Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 29 de julho de 2010

As características dos anjos - o estado incorpóreo dos seres angelicais

É compreensível haver interesse em saber sobre os anjos, perguntar que tipo de criaturas são eles, pois a Palavra de Deus nos informa que eles são seres que nos rodeiam e foram formados pelo Senhor de maneira diferente da raça humana.


Através do estudo bíblico, é possível encontrar respostas sobre as características deles, e até encontrar razões que nos motivem a manter firme nossa fé em Jesus Cristo.

As Escrituras esclarecem que Deus é o Criador do que é visível e também do que é invisível: “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele” - Colossenses 1.16.

Em Hebreus 1.14, encontramos a revelação que os anjos são seres espirituais, enviados para servir aos que hão de herdar a salvação. Ou seja, eles não são composto de matéria, não têm corpo visível aos olhos humanos, e não ocupam espaço material.

Mas, embora os anjos sejam invisíveis e sem matéria, temos relatos bíblicos de episódios em que eles agiram no espaço físico, sendo visualizados pelos seres humanos. Eles puxaram Ló e sua família para fora de Sodoma (Gênesis 19.10,16); na manhã da Páscoa um anjo rolou a pedra que barrava a entrada do sepulcro onde o corpo de Jesus esteve por três dias (Mateus 28.2); um anjo entrou na prisão onde Pedro estava detido e o libertou das cadeias e abriu todas as portas que o mantinham preso (Atos 12.7).

Traços que caracterizam os anjos: são seres poderosos (Salmo 103.20; 2ª Tessalonicenses 1.7, 2ª Pedro 2.10-11); dóceis (Juizes 6.22-23; Lucas 1.30); santos (Mateus 25.31; Marcos 9.38; Lucas 9.26; Atos 10.22); inteligentes ( 2º Samuel 14.17,20); reverentes (Isaías 6.2); obedientes a Deus (Salmo 103.20-21; Mateus 6.20; 1ª Pedro 1.12); e, festivos (Jó 38.7; Lucas 2.13; 15.10).


Ao tocar no tema "caracteristica dos anjos", é importante dizer também o que eles não são.

• A descrição dos gnósticos sobre os anjos não está de acordo com as Escrituras Sagradas.

A cabala, a astrologia, a terapia holística, a numerologia, as ciências ocultas, a tarologia, quando falam sobre quem são e quais são as missões de seres angelicais deturpam todo o conteúdo bíblico sobre o assunto. Todos os cristãos, ao se envolverem com o tema angeologia, devem centrar pesquisa em fontes bíblicas.

Segundo a Bíblia, os anjos atuam de maneira diferente de todas as informações que são passadas pelo movimento Nova Era.


• Os anjos não são agentes intercessores entre Deus e os homens (João 14.13; Atos 4.12; 1ª Timóteo 2.5).

Ao orar, o cristão deve remeter sua súplica a Deus, em nome de Jesus Cristo. Jamais deveremos invocar ou recorrer aos anjos pedindo soluções. Eles são ministros de Deus e agem de acordo com as orientações e autoridade dEle.

Os anjos não devem ser adorados (Mateus 4.10).

Nas Escrituras Sagradas, todas as ocasiões em que encontramos relatos de relacionamentos entre anjos e seres humanos, eles sempre foram respeitados por representarem a Deus, jamais foram adorados.

E.A.G.
__________


Artigo criado com a intenção de servir como subsídio às classes bíblicas que fizerem uso da revista Lições da Palavra de Deus; ano 6, nº 26. Comentários de autoria do Pastor Walter Brunelli, com o tema Anjo, Mensageiros de Deus (Editora Central Gospel). Texto dirigido à lição nº 3: As características dos anjos.

O conteúdo está liberado para cópias, desde que citados o nome do autor e o link (HTML) do blog Belverede.

5 comentários:

Anônimo disse...

Paz do Senhor, seja convosco... Essa postagem foi muito importante para mim, pois sou professora da escola dominical e estava procurando algo que complementasse a lição(mensageiros de Deus, lição 3)... Sou grata por essas informações que vai ser de muita importância para minhas alunas...

Eliseu Antonio Gomes disse...

Professora.

A minha intenção é colocar neste blog subsídios para as 13 lições.

Que Deus te abençoe.

Abraço.

Coruja disse...

A paz do Senhor !
Alguns justificam a interceção de santos e anjos , com base em Jó 33:22.Já tem algum estudo sobre esse texto ?

Anônimo disse...

A paz do Senhor !
Alguns justificam a interceção de santos e anjos , com base em Jó 33:22.Já tem algum estudo sobre esse texto ?

Coruja disse...

A paz do Senhor!
Pessoas usam Jó 33:23, para
justificar a oração aos anjos.Qual o significado do texto ?