jacó, Josué, Davi (Salmo 105.42; Ezequiel 28.25; Josué 24.29; 37.35; 2º Samuel 3.18; Salmo 132.10).

Sobre o episódio, descobertas arqueológicas de 714 à 711 a. C. chegaram às inscrições assírias, em Asdode, cidade filistéia. O registro histórico menciona nominalmente Sargão II, o rei assírio, e informa que o Egito aliado com alguns povos da Palestina e outras nações se revoltaram contra a dominação assíria. Asdode, centro da rebelião, foi derrotada sem que o Egito fosse socorrê-la. Acredita-se que foi neste cenário que Isaías “encenou” sua mensagem profética.

Alguns biblistas afirmam que a nudez do profeta deveria ser parcial.

E.A.G.
__________

Compilações de: A Bíblia Anotada Expandida Charles C. Ryrie – 1ª impressão, 2007 (Editora Mundo Cristão); Bíblia Devocional de Estudo – 1ª edição, 1997 (Fecomex); Bíblia de Estudo N.V.I. - (1ª edição, 2003 - Editora Vida); Bíblia de Estudo NTLH (impressão de 2005 - SBB); Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (impressão de 2004 – CPAD); Bíblia de Estudo Almeida - edição 2006 - SBB); Bíblia de Estudo de Genebra (Editora Cultura Cristã / SBB - edição 1999); Bíblia de Aplicação Pessoal (edição 2004 - CPAD).

Texto redigido objetivando colaborar com as classes de escolas dominicais que usam a revista O Ministério Profético na Bíblia - comentarista Esequias Soares, à lição 2 - A natureza da atividade profética.

O artigo está liberado para cópias, desde citado autor e o link (HTML) do blog Belverede sejam citados.

Nenhum comentário: